O que é eritritol e como utilizar

As prateleiras do mercado estão lotadas de diversos tipos de adoçantes, não é mesmo? Mas, qual devemos escolher?

Em pó, sachês ou em gotas? Os sintéticos ou os “naturais”? Ciclamato de sódio, stévia, sorbitol, manitol, sucralose, sacarina, xilitol, acessulfame K, aspartame, frutose… realmente são muitos nomes!

Então, resolvemos preparar mais um post sobre um adoçante bastante estudado ultimamente.

Confira abaixo o que é o eritritol e como utilizar.

O que é eritritol

O eritritol é um poliol (álcool de açúcar) encontrado naturalmente em frutas como peras, melões e uvas, e em alimentos como cogumelos e outros derivados de fermentação, como vinho, queijos e molho de soja.

Este tipo de adoçante contém 0,24 calorias por grama, ou cerca de 6% das calorias do açúcar, com 70% da sua doçura.

Uma das vantagens dos polióis é o sabor neutro, o que o torna versátil gastronomicamente. Desde 1990, o eritritol é produzido e adicionado a doces, chocolates, refrigerantes, gomas de mascar, iogurtes, recheios, coberturas para biscoitos, gelatinas, compotas e substitutos do açúcar para fornecer o sabor doce e melhorar a textura desses produtos industrializados.

O eritritol já recebeu aprovação para uso em alimentos em mais de 50 países como Canadá, EUA, Brasil, México, Austrália e a União Europeia.

Este adoçante natural mistura-se bem com outros polióis e pode mascarar sabores desagradáveis como o amargor, às vezes associado a outros adoçantes como aspartame, acessulfame de potássio e adoçante de stévia, resultando em uma combinação de adoçantes mais doces e com sabor melhorado, com vantagens econômicas à população.

Em relação aos seus benefícios à saúde, destacam-se:

  • Diminuição significativa do consumo calórico diário;
  • Isenção dos prejuízos causados pelo consumo excessivo de açúcar;
  • Diminuição do aparecimento de cáries dentárias.

No entanto, é sempre bom lembrar que os adoçantes são produtos relativamente novos no mercado, sendo assim, é essencial procurar um nutricionista antes de iniciar o consumo de qualquer adoçante, afinal, novos estudos científicos estão sempre sendo produzidos, afim de apontar os possíveis benefícios e/ou malefícios do consumo dos mesmos.

Ainda, gestantes, mães que estão amamentando, crianças, adolescentes e pacientes com doenças específicas não devem fazer uso de qualquer tipo de adoçante, apenas sob orientação médica e nutricional.

Utilização caseira do eritritol

O eritritol substitui o açúcar na mesma proporção, ou seja, em receitas que indicam a utilização de 1 colher de açúcar, pode substituir por 1 colher de eritritol. Portanto, esse adoçante natural pode ser utilizado tanto no preparo de sobremesas, assim como adoçante de mesa para adoçar o cafezinho do dia a dia, com muito menos calorias!

Mas, é sempre bom lembrar: embora o eritritol seja um bom adoçante, é sempre mais saudável o consumo dos alimentos in natura, ou seja, sem adoçar. Descobrir o verdadeiro sabor dos alimentos (não adoçados) é um grande passo para uma alimentação saudável!

Dicas e receitas com eritritol

Maçã ao forno 

Para quem gosta de doces, experimente levar ao forno 1 maçã cortada ao meio sem semente, polvilhada com 1 colher de sobremesa de eritritol e canela à gosto, pode adicionar também lascas de amêndoas. Quando espetar com um garfo e estiver macia, pode se deliciar com essa sobremesa saudável e deliciosa.

Experimente também com pêra, pêssego, figo ou banana!

Bolo de chocolate low carb

Rendimento: 1 bolo pequeno

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de eritritol
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 xícara de farinha de castanha do Pará ou de outra castanha de sua preferência
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
  • 1 colher de café de essência ou extrato de baunilha
  • 1/2 colher de sopa de fermento para bolo

Para a cobertura:

  • 100g de chocolate amargo
  • 8 colheres de sopa de leite vegetal de sua preferência (evite o leite de coco para não comprometer o sabor)

Modo de preparo:

Na batedeira, bata bem os ovos até dobrarem de tamanho. Junte o adoçante, os líquidos, o cacau e as farinhas. Misture, incorpore o fermento delicadamente e transfira para uma forma pequena (aproximadamente 20cm). Leve ao forno médio/alto pré-aquecido até passar no teste do palito. Cubra o bolo com uma mistura de chocolate amargo derretido diluído em leite vegetal (utilize um bem ralo, pois o excesso de gordura pode prejudicar a textura da sua cobertura) e finalize com nibs de cacau.

Mousse de maracujá low carb

Ingredientes:

  • 400g de creme de leite fresco
  • 1 litro de suco de maracujá natural
  • 1 colher de sopa de eritritol
  • Sementes de maracujá a gosto

Modo de preparo:

Em uma vasilha funda, adicione o creme de leite, o suco de maracujá e o adoçante. Com a ajuda de um mixer, bata por 1 minuto. Quando ficar homogêneo, despeje em uma tigela de vidro, decore com sementes da fruta e leve para gelar por 2 horas ou até ganhar firmeza. Sirva!

Caso não saiba onde encontrar o eritritol, você pode compra-lo puro aqui mesmo no Super Clube Fit!

Aproveite os benefícios desse adoçante, mas sempre com muita moderação e associando à esse consumo uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e uma correta hidratação!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *