Lista de alimentos ricos em vitamina A

Constituída por compostos de alta atividade biológica, a vitamina A é pré formada nos tecidos animais. Já nos tecidos vegetais, os precursores são os carotenóides, sendo transformados em vitamina A no organismo.

A vitamina A é essencial para o desenvolvimento e manutenção da pele e das membranas mucosas: olhos, cérebro, intestino, rins, pulmão, etc. Sua deficiência provoca pele seca, cabelos e unhas quebradiços, falta de apetite, fadiga, alergia, má digestão, crescimento retardado, cegueira noturna, ressecamento dos olhos e até mesmo a perda da visão.

Ingestão Adequada de Vitamina A

Evitar a deficiência de vitamina A é relativamente simples, pois por ser uma vitamina lipossolúvel, possui a capacidade de se acumular no organismo.

Dessa forma, deve-se consumir os alimentos fontes dessa vitamina, porém essa ingestão não precisa ser diária para se evitar problemas de saúde. Além disso, a vitamina A é facilmente encontrada nos alimentos.

Suplementação de Vitamina A

Devem ser direcionados para a utilização de suplementos de vitamina A apenas mulheres pós parto e crianças que, por algum motivo, não consigam obter a quantidade de vitamina A necessária pela alimentação. Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento de deficiências, como a desnutrição e a ocorrência frequente de diarréia e infecções respiratórias.

Nunca tome nenhum medicamento sem o acompanhamento de seu médico.

Uma dieta balanceada, contendo alimentos fontes, é o suficiente para suprir as necessidades de vitamina A do organismo. Confira a lista dos alimentos ricos em vitamina A a seguir!

Alimentos Fonte e Ricos em Vitamina A

Alimentos de Origem Animal

A vitamina A encontrada em alimentos de origem animal é denominada vitamina A pré formada, e é absorvida como retinol.

Fígado

Poderoso alimento de alto valor nutricional. Além da vitamina A, é rico em diversas outras vitaminas, como a vitamina D e também a K, bem como minerais como o ferro. Dessa forma, auxilia na prevenção de anemias, na absorção de cálcio e atua na coagulação do sangue, entre muitos outros benefícios.

Leite Integral e derivados

O leite é um alimento que possui diversas características benéficas à saúde. Porém, apenas o leite integral é fonte de vitamina A, por se tratar de uma vitamina lipossolúvel, sendo absorvida juntamente com a gordura. O leite possui todos os aminoácidos essenciais nas proporções necessárias ao organismo, fazendo dele um alimento completo. É rico em proteínas, boa fonte de vitaminas B1, B2 e B12, além de cálcio, potássio e fósforo.

Ovos

A vitamina A é encontrada na gema do ovo, bem como vitaminas D, E e K. Das vitaminas do complexo B presentes nos ovos, destaca-se o ácido pantotênico (B5), que desempenha papel fundamental na fisiologia celular. Além disso, o ovo é fonte de ferro e magnésio.

Alimentos de Origem Vegetal

Fontes vegetais de vitamina A fornecem a pró vitamina A, chamada de carotenóides. Eles possuem a capacidade de se transformar em retinol no corpo e, em seguida, mudar para as outras formas ativas de vitamina A.

Os carotenóides são pigmentos, e assim fornecem a coloração amarela alaranjada observada nas plantas que os contém. Entre todos os carotenóides, o β-caroteno é o que apresenta a maior eficiência na transformação em retinol.

Frutas

É sempre importante discutir sobre a importância dos alimentos de uma maneira geral, não somente de um componente isolado. As frutas são alimentos maravilhosos, pois possuem grande complexidade de nutrientes, fibras e compostos bioativos. Dessa forma, a presença das frutas na dieta é crucial na busca de um estilo de vida saudável.

A vitamina A é encontrada em frutas que possuem cor amarela ou alaranjada. Confira a lista de algumas frutas que contém vitamina A:

Manga, Mamão, Caju, Goiaba, Tomate, Damasco, Pêssego, Nectarina, Ameixa, Abacate, Melancia, Melão Cantalupo, Banana, Caqui, Acerola, Laranja, Pupunha, Pajurá, Piquiá, Tucumã, Umari.

Legumes e Verduras

De forma semelhante às frutas, os legumes e verduras possuem grande valor nutricional. São ricos nos mais variados tipos de vitaminas e minerais, possuem alta quantidade de fibras e compostos bioativos.

A vitamina A está presente nos legumes de cor amarela ou alaranjada e nas verduras verde escuras. São exemplos de legumes contendo vitamina A:

Abóbora, Moranga, Cenoura, Pimentão vermelho, Alface, Alfafa, Bertalha, Couve, Mostarda, Espinafre, Escarola, Acelga, Chicória, Aipo, Folhas de Beterraba, Folhas de Cenoura, Agrião, Caruru, Dente de leão, Folhas e raízes de Nabo, Pepino, Brócolis, Aspargos, Couve de Bruxelas, Beterraba, Alcachofra, Ervilha verde, Quiabo.

Óleos

Alguns óleos são ótimas fontes de vitamina A. Para incorporá-los à dieta podem ser consumidos puros ou misturados em saladas ou bebidas, ou ainda na forma de cápsulas.

Confira a lista dos óleos ricos em vitamina A a seguir:

Óleo de fígado de bacalhau, Óleo de Buriti, Óleo de Dendê e Óleo de Pequi.

Saiba Mais Sobre a Vitamina A

Indispensável para o bom funcionamento do organismo, a vitamina A possui diversos benefícios para a saúde. Além da conhecida função na saúde dos olhos, a vitamina A melhora o sistema imunológico e pode até prevenir o câncer.

Conheça mais detalhes sobre seus maravilhosos benefícios aqui: Para que serve a Vitamina A e Quais Seus Benefícios.

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Costa, EA. Manual de Nutrientes – Prevenção de Doenças Através dos Alimentos. 2ᵃ ed. Petrópolis:Vozes, 2002.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Vitamina A Mais. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vita.pdf
  4. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8989-1-0%5D.PDF

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *