Magnésio inositol: para que serve, como consumir e onde comprar

Estamos constantemente buscando novas opções de produtos que possam ajudar a amenizar, curar ou prevenir os males que a rotina agitada nos traz.

Abordaremos neste post um suplemento que combina 2 nutrientes muito importantes e que estão envolvidos em diversos processos metabólicos do nosso corpo, o qual garante uma vasta lista de benefícios aos que o consomem regularmente – o Magnésio Inositol!

O que é e para que serve o Magnésio Inositol

O magnésio e o inositol são dois nutrientes que dão suporte ao relaxamento físico e mental, ajudam a manter um metabolismo saudável e o equilíbrio das emoções. Os dois componentes desse suplemento são reconhecidos e consagrados por seus inúmeros benefícios à saúde.

O magnésio é um micronutriente que atua auxiliando e promovendo mais de 300 reações metabólicas no nosso organismo, desempenhando papel fundamental no metabolismo da glicose (“açúcar”), no equilíbrio da insulina e da glicemia (taxa de açúcar no sangue) e na produção de ATP (principal molécula fornecedora de energia para as nossas células) e de proteínas. Atua ainda no sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), na manutenção da função de veias e artérias, além de regular as funções hormonal e imunológica.

Dentre as fontes alimentares deste micronutriente destacam-se: uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e oleaginosas como o gergelim, amendoim, girassol e castanhas; além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

Já o inositol é um suplemento de vitaminas do complexo B, indicado para ajudar na manutenção de células saudáveis, regular a concentração do íon cálcio dentro das células, ajudar no tratamento da diabetes, reduzir os níveis de colesterol no sangue, auxiliar no tratamento de doenças psicológicas como a depressão e melhorar aspectos da memória.

As fontes alimentares de inositol são: melão, gérmen de trigo, raízes e levedo de cerveja.

Existem várias formas desta molécula, e cada uma delas tem uma estrutura química semelhante ao açúcar principal encontrado no nosso sangue, a glicose. O inositol desempenha um papel em muitos processos corporais. Portanto, tem sido estudado por seus potenciais benefícios para a saúde.

Os suplementos de inositol podem ajudar a tratar condições médicas específicas, incluindo alguns distúrbios de ansiedade e fertilidade. Há relatos de que ele pode afetar os neurotransmissores em seu sistema nervoso central, incluindo a serotonina.

Altas doses podem ser benéficas para o tratamento de algumas formas de transtornos de ansiedade, como os transtornos do pânico. Embora algumas pesquisas tenham mostrado reduções na depressão com inositol, os resultados são mistos.

Além disso, acredita-se que ele pode não melhorar os sintomas daqueles que tomam medicamentos ou daqueles que não respondem à medicação padrão. Assim sendo, como os resultados das pesquisas são divergentes sobre alguns pontos, mais pesquisas são necessárias.

Benefícios foram observados em indivíduos com síndrome metabólica, mulheres com risco de diabetes gestacional e mulheres com SOP (síndrome do ovário policístico).

O inositol é um composto promissor para melhorar vários aspectos da função reprodutiva em mulheres com SOP, incluindo a regularidade do ciclo menstrual, a ovulação e a fertilidade.

O inositol também desempenha um papel na sinalização da insulina e pode melhorar a sensibilidade do organismo à insulina em alguns casos.

Juntos, magnésio e inositol vão somar forças para nutrir os nervos, músculos e promover saúde e relaxamento.

Resumo

O magnésio e o inositol são dois nutrientes que dão suporte ao relaxamento físico e mental, ajudam a manter um metabolismo saudável e o equilíbrio das emoções. Os dois componentes desse suplemento são reconhecidos e consagrados por seus inúmeros benefícios à saúde.

O magnésio é um mineral crucial para um metabolismo saudável, para a produção de energia, transmissão de impulsos nervosos, dentre outros.

Já o inositol é considerado um membro da família da vitamina B, e tem sido indicado para auxiliar na manutenção de células saudáveis, regular a concentração do íon cálcio dentro das células, ajudar no tratamento da diabetes, reduzir os níveis de colesterol no sangue e auxiliar no tratamento de doenças psicológicas e na memória. Além de ser um composto promissor para melhorar aspectos da função reprodutiva em mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos.

Recomendações e contraindicações de uso

O magnésio inositol é recomendado para:

  • Acalmar a mente e promover relaxamento;
  • Promover melhora na qualidade do sono e auxiliar no tratamento da insônia;
  • Aliviar dores musculares e espasmos;
  • Regular os níveis de cálcio e potássio do organismo;
  • Manutenção da saúde do coração e para a prevenção de doenças cardíacas;
  • Promover alívio de dores de cabeça;
  • Ajudar na prevenção da osteoporose;
  • Atuar na prevenção de inflamações do corpo;
  • Atuar na criação de trifosfato de adenosina (ATP), a fábrica de energia do seu corpo;
  • Promover relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Ativar a função muscular e nervosa, incluindo a ação do músculo cardíaco;
  • Promover uma formação adequada de ossos e dentes;
  • Ajudar na regulação do açúcar no sangue e da sensibilidade à insulina, o que é importante para a prevenção da diabetes tipo 2;
  • Ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue;
  • Auxiliar no combate de doenças mentais (depressão, transtorno de pânico, ansiedade, compulsões e distúrbios alimentares);
  • Promover o fortalecimento e saúde dos cabelos e unhas;
  • Atuar sobre os sintomas associados à Síndrome dos Ovários Policísticos.

Por outro lado, é importante que antes de usar esse suplemento você consulte um médico, uma vez que ele está contraindicado se houver suspeita de gravidez, ou se estiver em período de amamentação.

Além disso, deve-se ter cautela ao iniciar o tratamento com o magnésio inositol, se você tiver algum problema de saúde grave ou se estiver tomando outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com inositol nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico, e os horários, as doses e a duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados!

Resumo

O magnésio inositol é recomendado para inúmeros fins, tais como: amenizar e/ou tratar sintomas associados à distúrbios do sono e depressão, síndrome do ovário policístico, redução do colesterol e melhor controle da insulina e taxas de açúcar no sangue, acalmar a mente e promover relaxamento, aliviar dores musculares e espasmos, regular os níveis de cálcio e potássio do organismo, ajudar na regulação do açúcar no sangue e da sensibilidade à insulina, ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, entre outras funções!

Ele está contraindicado se houver suspeita de gravidez, ou se estiver em período de amamentação e deve-se ter cautela ao iniciar o tratamento se você tiver algum problema de saúde grave ou se estiver tomando outros medicamentos.

O tratamento com inositol nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico, e os horários, as doses e a duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados!

Como utilizar e dosagens

O suplemento de magnésio e inositol é conhecido comercialmente como Magnésio inositol relax.

A dose recomendada deste suplemento, bem como a duração do tratamento, devem ser indicadas pelo seu médico!

Entretanto, em geral, as recomendações de uso são para que se misture 2 colheres rasas de chá em pelo menos 300ml de água fria e faça a ingestão diariamente, de preferência no final do dia.

Este produto pode aumentar um pouco a temperatura dos líquidos após o contato. A dose recomendada, portanto, deve ser misturada em pelo menos 300ml de água fria para neutralizar esta reação antes da ingestão.

Onde comprar

Você pode encontrar esse suplemento em lojas de produtos naturais, farmácias, ou em lojas especializadas na internet!

Referências:

  1. Gelber, D, et al. Effect of inositol on bulimia nervosa and binge eating. I nt J Eat Disord.  2001 Apr;29(3):345-8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11262515

  2. Palatinik, A. et al. Double-blind, controlled, crossover trial of inositol versus fluvoxamine for the treatment of panic disorder. J Clin Psychopharmacol.  2001 Jun;21(3):335-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11386498

  3. Raffone, E.  et al. Insulin sensitiser agents alone and in co-treatment with r-FSH for ovulation induction in PCOS women. Gynecol Endocrinol.  2010 Apr;26(4):275-80. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20222840

  4. Severo, J. S. Metabolic and Nutritional Aspects of Magnesium. Nutr. clín. diet. hosp. 2015; 35(2):67-74. Disponível em: http://revista.nutricion.org/PDF/352severo.pdf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *