O que é a granola e quais os seus benefícios

A granola é um alimento elaborado pela mistura de diversos grãos e cereais (aveia, soja, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de arroz, flocos de milho), sementes e oleaginosas (amendoim, linhaça, gergelim, chia, castanhas, nozes, amêndoas) e frutas secas (uva, banana, maçã). Pode, ainda, conter mel ou açúcar mascavo.

Esta combinação de ingredientes confere ao produto quantidades elevadas de fibras alimentares (com equilíbrio entre as fibras solúveis e insolúveis), energia, compostos antioxidantes, vitaminas e minerais, proteínas de origem vegetal e ácidos graxos insaturados, as chamadas gorduras “boas”.

A inserção balanceada deste alimento na dieta pode contribuir para a promoção da saúde por conta das suas propriedades nutricionais e funcionais comprovadamente benéficas.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

Composição nutricional da granola

De maneira geral, a composição nutricional da granola se caracteriza como importante fonte de muitos nutrientes, incluindo:

  • Ácidos graxos insaturados
  • Fibras alimentares (solúveis e insolúveis)
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e folato)
  • Ferro
  • Magnésio
  • Selênio
  • Zinco
  • Compostos antioxidantes

Formas de consumir a granola

A granola geralmente é consumida como cereal matinal. É ótimo começar o dia com uma porção de granola adicionada ao leite bem gelado!

Também é possível salpicar a granola no iogurte, no Kefir e até mesmo na salada de frutas. Ainda, dependendo dos ingredientes específicos da granola, pode ser adicionada à saladas e à receitas culinárias.

Porém, atenção: embora seja um alimento muito nutritivo, as granolas que apresentam adição de açúcares ou mel são alimentos calóricos. Fique de olho!

Benefícios da granola

Diminui o colesterol e auxilia no emagrecimento

A granola fornece principalmente fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis contribuem para a diminuição do nível de colesterol e atuam no combate à obesidade. Enquanto as fibras insolúveis aceleram a velocidade do trânsito fecal e estimulam o bom funcionamento intestinal.

Melhora o funcionamento do intestino

As fibras atuam aumentando o volume do bolo fecal, diminuindo o desconforto causado pelo sintoma de constipação intestinal e diverticulite.

Melhora o controle glicêmico em diabéticos

Além disso, reduz os níveis de insulina no sangue e baixa a concentração de lipídios em pessoas diabéticas que fazem uso de insulina.

Os cereais integrais, grãos e sementes presentes na granola podem fornecer um produto com menor índice glicêmico em razão dos carboidratos complexos, que são mais lentamente digeridos, liberando menos açúcar no sangue em comparação a outras fontes de carboidratos simples, como o açúcar refinado, presente frequentemente em bebidas prontas e produtos ultra-processados.

Auxilia no emagrecimento

A granola, por ser rica em fibras, ocasiona uma maior sensação de saciedade e, com isso, contribuiu e muito para o controle de peso.

Além disso, contém vitaminas do complexo B, as quais desempenham papel chave no metabolismo, pois ajudam o corpo a liberar energia a partir de proteínas, gorduras e carboidratos.

Previne a anemia

A granola contém folato (ácido fólico), uma vitamina do complexo B que ajuda o corpo a formar os glóbulos vermelhos, e o mineral ferro, que é utilizado para transportar oxigênio no sangue. Devido à isso, auxiliam na prevenção da anemia.

Melhora o sistema imunológico

Como os cereais integrais também são fontes de magnésio e selênio, são muito importantes para manter o sistema imune saudável.

O magnésio é um mineral usado na construção de ossos e liberação de energia dos músculos, e o selênio protege as células da oxidação.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares e de câncer

A granola é rica em farelo e germe de grãos integrais, que são ricos em fitoquímicos, compostos bioativos associados ao risco reduzido de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

É sempre importante associar o consumo da granola com uma alimentação saudável e equilibrada para que os hábitos de vida sejam incorporados e os seus benefícios sejam duradouros.

E para saber como preparar uma granola caseira saudável, fique de olho! Postaremos em breve o artigo: “Como fazer granola caseira saudável para sua dieta”!

Referências:

  1. GRANADA, G.; et al. Caracterização de granolas comerciais. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 23(1):87-91, jan/abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v23n1/18261.pdf
  2. MENDOZA, V. S.; et al. Elaboração de granola com adição de polpa e castanha de bacuri para consumo com iogurte. Evidência, Joaçaba, v. 16, n. 2, p. 83-100, jul./dez. 2016. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/article/view/10382/pdf
  3. SOUZA, P. L. C. Qualidade de granola elaborada com passas de caju-do-cerrado e amêndoa de baru. Dissertação de Mestrado. UFG, Goiânia. 2011. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1464
  4. SANTOS, M. R. R. Identificação da microbiota toxígena em granola comercializada em Teresina – PI. Dissertação de Mestrado. UFPI, Piauí. 2012. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppgan/arquivos/files/Dissertacao%20Final%20MSc%20Marta%20Rejane.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *