Linhaça dourada: para que serve, como usar e onde comprar

Linhaça dourada: para que serve, como usar e onde comprar

A linhaça dourada é uma semente oleaginosa proveniente da planta do linho. Considerada um alimento funcional, a linhaça dourada contém compostos bioativos com efeitos anti-inflamatório e antioxidante, muito importantes para a manutenção da estrutura e da saúde das células do corpo humano.

O cultivo do linho é concentrado no Canadá, Argentina, Estados Unidos, na Rússia e na Ucrânia. A Argentina é o maior produtor da América do Sul com 80 toneladas ao ano, já o Brasil apresenta uma produção menor, com 21 toneladas.

Ainda, em sua composição concentram-se três componentes com ação farmacológica que vem sendo avaliados em estudos clínicos e pesquisas relacionadas à prevenção de câncer de mama, útero, próstata e cólon, diabetes, lupus, perda óssea, doenças renais, hepáticas e cardiovasculares. São estes: ácido alfa linolênico, fibras solúveis e lignana.

Conheça os mais relevantes benefícios destes três componentes da linhaça dourada:

O ácido alfa linolênico (ômega 6) assim como o ácido linoléico (ômega 3) são necessários para manter em condições normais as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. Esses ácidos graxos também participam da transferência de oxigênio atmosférico para o plasma sanguíneo, da síntese de hemoglobina e da divisão celular.

São considerados essenciais por não serem produzidos no organismo, o que denota a importância do consumo na dieta através de fontes alimentares como a linhaça dourada.

A razão entre a ingestão de alimentos fonte de ácidos n-6 e n-3 tem grande importância na nutrição humana, pois resulta em várias recomendações estabelecidas por autores e órgãos de saúde em diversos países.

Alguns autores recomendam a proporção de 2:1 a 3:1 no consumo de ácidos graxos n-6 e n-3 por favorecer o aumento da conversão de ácido linolênico em ADH, um ácido graxo altamente insaturado que tem importante função na formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina, além de atuar na redução das propriedades físicas das membranas cerebrais, nas características de seus receptores, nas interações celulares e na atividade enzimática.

A redução de ADH decorrente do aumento do estresse oxidativo comum ao processo de envelhecimento leva ao aumento da proporção de colesterol no cérebro e maior ocorrência de Alzheimer, Parkinson e na esclerose lateral amiotrófica.

Por sua vez, as fibras solúveis presentes na linhaça dourada são responsáveis por proporcionar maior saciedade, auxiliar no controle glicêmico, redução dos níveis de colesterol e prevenção do câncer de intestino.

Como retardam a sensação de fome e fornecem poucas calorias, as fibras solúveis também tem importância nas dietas que visam o emagrecimento. É importante lembrar que o consumo adequado de água, o que corresponde em média de 2 a 3 litros por dia, é essencial para a concretização destes benefícios ao organismo.

As lignanas que apresentam estrutura semelhante ao estrogênio tem seus precursores contidos na linhaça dourada em cerca de 75 a 800 vezes mais que em outros vegetais.

Por sua similaridade com os estrógenos, exercem atividade sobre os seus níveis, tendo efeito protetor contra o câncer, bloqueando enzimas envolvidas no metabolismo hormonal e interferindo no crescimento e metástase de células tumorais.

A lignana vegetal também é um composto antioxidante, sendo considerada um fitoesterol, e exerce efeito protetor contra a osteoporose e alívio dos sintomas da tensão pré menstrual e da menopausa, sendo então a linhaça dourada um excelente alimento para mulheres desde a adolescência até o final da idade reprodutiva.

Mas, como posso incorporar a linhaça dourada na alimentação do dia-a-dia?

A linhaça pode ser mais versátil do que você imagina!

In natura ou em forma de farinha pode ser utilizada para empanar filés de frango ou peixe, além de poder participar de receitas de pães e biscoitos.

A linhaça pode incrementar o feijão, as sopas, além de sucos e vitaminas e também acompanha bem cremes de frutas e outras sobremesas, pois tem o sabor suave.

Já a bebida de linhaça fica ótima na receita de bolos por proporcionar uma textura macia à massa!

Confira algumas receitas deliciosas com linhaça dourada para você rever seus conceitos sobre o sabor de preparações saudáveis!

Frango a parmegiana empanado com farinha de linhaça

Ingredientes

  • 1 peito de frango cortado em filézinhos
  • Farinha de linhaça dourada para empanar ( aproximadamente 1 xícara e 1/2)
  • 1 ou 2 ovos
  • Molho de tomate
  • Queijo mussarela a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de preparo:

  1. Tempere o frango e deixe na geladeira por pelo menos meia hora
  2. Passe os filézinhos no ovo batido e depois na farinha de linhaça
  3. Disponha em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar (uns 30 minutos)
  4. Retire do forno com cuidado, cubra com o molho de tomate (1 xícara aproximadamente) e o queijo, polvilhe orégano e volte ao forno bem alto até derreter o queijo.

Shake de morango, água de coco e linhaça

Ingredientes

  • Seis morangos
  • Uma colher (de sobremesa rasa) de semente de linhaça
  • 200ml de água de coco

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida!

Bolo de banana, aveia e linhaça

Ingredientes: 

  • 3 a 4 bananas nanicas
  • 1 xícara de óleo de canola
  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 ½ xícara de aveia em flocos finos
  • 1 ½ xícara de farinha de linhaça dourada
  • Canela a gosto
  • 1 colher de chá de fermento para bolo

Modo de preparo:

  1. Bata bem as bananas, os ovos e óleo de canola no liquidificador e misture os outros ingredientes em uma vasilha
  2. Despeje a mistura obtida no liquidificador com esses ingredientes e mexa bem
  3. Na sequência, leve ao forno (que precisa ter sido aquecido previamente) e asse durante aproximadamente 40 minutos
  4. Retire do forno, deixe esfriar e decore com canela, se assim desejar.

Viu só como é possível inserir esta incrível semente em diversas receitas e tornar sua alimentação muito mais nutritiva?!

Onde compro a linhaça dourada?

A linhaça dourada pode ser adquirida no mercado municipal da sua cidade, em hipermercados ou sites especializados em produtos naturais que além de oferecer a comodidade na compra deste alimento fornecem recomendações seguras e úteis para a sua utilização.

Referências:

  1. Nogueira, GF et al. A importância da linhaça como alimento funcional e sua utilização por universitários do Centro Universitário Amparense. Amparo, SP. s/d.
  2. Martin, SA et al. Ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 e ômega 6: importância e ocorrência em alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 19(6):761-770, nov./ dez., 2016.
  3. Revista Viva Saúde. Home >Nutrição > Saiba qual é a importância das fibras em sua alimentação diária. Disponível em https://vivasaude.digisa.com.br/nutricao/saiba-qual-e-a-importancia-das-fibras-na-sua-alimentacao-diaria/1391/ Acesso em 04.07.2018.
  4. Portal Receitaria. Home >Especiais > 45 receitas com linhaça que geram diversos benefícios para a saúde. Disponível em https://www.receiteria.com.br/receitas-com-linhaca/ Acesso em 04.07.2018.

Escrito por

Carla Lizandra

Nutricionista com CRN 44307 formada em Nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cursos intensivos de extensão em Nutrição Clínica Aplicada e Personal Diet Pós graduanda em Nutrição Clínica: do Home-care ao Hospital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *