Lanches saudáveis e rápidos para o dia a dia

Atualmente somos bombardeados com informações a respeito de lanches saudáveis, snacks, e afins…

Mas será que tudo que vemos por aí é mesmo saudável?

Neste post vamos sugerir algumas opções de lanches deliciosos, práticos e saudáveis, para facilitar o seu dia a dia!

1) Iogurte desnatado com Mel

Uma unidade de iogurte desnatado com uma colher de sopa de mel. Além de ser rico em cálcio e excelente para a saúde dos ossos, o iogurte é um alimento probiótico e ajuda na manutenção da saúde da flora intestinal. O mel por sua vez é um alimento energético e fortalece o nosso sistema de defesa.

2) Barrinhas de cereal Caseiras

Aí vai uma receita sensacional que você pode fazer em casa e que dura a semana inteira…e o melhor: sem conservantes e muito mais saudável!

Ingredientes:

  • 2 colheres de (sopa) de adoçante culinário
  • ½ xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de sementes e castanhas (aqui vale usar a imaginação, mas a sugestão é linhaça, castanha do Pará, semente de girassol, etc)
  • ½ xícara (chá) de aveia em flocos
  • ½ xícara (chá) de uva-passa sem sementes
  • 1 colher de (sopa) de ghee

Modo de preparo:

Leve ao fogo em uma panela o adoçante, o mel, as sementes e castanhas, a aveia em flocos e a uva passa e cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com 1 colher de (sopa) de ghee, formando um retângulo grande (1 cm de espessura). Com uma faca, corte a massa ainda quente em 12 barras de 4 cm x 7 cm. Guarde em um recipiente hermético.

3) Frutas desidratadas

Existem no mercado pacotes de frutas desidratadas fáceis de levar para qualquer lugar e não tão calóricos. A vantagem é que esse petisco mantém os nutrientes da fruta fresca, mas como são desidratadas a densidade calórica dobra, então é importante moderar e fazer porções de 50g.

4) Banana assada

Rica em potássio, fibras e vitaminas A, B6 e K, a banana maçã é uma excelente opção de lanche. O potássio ajuda a prevenir cãibras, já que é importante para o processo de contração muscular. E ao assar a banana melhoramos a absorção de uma substância chamada triptofano, que é precursor de hormônios relacionados à felicidade!!!

5) Salada de frutas

A salada de frutas “pura” é uma excelente aliada da alimentação saudável! O detalhe é que muita gente coloca aqueles adicionais, como leite condensado, açúcar e mel, que acabam “engordando” essa opção. O ideal é escolher as frutas que você gosta e aproveitar os benefícios delas. A sugestão de porção é de um copo pequeno com banana, maçã, laranja e mamão bem picadinhos.

6) Amêndoas

As amêndoas possuem fibras que auxiliam o trânsito intestinal e dão saciedade!

Além disso, são ricas em gorduras insaturadas, que ajudam a proteger o coração. A porção sugerida é de 12 unidades!

7) Chips de mandioquinha caseiros

Higienize as mandioquinhas adequadamente e descasque-as.

Com uma faca (ou com um ralador) corte em rodelas finas.

Unte uma assadeira com um fio de azeite e disponha os chips lado a lado, nunca um em cima do outro, para que dourem de forma uniforme.

Acrescente o sal e as ervas e asse por 20 minutos a 180ºC em forno pré-aquecido. Depois deixe por mais 5 minutos em 200ºC .

Deixe esfriar e armazene em potes antiherméticos para não murcharem e bom apetite!!!

8) Mousse de Cacau funcional

Ingredientes

  • ½ abacate
  • 2 bananas médias picadas
  • 3 colheres (sopa) rasas de adoçante culinário
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo

Bata no liquidificador o abacate, as bananas picadas, o adoçante e o cacau. Bata até ficar cremoso em ponto de mousse. Despeje em uma tigela ou em 5 potinhos individuais (para facilitar caso você queira levar pro trabalho). Coloque para gelar.

O cacau em pó dessa receita é aquele sem adição de açúcar! Ele possui efeito antioxidante e auxilia no controle do colesterol.

9) Overnight oat

Overnight oat significa, literalmente, aveia de um dia para o outro!

Esta é uma ótima opção para quem quer levar lanches saudáveis sem entrar na monotonia.

Para fazer o seu overnight oat você vai precisar de potes de vidro fundos com tampa, tipo aqueles da geleia que acabou, sabe?

Na receita básica você deve colocar no fundo do pote 2 colheres de sopa rasas de aveia para 6 colheres de leite desnatado. Adicione as frutas picadas, como por exemplo morangos. Depois acrescente iogurte desnatado com adoçante, granola e mais morangos. Na última camada coloque leite e aveia novamente. Tampe e deixe na geladeira de um dia para o outro. Leve para o trabalho e faça um belo lanche.

Conforme você fizer e gostar aí você pode montar camadas de frutas picadas, iogurte, granola, leite com aveia e o que mais sua imaginação gastronômica mandar!

Importante saber…

  • Os potes devem ser preparados sempre um dia antes do consumo e guardados na geladeira;
  • Durante a noite os ingredientes amolecem e ganham mais sabor;
  • A receita original leva aveia, mas pode ser feito com outros cereais como farinha de linhaça, quinoa e granola sem adição de açúcar;
  • Deixe os potes sempre sob refrigeração, até a hora do consumo.

10) Pão integral com queijo branco

É um lanche completo, pois tem o carboidrato complexo associado à proteína magra. Para um lanchinho, a sugestão é 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco. Ao escolher seu pão, lembre-se de verificar, no rótulo, a quantidade de farinha de trigo integral na composição do produto, assim como a quantidade de fibras. A farinha integral deve ser o primeiro item da lista de ingredientes, o que indica que é o item presente em maior quantidade no produto.

Gostou das dicas? Então, bom lanche para você!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *