O que é amaranto? Saiba seus principais benefícios e como consumir

Você é do tipo de pessoa que se preocupa com a saúde e está sempre procurando se atualizar sobre os alimentos mais saudáveis e nutritivos? Então, precisa saber o que é amaranto!

O amaranto é um pseudocereal muito rico nutricionalmente, que veio do Peru e está começando a se popularizar no Brasil.

Embora muita gente ainda não tenha ouvido falar, o amaranto já é consumido há milhares de anos, inicialmente por comunidades Maias, Astecas e Incas. E não é por acaso: trata-se de um grão rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas que trazem diversos benefícios para a saúde.

Ficou curioso para saber melhor quais são os benefícios do amaranto e como consumi-lo? Confira as dicas deste post!

O que é amaranto?

O amaranto é um grão repleto de nutrientes e muito adequado para idosos, vegetarianos e para quem pratica esportes. Vamos conferir:

  • Apresenta em sua composição proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas de boa qualidade, aquelas que apresentam, em quantidade satisfatória, diversos aminoácidos essenciais que o corpo necessita para manter suas funções;
  • Por conter carboidratos é uma importante fonte de energia para o corpo e, principalmente, para o cérebro;
  • É um alimento rico em fibras alimentares, o que o torna um importante aliado à saúde do intestino, afinal, o consumo adequado de fibras favorece a saúde da microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal), e previne a constipação intestinal (o famoso “intestino preso”). As fibras também auxiliam no controle de peso, pois aumentam a sensação de saciedade;
  • Em comparação com os demais cereais, o amaranto possui mais cálcio, o que é ótimo para saúde dos ossos e dos dentes. Ainda, é fonte de magnésio, manganês e fósforo, minerais também essenciais para a formação dos ossos e dentes;
  • É fonte de selênio, um incrível antioxidante, o qual auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células saudáveis do corpo;
  • Também é fonte de zinco, um mineral fundamental para o correto funcionamento do sistema imunológico do corpo;
  • Apresenta ferro, o que o torna ideal para quem é anêmico;
  • Como se não bastasse, o cereal ainda tem vitamina C, para afastar qualquer resfriado!

Quais são os seus benefícios?

O amaranto é recomendado por nutricionistas no pós-treino, por ajudar no ganho de massa muscular. Ele atua como um regenerador de musculatura, proporcionando a formação de novas células.

Se você sofre de pressão alta, o amaranto também pode ajudar. Os seus peptídeos inibem o funcionamento das enzimas responsáveis pelo aumento da pressão arterial. Ele ainda age na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Gostou?

Ainda não acabou! Graças às suas fibras solúveis, ele auxilia na perda de peso. Isso acontece porque as fibras, quando em contato com os sulcos do estômago, formam uma espécie de gel que provoca saciedade. Ele também ajuda a reduzir inchaços em razão de função adstringente.

Tem mais! Para os celíacos, ou seja, os alérgicos a glúten, essa é uma opção de cereal totalmente liberada por não conter esse tipo de proteína.

Como consumir esse cereal?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o amaranto, deve estar se perguntando como consumir esse novo alimento, certo?

Primeiro, é importante saber que o amaranto pode ser encontrado como: farinha de amaranto, flocos de amaranto ou, ainda, grãos de amaranto, o que mostra toda a sua versatilidade na cozinha.

Mas, se você pensou que esse seria mais um cereal desagradável para incluir em sua dieta, se enganou! Tem até como fazer pipoca de amaranto. Veja algumas sugestões:

Arroz de amaranto

Quer uma opção mais nutritiva de cereal para substituir o arroz de sempre? O amaranto tem essa função! E é muito fácil de fazer: cozinhe cerca de uma xícara de chá de grão de amaranto em seis xícaras de chá de água por, aproximadamente, 20 minutos. Depois é só escorrer a água e servir. Simples, não é?

Os grãos de amaranto cozidos ficam ótimos quando combinados aos vários tipos de feijões, lentilha, ervilha, soja ou grão de bico. Também podem ser adicionados em canjas, sopas, caldos ou risotos!

Pipoca de amaranto

Como citado, é possível substituir a tradicional pipoca de milho pela pipoca de amaranto. Para fazer, é necessário utilizar os grãos. É só colocar em uma panela para estourar, assim como a pipoca normal. Essa é uma alternativa muito saudável e prática!.

Amaranto em flocos

Como de costume, esse é um cereal que também vai muito bem se adicionado em iogurtes, sucos, vitaminas, frutas e até saladas. Nesses casos, a sua versão em flocos é a mais adequada.

Farinha de amaranto

A farinha de amaranto é uma ótima opção para substituir parcialmente ou integralmente a farinha de trigo em receitas de pães, biscoitos, tortas e bolos!

Além dessas dicas, como dissemos antes, o amaranto é um cereal muito versátil, então fique à vontade para soltar a imaginação e descobrir as suas combinações preferidas.

Mas antes de comprar o seu amaranto, busque lojas confiáveis e seguras que tenham experiência em trabalhar com alimentos naturais. Isso fará toda a diferença em suas receitas!

Gostou de entender melhor o que é amaranto? Como vimos, adicioná-lo à dieta só traz benefícios. Mas é sempre importante lembrar: nenhum alimento sozinho é capaz de fazer milagres! Por isso, construa hábitos alimentares saudáveis, tenha sempre uma boa hidratação e pratique exercícios físicos regularmente. E, claro, busque sempre um nutricionista para te auxiliar em qualquer mudança alimentar!

Agora que você concluiu a leitura, queremos saber: restou alguma dúvida sobre o amaranto? Se sim, entre em contato conosco. Será um enorme prazer atendê-lo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *