Pimenta Dedo-de-moça: O que é, benefícios e como usar

Dentre os alimentos considerados termogênicos, as pimentas ganham destaque.

No Brasil, uma das variedades mais cultivadas e utilizadas está a pimenta dedo-de-moça.

Quanto à forma de apresentação você vai encontrá-la em em pó (moída), desidratada, fresca, em conserva ou como molho.

Por ser um item muito versátil ela pode ser usada para turbinar aquele shot matinal, ou até mesmo na salada do seu almoço.

Se você quer aproveitar apenas o sabor e aroma especiais que essa pimenta pode agregar ao seu prato, sem aquele ardido característico, sem problemas…é só retirar as sementes que são mais picantes!

Entretanto, ao consumir a dedo-de-moça não é só o sabor e aroma que serão adicionados ao seu prato. Em sua composição estão substâncias que podem trazer muitos benefícios à saúde!

O que é pimenta dedo-de-moça

Planta originária da América do Sul, cientificamente denominada Capsicum baccatum L., é uma das pimentas mais consumidas no Brasil, principalmente do Sul e Sudeste do país, onde também recebe o nome de chifre de veado e pimenta vermelha. Quando seca e picada é conhecida ainda como pimenta calabresa.

A pimenta dedo-de-moça é rica em capsaicina, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e magnésio. E é devido à essa composição que se associam inúmeros benefícios ao seu consumo.

Benefícios da pimenta dedo-de-moça

Dentre as substâncias mais estudadas proveniente da pimenta dedo-de-moça está a capsaicina! Aqui cabe uma observação muito pertinente quando falamos da ingestão da pimenta:

A capsaicina não é destruída, nem perde suas propriedades nutricionais, quando a pimenta é frita ou conservada em óleo por um longo período de tempo;

Ou seja, de maneira geral, independente da forma como você consuma a pimenta, ela ainda vai fornecer todas as substâncias benéficas ao seu corpo!

A capsaicina é utilizada na medicina há muitos séculos. Historicamente foi uma das primeiras plantas cultivadas nas Américas, onde os indígenas já a utilizavam para aliviar dores nas “juntas”.

Até parece que a versatilidade que encontramos na maneira como a pimenta pode ser usada se estende para os benefícios que a capsaicina traz, isso porque especialistas vêm mostrando que ela é eficiente desde o tratamento de resfriados à prevenção de alguns tipos de câncer.
Com grande poder anti-inflamatório e antioxidante, a capsaicina é uma substâncias ativa no tratamento de inúmeras doenças, entre elas dores articulares causadas por artroses e atrites, pressão alta, colesterol, além de prevenir algumas doenças do coração e dos vasos sanguíneos como infarto, derrame cerebral, entre outras.
Além disso, a capsaicina é uma das “queridinhas” de quem está procurando por um alimento termogênico, uma vez que estudos demonstraram que a adição de pimenta vermelha aos alimentos auxiliaria na digestão e queima de calorias mais rapidamente, acelerando assim o metabolismo!
Relatos científicos de que ela atua prevenindo alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago, também são encontrados!
Cremes e pomadas à base de capsicina também são utilizados para o tratamento de lesões esportivas, como torções.
Além da capsaicina, outras substâncias encontradas em grandes quantidades nessa pimenta são vitamina A e C, que também atuam como antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce e estresse oxidativo.

Fique atento…

O uso excessivo de pimenta pode provocar o surgimento de problemas do estômago (úlceras) e/ou hemorroidas. Além disso, também podem aparecer sintomas do tipo suor excessivo, aumento da pressão e aceleração de batimentos cardíacos.

Portanto, a quantidade consumida deve ser moderada, visto que o aparecimento desses “efeitos colaterais” varia muito entre os indivíduos.

Resumo:

A pimenta dedo-de-moça é rica em capsaicina, a qual está relacionada a benefícios como: prevenção do envelhecimento precoce, aceleração do metabolismo (efeito termogênico), auxilio no tratamento de doenças do coração, doenças articulares e até mesmo prevenção de alguns tipos de câncer.

Entretanto, deve-se ter cautela com a quantidade consumida para evitar os efeitos colaterais tais como: dores e problemas no estômago, hemorroidas, aumento de pressão arterial, etc.

Como usar a pimenta dedo-de-moça

Abaixo preparamos algumas sugestões para que você possa incluir hoje mesmo a pimenta dedo-de-moça no seu cardápio diário:

Shots matinais

Sabe aqueles shots utilizados como desjejum para dar um “up” no dia? Normalmente as receitas levam: limão, gengibre, cúrcuma, própolis, entre outros ingredientes. Experimente adicionar uma pitada de pimenta dedo-de-moça moída e turbine os efeitos antioxidantes, anti-inflamatório e termogênico do seu shot!

Saladas com frutos do mar ou frango

A pimenta dedo-de-moça harmoniza muito bem com frutos do mar, carne de aves e bovinos. Só não vai muito bem com carne suína, mas é uma questão de gosto.

Experimente, colocar umas gotinhas de molho de pimenta dedo-de-moça, ou mesmo salpique uma pitada dela moída no seu prato!

Você vai ganhar em sabor, aroma e saúde!

Sucos funcionais

Experimente adicionar ao seu suco funcional uma pitada de pimenta fresca!

Chocolate 70% com pimenta dedo-de-moça

Essa sugestão é uma estratégia muito interessante, uma vez que soma os benefícios do chocolate cacau 70% com os da pimenta!

Derreta 1 tablete grande de chocolate 70% em banho maria e adicione 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada (preferencialmente seca). Coloque em forminhas de gelo e leve ao refrigerador!

Leia também: Tipos de pimenta: conheça suas diferenças, benefícios e como usar!

Referências: 

  1. Rodrigues, C., Sakashita, M., Amaral V., Cortez, L. E. R. ESTUDO DA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DA PIMENTA DEDO-DE-MOÇA (Capsicum baccatum L.). Anais Eletrônicos. VII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Centro Universitário de Maringá. Editora CESUMAR. Maringá – Paraná – Brasil. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2011/anais/camila_rodrigues%20(2).pdf;
  2. Bogusz, S. Jr., Libardi, S. H., Dias, F. F., Coutinho, J. P., Bochi, V. C., Rodrigues, D., Melo, A. M., Godoy, H. T. Brazilian Capsicum peppers: capsaicinoid content and antioxidant activity. J Sci Food Agric. 2018 Jan;98(1):217-224. doi: 10.1002/jsfa.8459. Epub 2017 Aug 17. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28573647;
  3. Massabni, A. C. Capsaicina: da pimenta para usos terapêuticos. CRQ4. Disponível em: https://www.crq4.org.br/quimica_viva_capsaicina;
  4. Srinivasan,  K. Biological Activities of Red Pepper (Capsicum annuum) and Its Pungent Principle Capsaicin: A Review. Crit Rev Food Sci Nutr. 2016 Jul 3;56(9):1488-500. doi: 10.1080/10408398.2013.772090.  Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25675368;

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *