Lista de alimentos anti-inflamatórios naturais

Lista de alimentos anti-inflamatórios naturais

Certos alimentos foram identificados como anti-inflamatórios. Eles podem ajudar a reduzir a inflamação crônica e a dor.

Outra maneira fácil de incorporar anti-inflamatórios em sua alimentação é através do uso de especiarias.

Alimentando seu corpo com esses alimentos pode ajudar a manter seu sistema imunológico forte e saudável. Planeje suas refeições para incluir esses alguns alimentos poderosos que vão impulsionar o seu sistema imunológico.

Lista de alimentos anti-inflamatórios naturais

1. Frutas cítricas

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos. Estes são fundamentais para combater infecções e melhorar o sistema imunológico.

Também tem sido associada a muitos benefícios à saúde, como aumentar os níveis de antioxidantes, reduzir a pressão arterial, reduzir o risco de doença cardíaca, proteger contra ataques de gota, melhorar a absorção de ferro e aumentar a imunidade.

2. Pimentão vermelho

O pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C que as frutas cítricas. Eles também são uma fonte rica de betacaroteno. Além de estimular seu sistema imunológico, a vitamina C pode ajudar a manter a pele saudável. O betacaroteno ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.

3. Brócolis

O brócolis é um alimento rico em vitaminas e minerais. Vitaminas A, C e E, bem como muitos outros antioxidantes e fibras, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​para mantermos no plano alimentar.

A dica para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível.

4. Alho

O alho é encontrado em quase todas as culinárias do mundo. Acrescentando um pouco em sua comida já ajuda muito a sua saúde.

As primeiras civilizações reconheceram seu valor no combate às infecções. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, o alho também pode ajudar a baixar a pressão arterial.

As propriedades imunoestimulantes do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, que estimulam o sistema imunológico a combater inflamações e doenças.

É também antibacteriano e antifúngico!

5. Gengibre

O gengibre é uma especiaria picante usada em muitas cozinhas. Você pode comprá-lo em pó ou como uma raiz fresca na maioria dos supermercados. O gengibre tem sido usado como medicamento tradicional para tratar dores de estômago, dores de cabeça e infecções.

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre têm sido elogiadas há séculos, e estudos científicos confirmaram isso.

Pode ajudar a diminuir a inflamação, reduzir a dor de garganta e outras doenças inflamatórias. O gengibre também pode ajudar a diminuir a náusea.

6. Espinafre

Rico em vitamina C, betacaroteno e antioxidantes, o espinafre pode aumentar a capacidade de combate à infecção do nosso sistema imunológico.

Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando cozido o mínimo possível para que retenha seus nutrientes.

7. Iogurte

Procure iogurtes que tenham “fermento lácteo” impressas no rótulo (na parte dos ingredientes), como o iogurte grego. Essas culturas podem estimular seu sistema imunológico para ajudar a combater doenças. Tente obter iogurtes simples (integral e natural) em vez dos tipos que são pré-aromatizados e com açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas saudáveis.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D, ela ajuda a regular o sistema imunológico e estimula as defesas naturais do organismo contra doenças.

8. Amêndoas

Quando se trata de prevenir e combater os resfriados, a vitamina E tende a ficar em segundo plano em relação à vitamina C. No entanto, a vitamina E é essencial para um sistema imunológico saudável.

É uma vitamina solúvel em gordura, o que significa que requer a presença de gordura para ser absorvida corretamente.

Oleaginosas como amêndoas, são ricas nessa vitamina e também têm gorduras saudáveis.

Uma porção de meia xícara, que é cerca de 46 amêndoas sem casca, fornece quase 100% da quantidade diária recomendada de vitamina E.

9. Cúrcuma

Esta especiaria amarela tem sido usada há anos como um anti-inflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatóide. Além disso, pesquisas mostram que altas concentrações de curcumina, que confere à cúrcuma sua cor característica, podem ajudar a diminuir o dano muscular induzido pelo exercício.

10. Chá Verde

O chá verde é uma bebida derivada das folhas do arbusto de Camellia sinensis.

Essa bebida calmante e curativa remonta a mais de 4.000 anos. Tornou-se um remédio caseiro para muitas doenças.

Ainda hoje, o chá verde continua a provocar estudos e elogios, graças aos antioxidantes que contém. Os compostos do chá verde, como catequinas e polifenóis, podem potencialmente ajudar a combater doenças cardíacas, câncer, artrite e melhorar a função imunológica.

11. Mamão

Mamão é outra fruta rica em vitamina C. Também têm uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.

As papaias têm boas quantidades de potássio, vitaminas do complexo B e folato, que são benéficas para a saúde geral.

12. Kiwi

Como mamões, os kiwis são naturalmente cheios nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C. A vitamina C estimula os glóbulos brancos a combater infecções, enquanto outros nutrientes do kiwi mantêm o resto do corpo funcionando adequadamente.

13. Aves

Quando você está doente, a canja de galinha é mais do que apenas uma boa opção de comida. Ela ajuda a melhorar os sintomas de um resfriado e também ajuda a protegê-lo de ficar doente.

Aves como frango e peru, são ricas em vitamina B6. A vitamina B6 é importante em muitas das reações químicas que ocorrem no corpo. Também é vital para a formação de glóbulos vermelhos novos e saudáveis.

O caldo ou caldo feito por ossos de frango em ebulição contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a cura e a imunidade do intestino.

A sopa de frango tem sido recomendada como remédio para o resfriado comum por centenas de anos – e por um bom motivo.

É uma fonte fácil de consumir vitaminas, minerais, calorias e proteínas, que são nutrientes que o corpo precisa em quantidades maiores quando estamos doentes ou com imunidade baixa.

Sopa de frango também é uma excelente fonte de líquidos e eletrólitos, sendo que ambos são necessários para uma boa hidratação.

14. Semente de girassol

As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitamina B6.

Elas também são incrivelmente ricas em vitamina E, com 82% da quantidade diária recomendada em apenas um quarto de xícara.

A vitamina E é um poderoso antioxidante. É importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico.

Outros alimentos com quantidades elevadas de vitamina E incluem abacates e folhas verdes escuras.

15. Marisco

O marisco não é o que vem à mente para muitos que estão tentando impulsionar seu sistema imunológico, mas alguns tipos de marisco estão repletos de zinco.

O zinco não recebe tanta atenção quanto muitas outras vitaminas e minerais, mas nosso corpo precisa dele para que nossas células imunes possam funcionar de forma adequada e saudável.

Variedades de crustáceos que são ricos em zinco incluem:

  • caranguejo
  • mexilhão
  • lagosta

Tenha em mente que você não precisa consumir mais do que a quantidade diária recomendada de zinco em sua alimentação. Para homens adultos, são 11 mg e, para mulheres, são 8 mg. Zinco em excesso pode inibir a função do sistema imunológico.

16. Especiarias

  • Açafrão
  • Canela
  • Pimenta caiena
  • Pimenta preta

Portanto, descansar, beber água e ter uma nutrição adequada e equilibrada são algumas das coisas mais importantes para manter sua imunidade em dia.

Alguns alimentos têm benefícios que vão além de apenas fornecer nutrientes ao corpo.

Enquanto nenhum alimento sozinho pode curar doenças, comer os alimentos certos pode dar suporte ao sistema imunológico do seu corpo e ajudar a aliviar certos sintomas de inflamação.

Referências:

  1. GRZANNA, R., LINDMARK, L., FRONDOZA, C.G. Ginger–an herbal medicinal product with broad anti-inflammatory actions. J Med Food. 2005 Summer;8(2):125-32. – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16117603
  2. NAHID, A., TARIQ, M.H. Current nutraceuticals in the management of osteoarthritis: a review. Ther Adv Musculoskelet Dis. 2012 Jun; 4(3): 181–207. – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3400101/
  3. ONAKPOYA, I., SPENCER, E., HENEGHAN, C., THOMPSON, M. The effect of green tea on blood pressure and lipid profile: A systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. NMCD, August 2014Volume 24, Issue 8, Pages 823–836. – https://www.nmcd-journal.com/article/S0939-4753(14)00047-7/abstract
  4. SIMIN, N.M., WOEL-KYU, H. Immunologic effects of yogurt. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 71, Issue 4, 1 April 2000, Pages 861. – https://academic.oup.com/ajcn/article/71/4/861/4729065

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *