Gymnema Sylvestre: O que é, benefícios e como usar

O uso de plantas como alternativas aos remédios “tradicionais” é praticamente tão antigo quanto à história da civilização humana.

Juntando esse fato histórico ao atual contexto de busca por emagrecimento e corpo “perfeito” o uso de fitoterápicos que auxiliem nessa jornada têm se mostrado um realidade cada vez mais comum.

Neste post abordaremos um fitoterápico que promete diminuir a vontade de comer doce, emagrecer entre outros benefícios associados, a Gymnema sylvestre!

O que é a Gymnema Sylvestre

Há muito utilizada na Índia, a planta Gymnema sylvestre R. Br. (Asclepiadaceae) é uma videira que cresce na parte sul da China, incluindo as províncias de Guangdong, Guangxi e Fujian e é considerada uma planta medicinal.

G. sylvestre é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada na Ayurveda, com uso relatado como remédio para diabetes mellitus, problemas de estômago e diuréticos.

Plantas consideradas como medicinais são aquelas que possuem um perfil fitoquímico específico que exerce ações orgânicas, como antioxidantes, anti-inflamatórios, bloqueadores enzimáticos ou ainda mudando o curso da expressão gênica de algumas proteínas e sinalizadores.

Quando usadas no tratamento da obesidade, as plantas medicinais muitas vezes exercem todas essas ações e ainda podem modificar a ação de neurotransmissores, influenciando o comportamento alimentar.

Resumo

É uma planta medicinal, tradicionalmente utilizada na Índia, com propriedades adstringente, estomáquica, tônica e refrescante. Tem também ação estimulante sobre a produção de insulina e ação diurética, auxilia no tratamento da obesidade, por seu efeito redutor do sabor doce.

Benefícios da Gymnema Sylvestre

Os principais benefícios associados à suplementação da Gymnema sylvestre, são:

  • Diminuição da vontade de comer doces;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Melhora o perfil de lipídios no sangue (reduz colesterol);
  • Melhora o controle do açúcar no sangue (glicemia);
  • Estimula a liberação de insulina.

Agora vamos explicar o motivo desses benefícios e o que os estudos têm mostrado!

A principal alegação das propriedades terapêuticas da Gymnema sylvestre está relacionada ao “glucomarim”, que parece bloquear o estímulo ao sabor doce da glicose e da sacarose, ligando-se temporariamente aos receptores de sabor que ficam na nossa língua que sinalizam o sabor doce e amargo, inibindo o desejo de ingerir doces.

Um estudo realizado com 30 humanos com sobrepeso/obesidade (idade 21-50 anos), durante oito semanas, concluiu que os participantes que receberam o extrato de G. sylvestre apresentaram redução de peso, IMC, colesterol total e LDL, aumento nos níveis de HDL e serotonina, além de aumento nos níveis de leptina (hormônio relacionado à saciedade e perda de peso e que na obesidade/ sobrepeso encontra-se reduzido no sangue). Já o grupo que recebeu apenas placebo a redução do peso e IMC foram muito menores e as mudanças nos demais parâmetros citados foi praticamente insignificante.

Além disso, alguns estudos mostram que a suplementação com Gymnema sylvestre reduz a hemoglobina glicosilada, auxiliando no controle da glicemia.

Por exemplo, um experimento que investigou a eficácia do extrato das folhas da planta no controle da hiperglicemia em 22 indivíduos diabéticos tipo 2, que tomavam remédios para controlar a glicemia (chamados hipoglicemiantes orais), observou que durante a suplementação os pacientes apresentaram redução significativa da glicemia, hemoglobina glicosilada e outros parâmetros relacionados ao metabolismo de carboidratos e controle da glicose. Os resultados desse estudo sugerem que a atuação pancreática pode ser regenerada/reparada em pacientes diabéticos tipo 2 quando em suplementação com a planta em questão.

Vale ressaltar que outros estudos também encontraram o aparecimento de níveis elevados de insulina no soro de pacientes após o tratamento com Gymnema sylvestre. Estes resultados indicam que a G. sylvestre atua liberando ou estimulando a produção de insulina.

Resumo

Os principais benefícios associados à suplementação da Gymnema sylvestre, são:

  • Diminuição da vontade de comer doces;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Melhora o perfil de lipídios no sangue (reduz colesterol);
  • Melhora o controle do açúcar no sangue (glicemia);
  • Estimula a liberação de insulina.

Como usar, precauções e contra indicações

De maneira geral, a planta nas doses adequadamente indicadas é bem tolerada. Em doses altas, observou-se náusea e vômitos.

Porém, o uso desta planta medicinal está contraindicado em gestantes e lactantes devido à ausência de estudos que comprovem a segurança do produto. De igual modo, para a administração em crianças e idosos diabéticos recomenda-se consultar um médico.

Com relação à dosagem e modo de usar temos que:

Extrato Seco (75%): 50 a 100 mg, duas vezes ao dia, cerca de meia hora antes das principais refeições, podendo chegar a 400 mg ao dia. Pode ser associado a outras
plantas;
Extrato fluido: 2 a 10 mL ao dia;
Tintura: Spray 20%, borrifar duas vezes quando sentir vontade de comer doce;
TM: 10 a 20 mL ao dia.

Leia também: Benefícios da arnica para a saúde e como usar!

Referências:

  1. Manenti, A. V. Plantas medicinais no tratamento da obesidade. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau de Bacharel no Curso de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, 2010. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/127/1/Aline%20Vefago%20Manenti.pdf ;
  2. Kishore et al. Role of Gymnema sylvestre as Alternative Medicine. J Homeop Ayurv Med 2014, 3:4. Disponível em: ;
  3. Infinity Pharma. Disponível em: https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/g/gymnena-silvestre.pdf.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *