Óleo de krill Essential Nutrition: benefícios do seu uso e onde comprar

Você já ouviu falar do óleo de krill da Essential Nutrition?

O óleo de krill é proveniente de um tipo de crustáceo (Euphausia superba), o qual é semelhante ao camarão.

É encontrado nas águas frias da Antártida e se alimenta de algas profundas do oceano.

O krill é fonte de alimento para muitos animais da região, como baleias, peixes, pinguins, crustáceos e alguns mamíferos. Possui alto valor biológico e nutricional!

Composição do krill

Possui em sua composição muitas vitaminas, como as: vitamina A, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D e E.

Além de conter muitos minerais, como o cálcio, selênio, zinco, sódio, manganês, potássio, cobre, fósforo, iodo, flúor, magnésio, entre outros.

É uma ótima fonte de proteínas e possui inúmeras propriedades importantes, ajudando na melhoria do sistema cardiovascular, no controle da pressão arterial, na redução dos riscos de esclerose, trombose e infarto.

É rico em Ômega 3!

Os ácidos graxos ômega 3 incluem:

  • o ácido alfa-linolênico (ALA), derivado principalmente de fontes vegetais;
  • ácido eicosapentaenóico (EPA);
  • e o ácido docosaexaenóico (DHA), derivado de fontes marinhas.

Os ácidos graxos DHA e EPA, sendo o primeiro correspondente a maior proporção (2:1), são considerados essenciais para o organismo.

O DHA é um componente de lipídios de membranas estruturais, especialmente de fosfolipídios no tecido nervoso e na retina.

O EPA pode ser transformado em eicosanoides (prostaglandinas, prostaciclinas, tromboxanos, leucotrienos e prostanoides).

Os eicosanoides participam na regulação da pressão arterial, da função renal, coagulação sanguínea, reações inflamatórias e imunológicas, entre outras funções em tecidos.

Outros metabólitos de EPA e DHA (resolvinas, protectinas) estão envolvidos na resolução da resposta inflamatória.

Esses ácidos graxos essenciais são fundamentais para o funcionamento do cérebro, tanto na vida adulta como no pré-natal e pós-natal, pois são os períodos de crescimento cerebral mais pronunciado.

O ômega 3 é proveniente da alimentação e as principais fontes são os peixes marinhos, frutos do mar e semente.

Porém, também pode ser obtido por meio de suplementos encapsulados e um deles é o óleo de krill.

Saiba mais sobre o ômega 3 aqui!

O óleo de krill da Essential Nutrition possui:

  • 100% puro óleo de Krill
  • 150mg EPA e 90mg de DHA por porção
  • Fonte de ômega 3, 6 e 9
  • Alta concentração de fosfolipídios
  • Astaxantina natural, um importante antioxidante
  • Certificação de sustentabilidade NSF international.

O óleo de krill da Essential Nutrition não contém:

  • Óleo de peixe
  • Metais pesados
  • Etoxiquina
  • Contaminantes
  • PCB’s e Dioxinas
  • Conservantes
  • Astaxantina sintética
  • Solventes químicos

Benefícios do óleo de krill

Preserva a saúde mental

Pois dificulta processos neurodegenerativos e preserva a capacidade cognitiva.

Têm efetividade em aumentar e melhorar a capacidade de aprendizagem, assim como a memória e a função cognitiva.

O ômega 3 na forma de EPA e DHA tem demonstrado um efeito positivo em relação à doença de Alzheimeir, através da redução do risco no desenvolvimento desta patologia.

Além do papel na construção da estrutura do cérebro como componentes de membranas celulares, eles atuam como mensageiros (moléculas de sinalização).

Além disso, eles estão envolvidos na síntese e função de neurotransmissores cerebrais e no sistema imunológico.

Melhora os níveis de colesterol

Uma vez que o óleo de krill diminui os níveis séricos de triglicerídeos, além de não promover aumento dos níveis de LDL.

Possui propriedades antiinflamatórias

O óleo de krill reduz a inflamação e a diminuição dos sintomas de muitos problemas, como as artrites, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade no local.

Ajuda a combater os sintomas da TPM

Auxilia na redução significativa dos sintomas da TPM, entre eles as dores nas mamas, o inchaço, as dores nas articulações, além dos sintomas de estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade e de descontrole emocional.

Acredita-se que este efeito esteja relacionado à influência dos ácidos graxos sobre a função cerebral.

Auxilia no emagrecimento e no controle de peso

Como o óleo de krill é rico em ômega 3, que auxilia na redução do processo inflamatório e ajuda a restabelecer a atividade celular do cérebro.

Dessa forma, o óleo de krill estimula o controle dos níveis de leptina, favorecendo o controle do apetite e ajudando a regular a queima dos depósitos de gordura.

Ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer

Devido ao ômega 3 que tem efeito na prevenção e na redução dos diversos tipos de tumores, como o câncer de mama, de próstata, do cólon, do pulmão, entre outros.

Acredita-se que o ômega 3 tenha a capacidade de inibir a metástase do tumor para outros tecidos do organismo.

Além disso, este nutriente também estimula o controle da atividade dos estrógenos que favorecem o surgimento do tumor mamário e sua proliferação para outros órgãos através da circulação sanguínea.

Ajuda a combater os sintomas da esteatose hepática

A esteatose hepática é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, sendo acompanhada de uma inflamação das células hepáticas.

Com o uso do óleo de krill em pessoas com essa patologia, há uma redução significativa na quantidade de gordura total presente no fígado.

Isso se deve, principalmente a função da quantidade de ácidos graxos presentes em sua composição e também em função da sua ação antiinflamatória.

Leia mais sobre os benefícios do óleo de krill.

Vantagens do óleo de krill da Essential Nutrition

Krill Oil Essential respeita o ciclo natural de vida do Krill, por ser criado livre no meio ambiente é também livre de etoxiquina, uma substância química utilizada na ração de animais com o objetivo de evitar a oxidação da gordura.

Em alguns países, essa substância já é proibida em virtude da falta de segurança em humanos e animais. A etoxiquina é facilmente encontrada em suplementos semelhantes no mercado, mas não no Krill Oil Essential.

Ele tem procedência da matéria-prima, pois tem sua origem das águas geladas da Antártica, ou seja, longe da contaminação.

Também possui astaxantina natural do próprio Krill (substância que proporciona a coloração vermelha natural do crustáceo) com um teor 30 vezes mais potente quando comparada com a astaxantina sintética.

A astaxantina, um pigmento encontrado no Krill, é um dos mais potentes antioxidantes entre os carotenoides.

A investigação científica sobre suas propriedades associadas com a saúde é bastante recente, expondo uma série de benefícios impressionantes.

É obtido por processo de extração a frio, patenteado e isento de solventes químicos que preserva suas propriedades bioativas.

Composição do óleo de krill da Essential Nutrition

Krill Oil Essential é composto por 40% de fosfolipídios, 30% de ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA) e, astaxantina. A presença dos fosfolipídeos facilita a absorção dos ácidos graxos EPA e DHA através das membranas, potencializando assim sua biodisponibilidade.

Apresentação do óleo de krill da Essential Nutrition

Vantagens do uso do óleo de krill em relação aos óleos de peixes marinhos

Os suplementos fontes de ômega-3, na forma de EPA e DHA, como o óleo de krill, apresentam uma maior quantidade desses compostos bioativos quando comparado com os peixes de água marinha, que apresentam proporção menor de EPA e DHA.

Outro fator importante a ser relatado é que o ômega-3 do óleo de krill não é armazenado apenas na forma de triglicerídeos, como ocorre no óleo do peixe.

Pois também exercem função estrutural ao incorporar de 30 a 65% na forma de fosfolipídios, que corresponde a lipídios de membrana celular.

Conheça mais quais as diferenças entre o óleo de peixe e o óleo de krill.

Como utilizar o óleo de krill da Essential Nutrition

Ingerir 2 a 4 cápsulas ao dia com as principais refeições ou conforme orientação de médico ou nutricionista.

Efeitos adversos

Os efeitos de doses suplementares de EPA e DHA, isolados ou combinados, em doses de até 1 g/dia aproximadamente, em longos períodos geralmente não causam efeitos adversos.

No entanto, alguns efeitos adversos descritos em associação com doses elevadas de EPA e DHA incluem: episódios de hemorragia, supressão da função imunitária, peroxidação lipídica aumentada e metabolismo de lipídios e glicose prejudicados.

Por isso, o Food and Drug Administration (FDA) recomendou não exceder a ingestão de 3 gramas por dia de EPA e DHA, para evitar possíveis efeitos adversos.

Lembre-se: é sempre importante procurar uma orientação correta de um médico e/ou nutricionista antes de iniciar o seu consumo!

Referências:

  1. ESSENTIAL NUTRITION. https://www.essentialnutrition.com.br/krill-oil
  2. GOUVEIA, R. A. Efeitos psicofarmacológicos do óleo de krill em camundongos swiss. Dissertação de Mestrado. UFPB. João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8803/2/arquivo%20total.pdf.
  3. VP Consultoria Nutricional. Segurança da suplementação de EPA e DHA. http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Nutrientes/nu-0188.pdf.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *