O que é a dieta FODMAP e qual a lista de alimentos fermentáveis

A dieta FODMAP tem crescido nos últimos anos dentro do grupo das terapias alimentares, e acredita-se que ela possua a capacidade de controlar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, além de outras alterações gastrointestinais que provoquem flatulência, dor, inchaço, constipação ou diarreia.

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um transtorno funcional intestinal, caracterizado por alteração no hábito intestinal, associado à dor e/ou desconforto abdominal. Frequentemente possui sintomas como inchaço, distensão e alterações nas fezes. Estima-se que uma a cada cinco pessoas sofram desse mal no mundo.

O que é a Dieta FODMAP?

A dieta FODMAP baseia-se na redução de alimentos que contenham carboidratos fermentáveis de cadeia curta, ou seja, oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Em inglês, Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides And Polyols (FODMAP).

A dieta FODMAP foi criada em 1999, por um grupo de pesquisadores australianos, que acreditavam que os alimentos ricos nessas substâncias podiam, por determinados mecanismos, causar reações gastrointestinais em pacientes com síndrome do intestino irritável.

Dessa forma espera-se, com a restrição dos alimentos contendo FODMAP, o alívio de sintomas como flatulência e dor.

Conheça um pouco melhor sobre cada uma dessas substâncias a seguir.

Monossacarídeos

São carboidratos de estrutura química simples, e possuem entre 3 e 6 carbonos. Exemplo: Glicose, Frutose, Galactose etc.

A Glicose é uma importante fonte de energia para o cérebro, e pode ser encontrada naturalmente em frutas, tubérculos e no mel.

A Frutose (levulose) é encontrada nas frutas, mel e xarope de milho. Por ser doce (1,7 vez mais que a sacarose), é empregada como adoçante de bebidas e frutas industrializadas.

Na dieta FODMAP restringe-se a frutose, devido a sua capacidade fermentativa.

Dissacarídeos

São formados quando dois monossacarídeos se combinam. Ex: Sacarose, Lactose, Maltose, Isomaltose. Possuem sabor adocicado.

A sacarose (açúcar) é o dissacarídeo mais familiar, podendo ser encontrada naturalmente em frutas, vegetais e mel e, principalmente, na cana de açúcar e na beterraba.

A lactose é o principal carboidrato do leite e outros produtos lácteos.

Na dieta FODMAP restringe-se a lactose, pois aumenta a pressão osmótica (“puxa” a água através da mucosa intestinal) no intestino grosso.

Oligossacarídeos

Constituído por 3 a 9 unidades de monossacarídeos. Como não são “quebrados” no intestino delgado, são fermentados pelas bactérias presentes no intestino grosso, produzindo gases e ácidos graxos de cadeia curta. Ex: Frutooligossacarídeos (FOS) e Galactooligossacarídeos.

Atribui-se aos alimentos contendo frutooligossacarídeos e galactooligossacarídeos características benéficas à saúde, por serem caracterizados como alimentos prebióticos. Entretanto, por serem fermentáveis no intestino, não são indicados na Dieta FODMAP, pois sua ingestão pode estar associada à sintomas como a flatulência.

Polióis

São álcoois de açúcar, como as formas alcoólicas da sacarose (sorbitol), manose (manitol) e xilose (xilitol).

Estes são bastante utilizados como adoçantes artificiais. Além disso, por terem uma baixa absorção, provocam o amolecimento das fezes e podem gerar diarreia. Portanto, devem ser restringidos na Dieta FODMAP.

Estão presentes em algumas frutas, vegetais e produtos adoçados artificialmente (gomas de mascar, doces em pasta, chocolates).

Dieta com Baixo Teor em FODMAP

A dieta FODMAP restringe alimentos que contenham frutose, lactose, frutooligossacarídeos (FOS), galactooligossacarídeos e álcoois de açúcar, pois representam a porção fermentável do grupo dos mono, di e oligossacarídeos, além dos polióis. Isso significa que esses nutrientes são pouco absorvidos no intestino delgado, sendo altamente osmóticos e rapidamente fermentados por bactérias.

Os estudos científicos mostram que existe uma boa resposta à terapia pelos pacientes que a seguem (1 a cada 3 pacientes) na melhora dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Porém, é importante frisar que o objetivo da dieta NÃO é excluir por completo os alimentos contendo FODMAP, e sim achar um ponto de equilíbrio tolerável na ingestão dos mesmos.

Dessa forma, as quantidades adequadas para o consumo desses alimentos devem ser definidas individualmente para cada paciente por um Nutricionista. Assim, poderá ser realizada uma restrição ajustada, controlando os sintomas sem riscos nutricionais.

A dieta FODMAP só deve ser realizada após diagnóstico correto, que deve ser feito exclusivamente por um Médico Gastroenterologista.

Saiba mais sobre Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII), ou Síndrome do Cólon Irritável, não se constitui uma doença e sim uma síndrome que envolve dor abdominal, inchaço e movimentos intestinais anormais. Sua fisiopatologia é mal compreendida, sendo o tratamento direcionado à amenização dos sintomas.

Os sintomas mais comuns são:

  • Diarreia e constipação;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço;
  • Percepção de flatulência excessiva;
  • Sensação de evacuação incompleta;
  • Dor retal;
  • Muco nas fezes.

Alguns fatores podem agravar os sintomas, como o estresse e hábitos alimentares, sendo a dieta importante no controle dos sintomas. A hipersensibilidade a alimentos também pode ser a causa da SII em pacientes com alergias alimentares.

No tratamento dietético, pode-se recorrer ao aumento do teor de fibras da dieta, alta ingestão de líquidos (água), e evitar excessos de gordura, cafeína, açúcares e refeições grandes. Além disso, alguns suplementos probióticos são associados à melhora da dor ou desconforto abdominal, inchaço e outros sintomas provocados pela SII.

Deve-se tomar cuidado também com a mastigação, evitando falar durante a refeição para evitar a “entrada de ar” ao se alimentar, e não utilizar canudos ao consumir bebidas. Também deve-se evitar a ingestão de líquidos durante as refeições.

E, finalmente, sugere-se a dieta com restrição de FODMAP. É muito importante nesse caso, a realização de um inquérito alimentar detalhado, a fim de descobrir os reais causadores dos sintomas, bem como a quantidade tolerável dos mesmos.

Confira a seguir a lista dos alimentos que contém FODMAP.

Alimentos que Contém FODMAP

Vegetais

Aspargo, Alcachofra, Beterraba, Cebola, Couve de bruxelas, Brócolis, Couve flor, Repolho, Erva doce, Alho, Alho poró, Quiabo, Chalotas, Cogumelos, Rabanete, Cebolinha verde, Nabo, Chicória, Abóbora, Batata em conserva, Batata yacon.

Frutas

Maçã, Pera, Pêssego, Manga, Melancia, Melão, Damasco, Cereja, Pitomba, Lichia, Nectarina, Ameixa, Abacate, Caqui, Rambotã, Figo, Tomate.

Frutas enlatadas, frutas secas, suco de frutas.

Leite e derivados

Leite animal (vaca, cabra, ovelha), Leite de soja, Sorvetes, Iogurtes, Queijos suaves (ex: ricota, cottage), Leite condensado.

Cereais

Trigo, Centeio, Cevada (pães, massas, biscoitos, cereais matinais etc).

Leguminosas

Feijão, Ervilha, Grão de bico, Lentilha, Soja, Tremoço.

Proteínas

Embutidos (presunto, salsicha, patês etc), Carnes/aves/frutos do mar marinados.

Oleaginosas

Pistache, Castanha de caju.

Adoçantes

Mel, Xarope de milho

Sorbitol, Manitol, Maltitol, Xilitol e outros terminados em “ol”.

Alimentos com Baixo Teor em FODMAP

Vegetais

Cenoura, Milho verde, Berigela, Alface, Endívia, Espinafre, Abobrinha, Acelga, Batata, Broto de Bambu, Milho, Chuchu, Alfafa, Batata doce, Inhame, Pimentão, Pepino, Agrião, Almeirão, Jiló, Palmito, Vagem, Mandioca.

Frutas

Banana, Uva, Kiwi, Limão, Laranja, Maracujá, Mamão, Framboesa, Morango, Carambola, Tangerina, Abacaxi, Coco, Goiaba.

Leite e derivados

Leite sem lactose, Leite de amêndoas e outros leites vegetais, Queijos gordos (mozzarella, parmesão, suíço, feta, brie, camembert), Iogurte sem lactose, Manteiga.

Cereais

Pães e massas sem glúten, Painço, Quinoa, Arroz, Tapioca, Aveia, Floco de milho.

Proteínas

Ovos, Tofu, Carnes/aves/frutos do mar simples.

Oleaginosas e Sementes

Nozes, Amêndoas, Avelã, Macadâmia, Semente de abóbora, Semente de linhaça, Semente de chia, Semente de gergelim, Semente de girassol, Amendoim.

Receita FODMAP

Pão de Batata Baroa

Ingredientes

  • 1 xícara grande de Batata baroa bem cozida e amassada
  • 1 1/3 xícara grande de Polvilho doce
  • 1 1/3 xícara grande de Polvilho azedo
  • 6 colheres de sopa de Azeite extra virgem
  • Água para dar liga
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e ir colocando a água até chegar à consistência desejada (parecida com massinha de modelar, sem grudar nas mãos).

Modelar no formato de bolinhas e levar ao forno pré-aquecido à 220ºC por 25 a 30 min, em assadeira anti aderente.

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Guyton AC. Tratato de Fisiologia Médica. 13ᵃ ed. São Paulo:Elsevier, 2017.
  3. Bastos, TFS. Síndrome do Instestino Irritável e Dieta com Restrição de FODMAPs. 2016. 31f. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Clínica Universitária de Gastroenterologia, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29541/1/TatianaFSBastos.pdf
  4. FODMAPS and Irritable Bowel Syndromd. Monash University. 2017. Disponível em: https://www.monashfodmap.com/about-fodmap-and-ibs/

2 Comments

  1. Avatar
    • Fernanda Heitzmann

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *