O que é água alcalina e quais os seus benefícios

Você sabe o que significa a palavra alcalina?

Ao lembrar das aulas de química, sabemos que existe uma escala numérica denominada pH (potencial hidrogeniônico), determinada pela concentração de íons de hidrogênio (H+) de alguma solução.

Graças à escala de pH, conseguimos saber o quanto uma solução é ácida (valores menores de pH) ou básica, ou alcalina (valores maiores de pH). A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7 o valor de referência para a neutralidade, ou seja, nem ácido nem básico.

Então…O Que É Água Alcalina?

Com a explicação elaborada acima, fica fácil compreender que a água alcalina, nada mais é que uma água que possui pH básico, ou seja, maior que 7.

Para saber como a água, seja ela ácida ou alcalina, pode influenciar ou não na manutenção do nosso organismo, vamos aprender primeiro um pouco sobre equilíbrio ácido base.

Equilíbrio Ácido Base

Para simplificar, um pH do sangue baixo indica maior concentração de íons hidrogênio e maior acidez, enquanto um pH elevado indica menor concentração de íons hidrogênio, logo maior alcalinidade.

O equilíbrio ácido base é, como o próprio nome diz, um estado de equilíbrio da concentração de íons hidrogênio. O pH normal do sangue pode varia entre 7,35 e 7,45, o que é fundamental para vários processos fisiológicos e reações bioquímicas no organismo.

Como esse equilíbrio é atingido?

Os rins, pulmões e sistemas tampão permitem que o corpo mantenha o pH do sangue na faixa ideal, apesar da carga ácida proveniente da alimentação. O desequilíbrio pode ocorrer, caso o organismo fique sobrecarregado, gerando um distúrbio regulatório.

A Água Alcalina e o Equilíbrio Ácido Base

Na verdade, a alcalinidade ou acidez da água consumida pouco importa no equilíbrio ácido base.

Os ácidos são introduzidos especialmente por determinados alimentos que consumimos, especialmente os ricos em proteínas.

Logo, uma dieta hiperproteica, muito comum em dietas da moda e com restrição de carboidratos, exercem maior influência no aumento da acidez do sangue, do que a água propriamente dita.

Situações de jejum, muito comuns pelos adeptos do jejum intermitente, também são responsáveis pela acidificação do sangue, uma vez que esse tipo de estilo de vida promove o acúmulo de ácidos orgânicos.

Acidose Metabólica

Os mecanismos de regulação do organismo normalmente mantém o pH dentro dos limites fisiológicos. Porém, a acidose metabólica pode acontecer em determinadas situações, tais como diabetes (cetoacidose diabética), ingestão de toxinas, acúmulo de ureia no sangue, disfunções renais, intestinais e pulmonares, entre outras causas.

Como Evitar a Acidose Metabólica

  • Evite dietas hiperproteicas. A longo prazo, esse tipo de dieta sobrecarrega os rins.
  • Reduza especialmente a proteína animal (carnes, peixes, aves, ovos e queijos), pois estes são os principais alimentos colaboradores do ácido no sangue.
  • Evite longos períodos de jejum. Os cetoácidos produzidos durante o jejum, colaboram com a diminuição do pH do sangue.
  • Inclua de 3 a 5 porções de frutas e hortaliças no seu cardápio diário.
  • Siga uma dieta balanceada e saudável, de preferência com a orientação de um profissional nutricionista.

Benefícios da Água Alcalina

Apesar de não possuir grande influência na alcalinização do pH do sangue, a água alcalina pode ser benéfica sob outros pontos de vista.

Pode prevenir cálculos renais

A quantidade inadequada de ingestão de cálcio, somada com um consumo elevado de proteína, induz a acidose metabólica, aumentando a excreção de cálcio e diminuindo o pH urinário. Nessas condições, o risco da formação de pedras nos rins é aumentado.

Isso acontece, pois a solubilidade de ácido úrico depende, entre outros fatores, do pH urinário. Os cálculos de ácido úrico formam-se quando o pH urinário é menor que 5,5.

A água mineral, quando o pH é alcalino devido ao seu conteúdo de magnésio e bicarbonato, é capaz de elevar o pH urinário, o que inibe a formação de cálculo renal.

É fonte de magnésio

Quando a água alcalina é ingerida nos intervalos entre as refeições, o magnésio presente nela é bem absorvido pelo organismo.

E, por ser fonte desse mineral, a água alcalina também participa de outros sistemas importantes, como o metabolismo ósseo e o sistema neuromuscular.

Malefícios da Água Alcalina

Alterar o pH natural da água pode acarretar em situações agressivas para o corpo humano. Confira.

Aumento da pressão arterial

É importante verificar se a água alcalina é mesmo fonte importante de magnésio, e não de apenas excesso de bicarbonato de sódio.

É importante ressaltar que o excesso de bicarbonato é maléfico, pois é capaz de aumentar a pressão sanguínea.

Leia o rótulo!

Diminui absorção de nutrientes

Ingerir algo muito alcalino pode alterar a acidez natural do estômago, prejudicando sua função e inibindo a absorção de nutrientes, como a vitamina B12.

A vitamina B12 é essencial para a saúde e sua deficiência pode levar a um quadro de Anemia.

Cuidado com sua saúde!

Uma vez que a água comum também é fonte de magnésio – e também previne a formação de cálculos renais – beber água alcalina não compensa, uma vez que pode trazer malefícios para a saúde.

Fique alerta e não acredite nos modismos sem verificar antes se suas alegações de qualidade realmente têm fundamento.

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Monteiro, TH., Vanucchi, H. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Magnésio. Série de Publicações ILSI Brasil. 2010. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/16-Magne%CC%81sio.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *