Pimenta caiena: O que é, benefícios e como usar

A pimenta caiena é uma espécie de pimenta do gênero dos pimentões, pimentas doces para páprica, pimentas picantes (como “jalapeño”), além de variedades ornamentais. É rica em capsaicina, uma substância que alivia a dores, melhora a circulação do sangue, melhora a digestão e ainda ajuda a emagrecer. Ela pode ser consumida fresca, em pó, na forma de chá, de cápsulas ou em conserva.

Leia também: Pimenta e os seus benefícios para a saúde!

O que é a pimenta caiena?

A pimenta caiena é nativa da América Central, mais precisamente da Guiana Francesa, e o seu nome se deve justamente à sua capital, Caiena (ou Cayenne).

O seu nome científico é Capsicum annuum e também é chamada de “pimentão de cheiro”.

Apesar de ser muito utilizada nos países da América Central para temperar peixes, aves e molhos, aqui no Brasil ainda não é tão famosa.

Ela é uma mistura de pimentas vermelhas como a malagueta e a dedo-de-moça. É encontrada, geralmente, na forma moída em pó e apresenta um sabor bastante forte e ardido.

Tipos de pimenta: conheça suas diferenças, benefícios e como usar!

Composição nutricional da pimenta caiena

As pimentas caienas são muito ricas em:

A capsaicina é um composto responsável pelo sabor picante da pimenta e é encontrada principalmente na parte mais esbranquiçada da mesma, onde ficam as sementes.

Age combatendo as inflamações, prevenindo o envelhecimento precoce e “desintoxicando” o organismo. Além disso, aumenta a absorção de vitaminas, minerais e proteínas.

Benefícios da pimenta caiena

Perda de peso

A pimenta caiena, por ser termogênica, ajuda a aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo e, assim, favorece a perda de peso.

Melhora a circulação do sangue

A capsaicina estimula o relaxamento das artérias e, dessa forma, melhora o fluxo do sangue.

Alivia a dor

A pimenta caiena tem poder analgésico, diminuindo e aliviando as dores em geral. Ela pode ajudar em casos de dor de dente, por exemplo, para isso é só usar um cotonete umedecido com a pimenta caiena diluída em água morna.

Combate os radicais livres

Por ser rica em vitaminas A, C e E, a pimenta caiena possui ação contra o envelhecimento precoce, protegendo melhor o organismo.

Previne o câncer

A capsaicina, a vitamina C, a vitamina A e o ácido fólico atuam na proteção contra os agentes do câncer e, assim, tem função de prevenir o câncer.

Previne doenças do coração

A capsaicina diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e evita o acúmulo de gordura na parede das artérias, protegendo o organismo das doenças do coração.

Melhora a digestão

A pimenta ajuda a estimular a produção e secreção de saliva, bile e dos ácidos estomacais e, dessa forma, melhora a digestão e reduz gases, diarreias, constipação e cólicas.

Além disso, a capsaicina possui um grande poder de cicatrização e protege a mucosa do estômago. Entretanto, é importante destacar que a pimenta caiena não causa úlcera, gastrites, hemorroidas e diverticulites, o que ela pode acarretar é agravar o quadro em quem já tem essas doenças.

Melhora a diabetes

A capsaicina diminui os níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar os picos de glicemia.

É afrodisíaca

A pimenta fornece energia e muita disposição, além de agir diretamente na libido por causa da capsaicina, que possui efeito de aumentar a produção de hormônios sexuais e de serotonina, uma substância que proporciona bem estar.

Como utilizar a pimenta caiena?

A pimenta caiena pode ser consumida fresca ou processada na forma de molhos líquidos (frutos verde-imaturos ou vermelho-maduros), desidratados na forma de flocos ou pó, na forma de chá, de cápsulas ou ainda em conservas.

Entretanto, a forma mais fácil e eficiente de aproveitar todos os benefícios da pimenta é na forma de chá, principalmente para aliviar o descongestionamento do nariz.

A receita do chá de pimenta caiena é:

  • 1/2 colher (café) rasa de pimenta caiena
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 5 cravos
  • Anis estrelado

Modo de preparo: ferver a água e depois acrescentar todos os ingredientes. Depois de 5 minutos, desligar o fogo e coar.

Ela ajuda no emagrecimento?

O uso da pimenta durante as refeições diminui o apetite, além de reduzir a vontade de consumir alimentos calóricos como frituras e doces. Isso ocorre principalmente em pessoas que não possuem o hábito de consumir pimentas e, por isso, possuem uma maior sensibilidade aos efeitos das pimentas.

Além disso, quando nos alimentamos, os nutrientes precisam ser digeridos, não é mesmo? É nesse momento que a capsaicina faz com que utilize a energia através dos depósitos de gordura.

Por ser um alimento termogênico, a pimenta ajuda a acelerar o metabolismo, ou seja, ajuda o organismo a utilizar mais as reservas de gordura.

Além do mais, por aumentar a temperatura do corpo, melhora a circulação do sangue o que ajuda na eliminação de toxinas e melhora a oxigenação de todo o corpo.

Contraindicação

O consumo da pimenta caiena é contraindicado às pessoas com problemas no estômago e as sensíveis à pimenta!

Referências:

  1. EMBRAPA. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/pimenta/arvore/CONT000gn0frh1202wx5ok0liq1mq56ppjjs.html.
  2. BARDUZZI, Juliana Ferreira. Extração e Quantificação da Capsaicina em Pimenta Dedo-demoça./Juliana
    Ferreira Barduzzi. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA — Assis, 2011. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0811290529.pdf.
  3. BUTTOW, Miriam Valli et al . Diversidade genética entre acessos de pimentas e pimentões da Embrapa Clima Temperado. Cienc. Rural,  Santa Maria ,  v. 40, n. 6, p. 1264-1269,  June  2010 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600004.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *