Noiva Fit: alimentação ideal para se preparar para o seu grande dia

Casar e celebrar a união de duas pessoas que se amam com uma linda festa entre pessoas queridas é o sonho de muitas mulheres (e homens também!).

Para que tudo saia conforme o esperado é necessária uma boa dose de carinho, planejamento e ação, afinal esse dia é cheio de detalhes…

Além de todos os preparativos que envolvem uma festa de casamento, como a escolha da decoração, do vestido de noiva e do que será servido, todo mundo quer estar bem nesse dia especial, ou seja, em sua melhor forma e com toda a energia e disposição para aproveitar muito e começar essa nova fase de bem com a vida.

Só que chegar lá com tudo em cima, também requer planejamento… e com a correria e ansiedade que geralmente antecedem essa data, talvez esses cuidados acabem sendo deixados de lado.

Mas não se preocupe, porque agora você vai descobrir tudo o que precisa para cuidar do seu corpo e da sua saúde antes do casamento e fazer com que o save the date, seja realmente uma ocasião para ser lembrada!

Estar em forma x Estar bem consigo mesma

Vamos bater um papo rápido de auto conhecimento?!

Antes de começar o projeto noiva fit e descobrir o que mudar em sua alimentação na jornada rumo ao casamento é importante pensar sobre o que é estar em forma e o que é estar bem consigo mesma, já que essas maneiras de se sentir em relação ao corpo e a saúde podem ser complementares ou não!

Quando o assunto é estar em forma, a maioria das pessoas imaginam um corpo magro, uma barriga de “tanquinho” e músculos em evidência, mas nem sempre essas características são indicativos de uma boa saúde, já que muitas pessoas que tem o corpo assim não se sentem bem, pois tem uma relação conturbada com a comida e fazem atividades físicas muito intensas com o objetivo de manter essa forma física.

Além disso, pessoas magras podem ter os níveis de gordura e açúcar sanguíneos altos, e outras disfunções no metabolismo, porque isso não é influenciado apenas pelo peso, mas por fatores genéticos, alimentação inadequada e sedentarismo. Por isso, você pode não ter músculos definidos e mesmo assim estar em forma, já que isso depende mais do seu estilo de vida, do que da aparência corporal.

Existem também biotipos que ditam os formatos de corpo mais comuns, assim como a composição corporal e a facilidade em perder (ou ganhar) peso.

Agora, se você se sente bem com um corpo mais magro e definido está tudo bem também, desde que o caminho para alcançar essa forma física esteja acompanhado de uma educação alimentar consciente e a prática de exercícios físicos bem planejados e de preferência que te tragam prazer. Assim, as mudanças na dieta não vão te deixar feliz e satisfeita só no dia do seu casamento, mas trazer benefícios que devem permanecer na nova vida a dois.

Dicas de alimentação saudável para noivas

Para chegar ao grande dia na sua melhor forma e ficar linda algumas dicas para deixar a sua alimentação mais saudável são essenciais e podem ajudar muito. Confira como se tornar uma noiva fit em 10 passos!

  1. Comece com antecedência: Os casamentos geralmente são planejados meses ou até anos antes da data escolhida, isso porque envolvem muitos detalhes. Para alcançar a forma física desejada não é diferente – é importante que as mudanças na alimentação e no estilo de vida comecem meses antes do evento, já que perder peso muito rápido não é bom para o organismo e pode causar efeito sanfona.
  2. Faça um planejamento da alimentação semanal: Fica muito difícil comer bem na correria do dia a dia quando não tem nada em casa para preparar algo saudável. A solução imediata para matar a fome acaba sendo apelar para o fast food… por isso, planeje um cardápio mensal, o que você pode fazer com uma nutricionista, faça sua lista de compras e separe o dia mais tranquilo para ir ao mercado e guardar tudo de maneira organizada na geladeira e na dispensa. Para deixar a semana ainda mais prática, prepare saladas de pote, overnight oats ou marmitas congeladas para levar para o trabalho ou academia.
  3. Tome café da manhã e não pule refeições: Fazendo uma refeição completa logo no início do dia, a fome nas refeições seguintes diminui e consequentemente você come menos nas principais refeições como o almoço e o jantar. Mas não adianta comer só um pão ou uma fatia de bolo e sair correndo, acrescente queijo, iogurtes, frutas e aveia. Tomar café da manhã todos os dias, quando não se tem costume, requer acordar mais cedo e praticar com firmeza até que se torne um hábito. Vale a pena tentar! Ter uma rotina em relação aos horários das refeições ajuda o corpo a responder melhor.
  4. Carregue lanches saudáveis com você: Providencie uma bolsa térmica e leve com você frutas frescas ou desidratadas, iogurtes, queijos, castanhas, biscoitos integrais e outros snacks saudáveis. Assim você não passa fome, mantêm os horários das refeições, sua energia e ainda economiza, afinal casar demanda um grande investimento.
  5. Faça pratos coloridos: Os pratos coloridos são garantia de refeição saudável! As diferentes cores dos alimentos representam diversas vitaminas e minerais que o corpo precisa para funcionar bem. Diminua a quantidade de arroz com feijão, acrescente uma porção de carne bovina ou suína magra, frango ou peixe e capriche nas folhas e nos legumes cozidos variados. Uma refeição equilibrada deve satisfazer sem pesar!
  6. Inclua grãos, fibras, proteínas e gorduras saudáveis: Os grãos como a quinoa, o arroz integral e o milho proporcionam energia, enquanto as fibras da aveia, folhas, legumes e frutas, por exemplo, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal e ajudam a eliminar gorduras. Já as proteínas encontradas nos lácteos como o queijo e iogurtes, nas carnes magras e nos ovos ajudam a saciar e são importantes para a manutenção da massa muscular. Além disso, as gorduras mais saudáveis como as encontradas em peixes gordos, azeite de oliva, castanhas, nozes e o abacate previnem as inflamações contribuindo com o emagrecimento. Os principais segredos para estar linda e bem disposta a caminho do altar!
  7. Prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico: Os carboidratos de baixo índice glicêmico como aqueles encontrados nos alimentos integrais fazem com que o açúcar no sangue ao comermos se eleve de maneira gradual, afastando os picos de glicemia e o aumento excessivo dos níveis de insulina, que promovem o armazenamento de gordura corporal.
  8. Evite alimentos industrializados, frituras e açúcar: Os alimentos ultra-processados são ricos em sódio, açúcares e gorduras hidrogenadas que só aumentam as chances ingeridas, sem acrescentar nutricionalmente. O sódio ainda provoca inchaço e causa retenção de líquidos. Além disso, o consumo constante desses produtos alimentícios podem aumentar a pressão e desencadear doenças como o diabetes e o câncer. Prefira sempre alimentos frescos e in natura ou minimamente processados.
  9. Tenha sua garrafinha de água sempre por perto: A hidratação também é fundamental para manter o corpo funcionando bem e a pele linda e viçosa. Mas não espere sentir sede! Ande com uma garrafa de água e beba um pouco a cada hora, enchendo sempre quando tiver uma oportunidade. O ideal é um consumo de no mínimo 1,5 a 2 litros de água pura distribuídas ao longo do dia. A água de côco também é uma boa opção e ainda funciona como um repositor natural de minerais, como o potássio!
  10. Permita-se com consciência: Durante o planejamento do casório, acontecem muitas provas de pratos salgados e doces, além do bolo da festa. Não se prive de aproveitar esse e outros momentos especiais como o almoço de domingo com a família, encontros com as madrinhas, ou até mesmo do prazer de comer um doce. O importante é ter consciência que esse consumo deve ser esporádico, e em quantidade moderada. Assim você não passa vontade e previne episódios de compulsão alimentar!

Não consegue incluir o arroz integral no dia a dia?! Saiba como fazer um arroz integral saboroso e soltinho! 

Alimentos e receitas especiais para a dieta da noiva

Além da reeducação alimentar que deve ser feita meses antes do casamento para chegar a forma que se deseja de maneira saudável, alguns alimentos podem ajudar muito a aliviar a ansiedade, melhorar o bom humor e até diminuir a vontade constante de comer doces.

Entre eles estão a castanha do Pará, fonte do mineral selênio que atua diretamente na saúde cerebral, a semente de abóbora repleta de zinco, e a banana e o chocolate 70% cacau que contém potássio e triptofano, que podem ajudar na prevenção do estresse e de quadros depressivos e os peixes gordos que continuem com o ômega 3 para combater inflamações.

Outro grande aliado das noivas são os chás, mas cuidado porque o chá matte pode te deixar ainda mais agitada. O ideal é investir nos chás de camomila e erva-doce que ajudam a acalmar. Não deixe de incluir também o chá verde, que combate a retenção de líquidos, pois tem ação diurética.

Para finalizar aproveite os probióticos dos iogurtes que tornam o nosso segundo cérebro: o intestino, muito mais saudável e inclua alimentos termogênicos que ajudam o corpo a queimar mais calorias como o gengibre e a pimenta.

Confira três receitas saudáveis selecionadas para as noivas, que além de contribuírem na manutenção da saúde e do corpo são uma delícia:

Salada de pote completa

Ingredientes:

  • suco de 1 limão
  • azeite a gosto
  • 1 pitada de sal
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1 beterraba ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 pepino em rodelas
  • 1/2 pimentão picado
  • 1 ramo de brócolis cozido
  • 1/2 xícara de feijão fradinho
  • 1 tomate picado
  • 1/4 de xícara de quinoa (opcional)
  • 2 folhas picadas de couve
  • 2 folhas picadas de alface
  • linhaça (opcional)

Modo de preparo:

  1. Separe um pote de vidro para fazer a salada.
  2. Comece acrescentando o suco de limão, azeite a gosto, uma pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto.
  3. Adicione a beterraba, a cenoura, o pepeino, o pimentão e o ramo de brócolis.
  4. Em seguida, adicione o feijão fradinho, o tomate, a quinoa, as folhas de couve, as folhas de alface e por último, a linhaça.
  5. Reserve na geladeira por até 3 dias.

Sopa de gengibre com abóbora

Ingredientes:

  • ½ abóbora japonesa
  • pedaço de 5 cm de gengibre
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 3 talos de capim-santo
  • 1 ½ litro de água
  • azeite a gosto

Modo de preparo: 

  1. Lave bem a metade da abóbora sob água corrente.
  2. Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos – isso fará com que a casca saia facilmente.
  3. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre – não é preciso descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.
  4. Transfira abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. (Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar).
  5. Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos.
  6. Retire os talos de capim-santo. Transfira o cozido para um liquidificador – se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente.
  7. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite!

Waffle protéico (massa para quatro waffles)

Ingredientes:

  • 1 ovo de galinha inteiro
  • 2 claras de ovos
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
  • 1 banana média
  • 5 gotas de adoçante natural

Modo de preparo:

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer.
  2. Colocar a mistura na máquina específica para waffle já quente.
  3. Deixar na máquina em torno de 2 minutos ou até dourar.

Calda de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1 xícara de frutas vermelhas orgânicas
  • 1 xícara de suco de uva integral orgânico

Modo de preparo:

  1. Misturar as frutas vermelhas com o suco.
  2. Cozinhar até que a mistura se transforme em uma geleia.
  3. Não é preciso acrescentar açúcar, já que o suco de uva já tem açúcar natural.

O que comer no grande dia?!

A dieta do dia do casamento precisa ser ainda mais criteriosa, já que o dia vai ser puxado física e emocionalmente.

Uma dica importante para o dia do casamento é beber água, sem exagerar, para não passar o dia com vontade de ir ao banheiro. Coma frutas, alimentos integrais como o pão e o arroz integral, carnes magras grelhadas ou ovos cozidos, saladas de folhas verdes com castanhas e legumes cozidos no vapor.

Assim a noivinha terá garantia de energias recarregadas e alimentação leve e equilibrada para evitar algum mal estar ou desconforto, que poderiam estragar a festa.

Veja nossa sugestão de cardápio para o dia da noiva:

Café da manhã

  • Tapioca com ovos mexidos, queijo minas light e tomate picado
  • Morangos com mel
  • Chá de camomila

Lanche da manhã

  • Banana com 1 colher de pasta de amendoim sem açúcar
  • Dois quadradinhos de chocolate 70% cacau

Almoço

  • Salada de alface roxa com agrião, cenoura e beterraba raladas e castanha do Pará triturada temperada com azeite de oliva extra virgem
  • File de tilápia grelhado guarnecido com abóbora assada
  • Quinoa cozida com cúrcuma
  • Suco de maracujá

Lanche da tarde

  • Água de côco
  • Biscoito integral de aveia, maçã e canela
  • Fatia pequena de melão

O jantar provavelmente vai ficar por conta do buffet deste grande dia, então aproveite e, mesmo com as fotos e abraços em todos os convidados, não deixe de parar com seu noivo (ou noiva!), sentar e comer com calma, para aproveitar tudo que planejaram com tanto carinho.

Agora é só curtir essa fase tão gostosa com essas dicas que vão te ajudar a conquistar sua melhor forma para o casamento, mesmo em meio a toda a correria que é comum nessa época da vida!

Referências: 

  1. Portal Casamentos >Página inicial >Fórum antes do casamento >Dicas de alimentação da noiva no grande dia. Disponível em: https://m.casamentos.com.br/forum/dicas-de-alimentacao-da-noiva-no-grande-dia–t443645
  2. Revista Veja >Saúde >Estudo elege os nove alimentos que aliviam a ansiedade. Autora: Letícia Passos. Publicado em 03.08.2018. Disponível em: https://www.veja.abril.com.br/saude/estudo-elege-os-nove-alimentos-que-aliviam-a-ansiedade/amp/
  3. Portal Tudo Gostoso >Receitas> Salada de Pote. Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/195665-salada-de-pote.html
  4. Site Panelinha >Receitas >Sopa de abóbora com gengibre. Disponível em https://www.panelinha.com.br/receita/Sopa-de-abobora-com-gengibre
  5. Site Clic RBS >Pioneiro >Culturas e tendências >Aprenda a fazer waffle protéico com calda de frutas vermelhas. Autora: Carolina Kloss. Disponível em http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/noticia/2014/08/aprenda-a-fazer-waffle-proteico-com-calda-de-frutas-vermelhas-4585416.html

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *