Jejum Prolon (Fast Mimicking): O que é, benefícios e contraindicações

Você certamente já ouviu algo sobre jejum intermitente (JI), certo?

Neste post abordaremos uma dieta similar ao JI, que promete perda de gordura, manutenção da massa magra, entre outros benefícios. Desenvolvida por um pesquisador da Universidade da Califórnia, a Fast Mimicking Diet (FMD) vem ganhando adeptos mundo a fora!

O que é o Jejum Prolon ou Fast Mimicking Diet (FMD)

Desenvolvida por uma equipe liderada pelo Dr. Valter Longo, da Universidade do Sul da Califórnia, a FDM passou por uma série de etapas de teste. A universidade estuda dietas projetadas para imitar os efeitos benéficos do jejum, minimizando os riscos e dificuldades associados à restrição alimentar completa.

Tais testes começaram a ser realizados em leveduras (seres unicelulares), passaram aos camundongos e depois ratos, que eram submetidos à protocolos experimentais que mimetizaram o jejum e depois tiveram uma série de parâmetros avaliados. Como os resultados desses ensaios foram positivos e mostraram possíveis benefícios e nenhum risco para a saúde humana, os testes foram então inciados em humanos, em meados de 2015.

Basicamente, essa dieta propõe uma exposição periódica à restrição alimentar que “imita” o jejum prolongado. Dessa maneira, a FMD preconiza que durante 5 dias do mês você mantenha uma dieta baseada em vegetais (também conhecida como plant based diet) que forneça entre 34% e 54% da ingestão calórica normal com pelo menos 9-10% de proteína, 34-47% de carboidratos e 44-56% de gorduras, o que mimetizaria um ciclo de jejum. No restante do mês você deverá retomar a dieta normal.

Resumo

A FMD preconiza que durante 5 dias do mês você mantenha uma dieta baseada em vegetais que forneça entre 34% e 54% da ingestão calórica normal com pelo menos 9-10% de proteína, 34-47% de carboidratos e 44-56% de gorduras, o que mimetizaria um ciclo de jejum. No restante do mês você deverá retomar a dieta normal.

Benefícios da FMD para o emagrecimento

De acordo com o site do pesquisador líder da equipe e fundador do instituto PROLON, Valter Longo, os principais benefícios da FMD, são:

  • REGENERAR E REJUVENESCER: melhora os processos naturais do corpo de limpeza celular e regeneração baseada em células-tronco, que naturalmente é acionada quando o corpo está em um estado de jejum prolongado (3 ou mais dias);
  • PERDA DE PESO RÁPIDA E SAUDÁVEL: de acordo com estudos realizados pela equipe, os participantes tiveram perda de peso rápida e saudável, mantendo a massa magra;
  • MELHORA DO PERFIL DE COLESTEROL: os estudos mostraram que os indivíduos submetidos a FMD apresentavam diminuição no colesterol LDL (o colesterol “ruim”) e no colesterol total;
  • MELHORA DOS MARCADORES INFLAMATÓRIOS: os estudos também demonstraram que os indivíduos submetidos a FMD apresentavam melhora nos níveis de proteína C reativa, um marcador que está associado a processos inflamatórios;
  • NUTRITIVO: fornece ao corpo uma combinação cientificamente desenvolvida de micro e macronutrientes, concebida para manter o corpo nutrido enquanto passa pelo processo de rejuvenescimento do estado de jejum;
  • MELHORA DE DESEMPENHO EM ATLETAS: ao contrário do jejum intermitente, a FMD funciona de maneira diferente dos outros jejuns, pois mesmo nos dias de restrição fornece nutrientes essenciais para manter os níveis de energia no corpo. Dessa maneira, os fundadores dessa dieta alegam que os atletas são capazes de manter mais massa corporal magra e, ao mesmo tempo, reduzir sua porcentagem de gordura corporal sem que o desempenho seja afetado de maneira significativa.

Resumo

Alguns dos benefícios da FMD relatados pelos pesquisadores envolvidos são:

  • Regeneração celular e rejuvenescimento de tecidos, evitando o envelhecimento precoce;
  • Perda de peso rápida e saudável;
  • Melhora no perfil do colesterol e de marcadores inflamatórios;
  • Nutritivo, uma vez que fornece ao corpo uma combinação de micro e macronutrientes, concebida para manter o corpo nutrido enquanto passa pelo processo de rejuvenescimento do estado de jejum;
  • Melhora de desempenho em atletas.

Diferenças em relação ao jejum convencional

A principal diferença entre o jejum convencional e a FMD é que durante o jejum você necessariamente deve se privar de ingerir alimentos, fica permitida apenas a ingestão de água, cafés e chás sem nenhum tipo de adoçante.

No jejum convencional você pode jejuar pelo tempo que quiser, embora o ideal seja você consultar um médico ou nutricionista, pois eles vão avaliar o seu caso e determinar a melhor abordagem. Existem alguns protocolos bem conhecidos de jejum convencional, mas de forma geral você passa horas seguidas sem se alimentar.

Em contrapartida, na FMD você não fica totalmente sem ingerir alimentos, você reduz a alimentação durante 5 dias do mês, período no qual você deve manter uma dieta baseada em vegetais (plant based diet) que forneça entre 34% e 54% da ingestão calórica normal.

Resumo

Jejum convencional: necessariamente há privação da ingestão de alimentos por períodos pré determinados (podem ser horas ou até dias), durante o jejum pode-se permitir a ingestão de água, cafés e chás sem nenhum tipo de adoçante.

Fasting Mimickin Diet: não há total privação da ingestão de alimentos, você reduz a alimentação durante 5 dias do mês, período no qual você deve manter uma dieta baseada em vegetais e que forneça entre 34% e 54% da ingestão calórica normal.

Recomendações e contraindicações

Primeiramente, vale lembrar que toda dieta restritiva pode levar a episódios de compulsão alimentar. Dessa forma, uma desvantagem de qualquer tipo de jejum e demais dietas restritivas é o transtorno alimentar que pode ser desenvolvido!

Além disso, embora muitas pessoas não experimentem efeitos colaterais significativos durante o período restritivo dos 5 dias, no segundo ou terceiro dia, alguns indivíduos relatam ter sintomas freqüentemente observados com outras dietas prolongadas em jejum ou cetogênicas, tais como:

  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Fraqueza.

Efeitos colaterais menos comuns podem incluir:

  • Confusão mental;
  • Alterações intestinais, incluindo constipação ou diarreia, e raramente náusea;
  • Febre;
  • Dor muscular;
  • Dificuldade para dormir.

A maioria desses sintomas é autolimitada e se resolve durante ou imediatamente após o término da dieta, no entanto, para alguns indivíduos eles podem durar até duas semanas.

De maneira geral, esse tipo de dieta fica contraindicada para mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças, adolescentes e idosos!

Resumo

Antes de iniciar qualquer protocolo dietético procure um profissional competente para que você seja  devidamente orientado. Dietas como a FMD podem trazer alguns sintomas associados ao jejum tais como: fadiga, dor de cabeça, tontura e fraqueza, os quais normalmente se “resolvem” sozinhos assim que a dieta normal é restabelecida.

De maneira geral, esse tipo de dieta fica contraindicada para mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças, adolescentes e idosos!

Referências:

  1. Longo, V. D. et al. A Periodic Diet that Mimics Fasting Promotes Multi-System Regeneration, Enhanced Cognitive Performance, and Healthspan. Cell Metab. Jul 7;22(1):86-99, 2015; Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4509734/;
  2. Longo, V. D. et al. Fasting-mimicking diet and markers/risk factors for aging, diabetes, cancer, and cardiovascular disease. Sci Transl Med. Feb 15;9(377), 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28202779;
  3. Prolon Website. Disponível em: https://prolonfmd.com/what-is-prolon/.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *