Os excelentes benefícios do açúcar de coco para a dieta

O açúcar de coco é considerado o açúcar mais sustentável do mundo!

Sabe porque?

A palma do coco é capaz de produzir 75% a mais de açúcar que a cana, além de utilizar menos água em sua produção!

Embora tenha chegado ao Brasil há não muito tempo, esse alimento não é um produto novo, ele já era utilizado há muitos anos pelos asiáticos, especialmente os do sudeste.

Como o açúcar de coco é produzido?

O açúcar de coco extraído da seiva das flores da palma e não do coco em si, o que muda um pouco sua composição nutricional com relação ao fruto. O coco é rico em gorduras saturadas, mas em sua maioria ácidos graxos de cadeia média, gorduras benéficas para a saúde e que se convertem em energia diretamente (todos presentes no óleo de coco).

Por outro lado, o açúcar de coco não contém quantidades significativas deste nutriente, porém é riquíssimo em outros nutrientes muito importantes, como citaremos logo abaixo.

Para produzir o açúcar portanto, o néctar é retirado das flores e aquecido rapidamente em uma caldeira. A partir daí, é formado um caramelo grosso que posteriormente é arrefecido e triturado em “minicristais”. Por fim, o açúcar de coco é embalado e enviado para os pontos de distribuição.

Apesar de o valor energético não ser significativamente diferente, este adoçante natural é mais rico do ponto de vista nutricional, fornecendo vitaminas e minerais.

Benefícios associados ao açúcar de coco

Além disso, apresenta baixo índice glicêmico (IG= 35)!

A responsável por isso é a inulina!

Essa fibra, assim como muitas outras possui o poder de retardar a absorção da glicose. Isso automaticamente explica o motivo desse alimento ter um índice glicêmico inferior ao que encontramos no açúcar refinado.

Em adição a inulina é considerada uma fibra prebiótica, que ajuda na manutenção e crescimento da flora intestinal.

Todos esses nutrientes listados acima ajudam a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, combatem os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce), além de melhorarem a disposição, cicatrização e outras funções fisiológicas.

Já o índice glicêmico é uma maneira de mensurar o impacto dos carboidratos sobre a glicemia (“quantidade” de açúcar que circula no sangue). Portanto, de forma bem simplificada, quanto menor o IG, mais lenta é a absorção da glicose no sangue e menos abruptas são as elevações da mesma.

Quando a glicemia sobe, o pâncreas produz insulina, até aí tudo normal… o problema é que quando temos picos abruptos e frequentes na glicemia, o nosso corpo passa a não responder adequadamente à insulina (o que é denominado resistência à insulina) e é quando temos o surgimento da diabetes mellitus tipo 2.

O açúcar de coco, quando consumido com moderação e associado a um estilo de vida saudável, não permite que esses picos glicêmicos abruptos ocorram, evitando assim o desenvolvimento de doenças como o DM e demais patologias associadas (obesidade, doenças cardiovasculares, gordura no fígado etc).

Assim sendo, graças ao conjunto de fatores descritos acima, tem se associado ao consumo moderado do açúcar de coco o controle da saciedade, e consequentemente perda de peso, isso porque como a glicose é absorvida mais lentamente e fica “disponível” por mais tempo na corrente sanguínea evitaria aqueles picos de fome repentinos.

Rico em antioxidantes e minerais

O açúcar de coco contém uma grande variedade de minerais em sua composição (zinco, magnésio e ferro são utilizados em alguns processos metabólicos responsáveis pelo combate aos radicais livres).

Esses minerais tem o poder de servir como antioxidantes e regular uma série de eventos fisiológicos em nosso organismo.

Pode melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular

O alimento possui boas quantidades de nitrogênio, sódio, potássio e magnésio em sua composição. A união desses sais minerais pode potencializar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Por isso, quando ingerido de forma moderada o açúcar de coco pode prevenir algumas doenças como infarto, pressão alta, AVC e até mesmo insuficiência renal.

Porém é necessário bom senso e cuidado com a quantidade ingerida, mesmo possuindo um índice glicêmico menor que o açúcar refinado tradicional, trata-se ainda de um açúcar e rico em carboidrato.

Comparativo dos índices glicêmicos:

Açúcar branco refinado = 92

Mel = 83

Açúcar Mascavo = 80

Açúcar Cristal branco = 68

Açúcar de coco = 35

Mas é bom ficar ligado…

Embora tenha uma série de micronutrientes importantes e um IG baixo, vale ressaltar que o açúcar de coco é composto por aproximadamente 70-80% de sacarose, 3% de glicose e 9% de frutose.

Por esse motivo, diabéticos devem ter cuidado ao consumir esse alimento, assim como pessoas saudáveis, uma vez que em excesso também pode trazer malefícios.

Portanto, lembre-se de que o açúcar de coco é “melhor” do que o açúcar refinado, mas ainda assim o melhor mesmo continua sendo não utilizar açúcar de adição.

Referências:

  1. Vaughan, John; Geissler, Catherine (2009). The New Oxford Book of Food Plants (em inglês). [S.l.]: OUP Oxford. p. 107.
    Gardner E. Alternative sugars: Coconut sugar . Br Dent J. Nov 24;223(10):74, 2017.
  2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/ .

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *