Kefir de água: o que é, como fazer, benefícios e receitas

Um alimento probiótico que tem ganhado cada vez mais espaço e popularidade em nosso país é o kefir, um cultivo de “grãos” que se multiplicam em meios líquidos produzindo uma bebida fermentada, com sabor diferente e único, que pode trazer muitas vantagens para o bom funcionamento do organismo, além de trazer variedade e novos sabores à dieta.

Alimentação atual no mundo

As mudanças negativas que vem acontecendo na alimentação global são caracterizadas pelo consumo excessivo de gorduras, especialmente as gorduras saturadas, elevado consumo de sal e açúcar e diminuição no consumo de fibras.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde esta nova tendência alimentar tem provocado um déficit nutricional de ácidos graxos poli-insaturados, proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais originando doenças crônicas não-transmissíveis como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, câncer e obesidade.

No entanto, um grupo de alimentos funcionais que tem ação terapêutica e reduz o risco destas doenças são os já citados probióticos, como o kefir, definidos como “microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, proporcionam benefícios à saúde de quem os consome”.

Os probióticos interferem na composição da microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal) aumentando o número de bactérias benéficas e diminuindo a quantidade de bactérias potencialmente nocivas, estimulando os mecanismos da mucosa intestinal que melhoram a imunidade.

Existem grãos de kefir de leite ou de água, que são uma cultura de microorganismos a partir da qual é possível elaborar uma bebida fermentada com propriedade simbiótica, ou seja, com funções de probióticos e prebióticos, que além de fazer bem à saúde, pode ser elaborada muitas e muitas vezes, já que os grãos de kefir aumentam de quantidade a cada processo.

Ficou interessado?! Hoje vamos falar sobre o kefir de água, e você vai compreender de uma vez por todas do que se trata esse alimento vivo, seus benefícios, como prepará-lo e utilizá-lo em receitas deliciosas!

O que é kefir de água?

O kefir é uma bebida fermentada de sabor ácido, viscoso, levemente carbonatado e de baixo teor alcoólico, obtida a partir de grãos constituídos por uma mistura complexa de leveduras e bactérias presas a uma matriz de polissacarídeos (carboidratos).

Tradicionalmente consumido na Europa Oriental, Rússia e sudeste Asiático, o kefir tem origem nas montanhas da região do Cáucaso, e em turco significa “sentir-se bem”.

Existem grãos de kefir para cultivo em leite e outros que são cultivados em água, estes ainda não possuem origem bem estabelecida, mas podem ser obtidos através da adaptação dos grãos de kefir de leite.

O kefir de água mais tradicional é uma bebida probiótica feita a base de água com açúcar mascavo ou água de coco. Esta bebida também pode ser aromatizada com sucos e chás naturais ou com extratos ou frutas frescas. Assim, passou a ser produzido e consumido como alternativa adequada para pessoas com intolerância a lactose, que não poderiam utilizar o leite para cultivar seus grãos de kefir.

Os grãos de kefir de água têm uma textura e uma cor única em relação ao kefir de leite, pois se apresentam como massas transparentes, pequenas e muito delicadas, podendo quebrar com muita facilidade.

Os grãos de kefir de água produzem aproximadamente 0,9% de álcool em 48 horas de fermentação, e sua biomassa pode aumentar entre 10 a 160% nesse mesmo período. Afinal, os microorganismos do kefir utilizam uma parte do açúcar presente na solução para produzir a matriz de dextrose, carboidrato a partir do qual são constituídos os grãos, e assim vão aumentando de tamanho, se multiplicando e formando novos grãos capazes de manter o mesmo equilíbrio dos microorganismos e capacidade de fermentação presentes no grão original.

Benefícios do kefir de água

Por ser um alimento probiótico, o kefir ajuda a regular o intestino, colaborando com um bom trânsito intestinal e, mais do que isso, com uma microbiota saudável. Muitos estudos científicos já confirmaram que, quando o intestino encontra-se saudável, todo o funcionamento do corpo é otimizado: processos de cognição, de regulação do peso corporal e até mesmo o correto funcionamento do nosso sistema de defesa.

No entanto, o kefir de água também exerce muitos outros benefícios. Olha só:

  • Auxilia na redução do risco de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças do coração e câncer;
  • Ajuda no tratamento clínico de doenças gastrointestinais, metabólicas e doença cardíaca isquêmica;
  • Apresenta propriedades antitumorais e que aprimoram a atividade do sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças;
  • Apresenta poder depurativo, ou seja, ajuda a eliminar de forma mais eficiente as “impurezas” do organismo;
  • Pode exercer efeito positivo na melhora da bronquite, asma e tuberculose;
  • Suas propriedades probióticas, anti-inflamatórias e antialérgicas podem auxiliar no processo de emagrecimento.

Ainda, além de promover o equilíbrio da pressão arterial, o uso regular da bebida pode auxiliar a manter os níveis de açúcar no sangue adequados, prevenindo a diabetes e favorecendo o controle glicêmico de quem convive com a doença.

O kefir de água, por conter substâncias antioxidantes, ainda apresenta potencial para auxiliar no tratamento de doenças de pele como a acne, além de aumentar a vitalidade da pele e cabelos e aliviar a ansiedade, proporcionando maior bem estar.

Como preparar o kefir de água?

Um ponto muito interessante do consumo de kefir no Brasil é a forma como ele é obtido. Em nosso país, a cultura de microorganismos não é vendida, mas sim doada através de pessoas que já utilizam o kefir e o cultivam frequentemente. Existem diversos grupos na internet, especialmente em mídias sociais, onde é possível encontrar pessoas dispostas a doar uma porção de grãos do kefir de forma colaborativa.

Para preparar o kefir de água é necessário ter obtido os grãos e ter disponíveis alguns utensílios como: uma jarra grande de vidro, um pano tipo voal (gaze, fralda de pano ou papel toalha) e uma peneira de plástico. É preferível que não sejam utilizados nenhum utensílio de metal na manipulação do kefir, pois os microorganismos podem morrer em contato com este tipo de material.

Primeiro, prepare a água de açúcar para cultivar o kefir:

  1. Aqueça 250 ml de água filtrada ou mineral;
  2. Adicione ¼ de xícara de açúcar mascavo, de preferência, e dissolva bem;
  3. Complete com mais 750ml de água filtrada ou mineral;
  4. Deixe esfriar até atingir temperatura ambiente.

Lembrando que a água de coco também podem ser utilizada.

Para preparar a bebida de kefir de água:

  1. Acrescente à água de açúcar elaborada anteriormente e, já em temperatura ambiente, adicione 3 ou 4 colheres de sopa de grãos de kefir;
  2. Cubra com o papel toalha, gaze ou fralda de pano e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 72 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz, que pode ser um cantinho no armário. A variação entre quantidade de grãos, temperatura e tempo de fermentação irá influenciar no sabor mais doce ou mais ácido e, por isso, você pode adaptar a bebida da forma que mais lhe agrade a cada nova fermentação dos grãos;
  3. Após o período de fermentação, coe os grãos de kefir e transfira para um recipiente de água de açúcar para que os microorganismos mantenham-se vivos;
  4. A bebida fermentada de kefir ficará com um tom caramelo, um pouco mais claro do que o tom da solução de água com açúcar mascavo, e deve ser armazenado em um recipiente com tampa na geladeira por 3 semanas. Pode ser enriquecido ou aromatizado com frutas, sucos ou chás.

A água de açúcar deve ser trocada a cada 24 horas, pois o açúcar presente na solução vai sendo consumido como alimento dos microorganismos, e se estes forem mantidos por mais de 3 dias na mesma água podem não fermentar mais. Caso passe um período longe de casa, os grãos podem ser armazenados na geladeira por até 3 semanas ou então congelados.

Como a cada processo de fermentação dos grãos eles se multiplicam, algumas porções podem ser congeladas e doadas para outras pessoas. Para reativar os grãos de kefir de água congelados basta deixá-los em temperatura ambiente até que amoleçam, e então colocá-los em uma solução de água de açúcar para reativá-los por pelo menos 12 horas. Ao utilizar os grãos reativados, os mesmos podem demorar mais para fermentar, mas a cada novo processo os microorganismos retomam a sua atividade normal.

Receitas especiais com kefir de água

Agora que você já sabe como preparar a água kefirada, precisa entender como usar o kefir de água.

A bebida fermentada de kefir de água e seus grãos são versáteis e podem ser utilizados na elaboração de sopas, sucos, vitaminas, sobremesas e inclusive em massas de pães, crepes e tortas.

As preparações frias elaboradas a partir do kefir preservam mais os seus benefícios nutricionais e compostos bioativos, mas também vale a pena utilizá-lo em algumas preparações aquecidas.

Selecionamos 3 receitas deliciosas com o kefir que vão te surpreender:

Sopa de kefir

Ingredientes

  • 750 ml de kefir
  • 1 pepino pequeno
  • 1 xícara de agrião
  • 1 ramo de salsinha verde
  • Noz moscada a gosto

Modo de preparo:

– Bater o kefir, o agrião, a salsinha e a noz moscada na batedeira;

– Servir fria, acompanhada do pepino cortado em cubinhos.

Vitamina de morango com kefir de água

Ingredientes:

  • 200 ml de iogurte natural
  • 100 ml de kefir de água
  • 1/2 xícara de morangos picados e lavados

Modo de preparo:

– Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado.

Vinho de kefir

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de grãos de kefir de água
  • 500 ml de suco de uva integral de boa qualidade ou suco de uva caseiro

Modo de Preparo:

– Misture os grãos de kefir com o suco de uva;
– Coloque dentro de um pote, leve para fermentar pelo tempo desejado. Por 24 horas você terá uma bebida ligeiramente gaseificada e doce, e por 48 horas uma bebida gaseificada com menor teor de açúcar;
– Depois é só retirar os grãos, colocar o suco dentro de uma garrafa tampada, levar a geladeira por mais 24 horas e servir.

Aproveite os conhecimentos que adquiriu para pedir a doação de grãos de kefir em um grupo colaborativo como o Doação de Kefir Brasil. Fique de olho!

Referências:

  1. Barros, Tâmara Tamyres Angela Silva. Propriedades benéficas do kefir para o controle da saúde: um estudo de revisão. / Tâmara Tamyres Angela Silva de Barros. – Vitória de Santo Antão, 2018. Disponível em https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23913/1/BARROS%2c%20T%C3%A2mara%20Tamyres%20Angela%20Silva%20de.pdf.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *