O que é Toranja e quais seus benefícios para a saúde

A toranja, popularmente conhecida como grapefruit, é uma fruta cítrica de sabor amargo rica em vitaminas, principalmente as vitaminas A e C.

Essa fruta possui propriedades como melhora do sistema imunológico, controle da pressão alta, do colesterol total e outras doenças, além de ajudar no emagrecimento, pois é rica em fibras e apresenta poucas calorias: apenas 33 calorias em 100 gramas da fruta.

O que é a Toranja

A toranja, também conhecida como grapefruit, é uma fruta cítrica de tamanho grande, parente da laranja e do limão e possui diferentes cores de polpa: branca, rosa ou vermelha. As variedades de polpa branca não possuem sementes e são denominadas “Marsh Seedless”, enquanto as de polpa branca com sementes, “Duncan”, e as coloridas avermelhadas, “Ruby Red”.

As toranjas, de nome científico Citrus paradisi, são resultantes do cruzamento do pomelo com a laranja e costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, tendo algumas variedades sementes e outras não, possui aroma cítrico e amargo e tem a coloração das casca amarelo-claro. Apesar de ser uma fruta muito saudável, o seu teor de acidez é elevado para o paladar e hábitos dos brasileiros, o que a torna uma fruta ainda pouco consumida no Brasil.

Os maiores produtores são os Estados Unidos, África do Sul, Israel e Argentina. O Brasil produz a variedade “Marsh Seedless”, muito utilizada para a produção de sucos. Sua melhor época de produção é entre os meses de maio a agosto.

Resumo:

A toranja, também conhecida como grapefruit, é uma fruta cítrica de tamanho grande, parente da laranja e do limão. Possui polpas branca, rosa ou vermelha, podendo ter sementes ou não. Seu aroma é cítrico e seu gosto é peculiarmente amargo, por isso aqui no Brasil ainda é pouco consumida. Seus maiores produtores são os Estados Unidos, África do Sul, Israel e Argentina.

Quais os benefícios da Toranja para a saúde

Nos últimos anos, a toranja recebeu muita atenção devido às suas propriedades nutricionais e antioxidantes.

Além da vitamina C, a toranja também contém flavonoides abundantes, que são os potentes antioxidantes da fruta, ajudando como mecanismo de defesa contra os insetos. E é justamente esses antioxidantes que trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde, pois contribuem para a melhora da imunidade, melhor controle da pressão alta e também do colesterol total. Além é claro, de proteger o organismo contra o aparecimento de células cancerígenas.

Toranja na dieta e no emagrecimento

Além de ser uma fruta rica em antioxidantes, a toranja possui grandes quantidades de fibras e, dessa forma, ajuda na digestão dos alimentos, melhora o funcionamento do intestino e promove a saciedade, ajudando a diminuir o consumo dos alimentos. Por isso, é uma excelente fruta para ajudar no emagrecimento de forma saudável, porém, deve ser associada à uma alimentação equilibrada e com a prática de exercícios físicos regulares.

Informações nutricionais

A toranja é uma fruta que contém bastante água em sua composição, o que a torna uma fruta pouco calórica, sendo que em 100 gramas de fruta encontra-se penas 33 calorias. Além disso, contém em cada 100 gramas:

  • Carboidratos: 8 gramas
  • Gorduras totais:  0,1 gramas
  • Proteínas: 0,5 gramas
  • Fibras: 1,4 gramas
  • Acidez: 1,75 %

A toranja ainda é rica em vitaminas como a vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C e em minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Vale ressaltar que a toranja de polpa avermelhada é riquíssima em vitamina A, e por isso sua coloração é vermelha, devido à presença do licopeno, um importante antioxidante no combate aos radicais livres.

Como consumir

A toranja pode ser consumida in natura, assim como pode ser utilizada em preparações como sucos, chás, geleias, bolos, entre outros.

Uma questão muito importante do consumo da toranja é que ela não deve ser consumida junto com alguns tipos de remédios como os para o tratamento de câncer, de coração, de esquizofrenia, de colesterol, para Aids, os para diminuírem as dores, conhecidos como analgésicos, e até certas pílulas anticoncepcionais.

A fruta bloqueia uma enzima natural do nosso corpo que é responsável pela quebra de substâncias ingeridas nesses medicamentos. Ou seja, esses medicamentos acabam causando um efeito de ação muito potente no organismo, podendo levar até à overdose.

Por isso, é sempre recomendável ingerir os medicamentos acompanhados somente de água, pois não é preciso ingerir grandes quantidades da toranja para que essa associação cause efeito, apenas um copo de suco de toranja com o remédio já pode levar a efeitos colaterais graves.

Aliás, é muito importante evitar o consumo da fruta durante todo o período no qual estiver tomando algum medicamento.

Resumo:

A toranja pode ser consumida in natura, em sucos, chás, geleia, bolos, entre outros. Porém, se estiver consumido algum tipo de medicamento, não pode ser consumida, pois ela bloqueia a quebra das substâncias dos medicamentos, o que pode levar até à uma overdose, pois o remédio cai na circulação sanguínea em quantidades muito potentes. Por isso, só consuma água junto aos medicamentos.

Referências:

  1. PEREIRA, E. M.; et al. Qualidade pós-colheita de frutas e hortaliças cultivadas de forma orgânica. Revista Verde (Pombal- PB – Brasil), v.10, n. 2, p. 56-60, abr-jun, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3441.
  2. MACHADO, F. L. de C.; et al. Qualidade pós-colheita de toranja (Citrus paradisi macf.) produzida a partir de plantios iniciais no estado do Ceará, Brasil. Rev. Ciênc. Agron., vol. 42, n. 4. Fortaleza, out./dez. 2011. Disponível em: http://ccarevista.ufc.br/seer/index.php/ccarevista/article/view/1404/642.
  3. LEDERMAN, I. E.; et al. Comportamento de seis variedades de pomelo (Citrus paradisi Macfad.) cultivadas sob irrigação na região semi-árida de Pernambuco. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal – SP, v. 27, n. 2, p. 245-247, Agosto. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v27n2/a15v27n2.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *