O que é Whey Protein Isolado?

Uma boa alimentação é extremamente importante para um bom desempenho físico, reduz a fadiga e também diminui o número de lesões, aperfeiçoa os depósitos energéticos além de contribuir para a saúde geral do indivíduo.

De uma forma geral, os suplementos alimentares são utilizados para atender e melhorar alguns aspectos do desempenho físico, como: aumentar a massa muscular, reduzir a gordura corporal, prolongar a resistência, melhorar a recuperação do músculo e ainda promover melhor rendimento esportivo.

Também auxilia na perda de peso, melhora a estética corporal e diminui os efeitos adversos do envelhecimento.

Um dos principais suplementos proteicos é o Whey Protein (proteína do soro), extraído do soro do leite de vaca, rico em proteínas de alto valor biológico acrescido de vitaminas e minerais.

O consumo deste suplemento vem crescendo cada vez mais pelos esportistas e praticantes de atividade física, pois ele é responsável por melhorar a proteção imunológica e auxilia na recuperação após o exercício físico, uma vez que contém aminoácidos que adiam a fadiga durante a atividade. Os aminoácidos são elementos básicos das proteínas e estão em inúmeras formulações de suplementos.

A busca pela boa forma e a praticidade são os principais atrativos para a sua utilização.

O Whey Protein é um suplemento de proteína e, portanto, sua preparação deve seguir uma legislação específica. Os parâmetros de sua composição devem ser definidos.

Para ser considerado como um suplemento de proteína deve conter, pelo menos, 10g de proteína e 50% do valor energético total deve vir das proteínas, além do que a composição proteica do produto deve ter um índice de aminoácidos corrigido de digestibilidade (PDCAAS) acima de 0,9, devendo a determinação desse escore ser realizada conforme a metodologia recomendada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura/Organização Mundial de Saúde (FAO/OMS).

Nem todas as proteínas são criadas iguais, algumas formas de whey protein são melhores que outras.

Com as novas tecnologias de processamento, surgiram diferentes frações de WP relacionados ao seu conteúdo proteico, sendo elas com a obtenção de um concentrado, Whey Protein Concentrado (WPC), um isolado, Whey Protein Isolado (WPI), ou ainda um hidrolisado, Whey Protein Hidrolizado (WPH).

O que é Whey Protein Isolado?

É uma mistura de proteínas do soro do leite, que é a parte líquida do leite que se separa durante a produção de queijo.

Depois de ser separado durante a produção de queijo, o soro passa por várias etapas de processamento para se tornar o que as pessoas geralmente reconhecem como whey protein – um pó que é adicionado a shakes, receitas, barras de proteína, etc.

A proteína do soro não tem um sabor muito bom por si só, e é por isso que geralmente é encontramos as acrescidas de sabor. Pó de chocolate, baunilha e morango são as mais populares.

É importante ler a lista de ingredientes, pois alguns produtos podem conter aditivos não saudáveis, como o açúcar refinado.

O Whey Protein Isolado é a fonte de proteína mais pura disponível!

A proteína isolada do soro de leite (WPI) contêm concentrações de proteína de 90% ou superior. Durante o processamento há uma remoção significativa de gordura e lactose. Como resultado, indivíduos que são intolerantes à lactose muitas vezes podem consumir esse suplemento com segurança.

Embora a concentração de proteína nesta forma de proteína whey seja mais alta, muitas vezes contêm proteínas que se tornaram desnaturadas devido ao processo de fabricação. A desnaturação de proteínas envolve quebrar sua estrutura e acaba perdendo ligações peptídicas e reduzindo a eficácia da proteína.

Importante lembrar!

Embora o Whey Protein Concentrado seja a forma mais popular e consumida, a maioria dos estudos científicos avaliaram a proteína isolada de soro de leite.

Alguns benefícios do Whey Protein para a saúde.

Tem um valor nutricional muito alto e é uma das melhores fontes alimentares de proteína de alta qualidade. É altamente digerível e absorvido rapidamente em comparação com outras proteínas.

A proteína do soro do leite é excelente para promover o crescimento e a manutenção muscular quando associada ao treinamento de força.

Podem reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada, é eficaz na moderação dos níveis de açúcar no sangue, ajudam a reduzir a inflamação e podem ter efeitos benéficos na doença inflamatória intestinal.

A suplementação com Whey também pode fortalecer as defesas antioxidantes do corpo, promovendo a formação de glutationa, um dos principais antioxidantes do corpo e a longo prazo pode diminuir os níveis de colesterol.

A proteína do whey é muito saciante, mais ainda do que outros tipos de proteína. Isso torna um complemento útil para uma dieta de perda de peso.

REFERÊNCIAS:

  1. BOIRIE, Y., DANGIN, M., GACHON, P., et al. Slow and fast dietary proteins differently modulate postprandial protein accretion. Proc Natl Acad Sci U S A. 1997 Dec 23;94(26):14930-5.
  2. HOFFMAN, J.R., FALVO, M. J. Protein – Which Is Best? – Journal of Sports Science and Medicine, 2004.
  3. LEE, Y.M., SKURK, T., HENNIG, M., HAUNER, H. Effect of a milk drink supplemented with whey peptides on blood pressure in patients with mild hypertension. Eur J Nutr. 2007 Feb;46(1):21-7. Epub 2006 Dec 15.
  4. MA, J., STEVENS, J.E., CUKIER, K., et al. Effects of a protein preload on gastric emptying, glycemia, and gut hormones after a carbohydrate meal in diet-controlled type 2 diabetes.Diabetes Care. 2009 Sep;32(9):1600-2. doi: 10.2337/dc09-0723. Epub 2009 Jun 18.
  5. MARSHALL, K.Therapeutic Applications of Whey Protein. Alternative Medicine Review, Volume 9, Number 2, 2004.
  6. MARTINI, G. L. Elaboração e avaliação da composição química, física e sensorial de barras alimentícias adicionadas de proteína do soro do leite (Whey Protein). Porto Alegre, 2016.
  7. SPRONG, R.C., SCHONEWILLE, A.J., VAN, D.E.R. Dietary cheese whey protein protects rats against mild dextran sulfate sodium-induced colitis: role of mucin and microbiota. J Dairy Sci. 2010 Apr;93(4):1364-71. doi: 10.3168/jds.2009-2397.
  8. TIMOTEO, G. R., FERREIRA, M. C. M. Análise do teor de macronutrientes em suplementos dietéticos tipo whey protein. Revista Iniciare, Campo Mourão, v. 2, n. 1, p. 96-107, jan./jun. 2017.
  9. TSUTSUMI, R., TSUTSUMI, Y. M. Peptides and proteins in whey and their benefits for human health.  – Austin J Nutri Food Sci, 2014.
  10. ZHOU, L.M., XU, J.Y., RAO, C.P., et al.  Effect of whey supplementation on circulating C-reactive protein: a meta-analysis of randomized controlled trials. Nutrients. 2015 Feb 9;7(2):1131-43. doi: 10.3390/nu7021131.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *