O que é a dieta da banana e ela realmente funciona?

Dietas e mais dietas surgem a cada semana. Devemos filtrar o que cada uma tem de bom e descartar o que pode fazer mal. Por isso estamos aqui para te ajudar!

A dieta da banana é uma boa opção? O que ela é de fato? Funciona? Vamos responder a essas perguntas e falar um pouco sobre essa fruta tão nutritiva.

O que é a dieta da banana+-

Criada pelo médico japonês Hitoshi Watanabe, a dieta da banana promete que você perca 3 quilos em 10 dias, ou até 8 quilos por mês… algumas pessoas perdem mais, outras menos… enfim. Esta dieta já se difundiu por vários meios de comunicação e existem diversas variações de como fazê-la, mas pegamos os pontos chaves e vamos destacar.

Vamos lá?! O que é a dieta da banana afinal? É simples. Você deve se propor a comer no café da manhã apenas uma banana (ou quantas a sua fome necessitar) e acompanhado disso, beber um copo de água morna ou em temperatura natural.

Ainda existem mais algumas especificações:

– Você não deve consumir outro líquido além de água nessa refeição pela manhã;

– Não deve ingerir mais nenhum alimento além desta fruta específica;

– Sua última refeição do dia precisa acontecer até às 20h.

Caso você sinta fome após esse horário fica liberado tomar um chá (sabor a sua escolha).

Por fim, o médico indica que para que haja sucesso na dieta você precisa dormir cedo, para que seu corpo se mantenha bem descansado.

Quais os riscos e benefícios desta dieta

A dieta da banana, assim como diversas “dietas da moda” que já surgiram e desapareceram dando lugar a outras e outras, promete um resultado rápido e sem muito esforço. Parece tentador, não é? Encontramos a solução para um emagrecimento definitivo e saudável? Infelizmente não.

Não existe nenhum problema em você comer banana no café da manhã. Muito pelo contrário, sem dúvida ingerir essa fruta é uma prática que vai trazer benefícios a sua saúde.

Mas não só a banana como qualquer outra fruta irá te fornecer fibras dietéticas que irão causar saciedade, diminuir sua necessidade de ingerir grande quantidade de alimentos e ainda fornecer todas as vitaminas, minerais e nutrientes importantes para uma alimentação saudável.

Só uma banana, ou só uma fruta seja ela qual for, pode ser o seu café da manhã se esse for o seu hábito. Mas se não for, porque não tentar adaptar essa refeição para uma alimentação mais completa?

Ingerir fontes de proteínas como ovo, leite ou queijos, gorduras boas como as castanhas e cereais integrais como a aveia no café da manhã (nas devidas quantidades adaptadas para a sua individualidade) é muito mais saudável do que se forçar a consumir apenas uma fruta com água morna. E muito mais gostoso também né?

É arriscado se jogar nessas dietas restritivas pois elas podem causar compulsão alimentar. Se você tira muito de uma refeição, é comum que seu corpo compense em outra e isso não é saudável.

Mas tudo tem um lado bom…

Podemos destacar que o consumo da banana, de fato, vai fornecer vitaminas e minerais importantes. A banana é rica em fibras solúveis, contém quantidades expressivas de potássio (mineral importante na regulação da pressão arterial), cálcio e magnésio, além de apresentar ferro, cobre, zinco e manganês em sua composição.

As vitaminas C e B6 (piridoxina) também estão presentes, além do triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina, aquele hormônio que causa bem estar.

Além disso, outro ponto benéfico desta dieta é a orientação para um sono revigorante. A privação do sono, quando se torna um hábito, pode gerar fadiga, diminuição do estado de alerta, irritabilidade, entre outros sintomas.

Dormir suficientemente também ajuda no controle de peso, pois auxilia na regulação de hormônios como a grelina (responsável pela sensação de fome) e a leptina (auxilia na sensação de saciedade), importantes para controlar nosso apetite.

Por outro lado, dormir poucas horas por dia favorece um aumento na produção dos hormônios do estresse, como o cortisol. Esse fato eleva o apetite e dificulta o emagrecimento.

A dieta da banana realmente funciona?

Não podemos negar que a dieta da banana funciona, se o que você procura é um emagrecimento rápido. Sim, com essa dieta você consegue. Mas não pela banana em si, mas sim por estar restringindo calorias.

Explicando: comendo apenas banana e bebendo água no café da manhã você está ingerindo um alimento com baixa caloria, que não vai te fazer engordar, mas também está tornando essa refeição tão importante para começar o dia, em uma refeição pobre, deficiente em proteínas e boas gorduras.

Um emagrecimento saudável antes de qualquer coisa começa na sua mente, na sua disposição para converter hábitos ruins em saudáveis e na disciplina e foco para se alimentar de maneira equilibrada.

Cuidado com os modismos

Se algum profissional de saúde te disse que para emagrecer você precisa passar fome, ou eliminar de vez algum alimento, procure outro! Passar fome e restringir demais sua alimentação só vai te levar à ansiedade, frustração, compulsão e logo, logo, você vai abandonar a dieta.

É importante entender que nenhuma fruta ou alimento isolado é responsável por te fazer perder alguns quilos, mas sim o seu estilo de vida como um todo. Quando aprendemos a nos alimentar de forma adequada, não precisamos mais fazer dieta, pois toda a nossa rotina já se tornou saudável.

Procure um nutricionista para que ele te oriente e adapte suas preferências alimentares às quantidades adequadas, os seus horários às suas refeições, sua alimentação às suas possibilidades e você irá conquistar uma vida saudável sem precisar fazer uma dieta específica.

Referências:

  1. Singh, Balwinder, et al. “Bioactive compounds in banana and their associated health benefits–A review.” Food Chemistry206 (2016): 1-11. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814616303831
  2. TACO, NEPA. “Tabela brasileira de composição de alimentos.” Revista Ampliada NEPA UNICAMP (2011): 161. Disponível em: http://www.nepa.unicamp.br/taco/tabela.php?ativo=tabela

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *