Porque devemos suplementar com glutamina?

Há algum tempo, a glutamina, um tipo de aminoácido, vem sendo denominada como “condicionalmente essencial” e o motivo disso é que fazer a suplementação com glutamina pode melhorar a gestão nutricional e aumentar a recuperação muscular, melhorar quadros de estresse, ansiedade e recuperação de pessoas doentes.

Dentre suas muitas funções, atua como geradora de energia, construtora e conservadora muscular e, além de melhorar o sistema imunológico.

Para entender melhor isso, precisamos saber que quando um aminoácido é denominado “essencial” significa que o corpo não pode produzi-lo, precisando ser adquirido de fonte externa.

No caso da glutamina, ela não recebe a denominação “essencial”, visto que o organismo a produz, porém isso não quer dizer que suplementar com glutamina deva ser descartado, pelo contrário, ela pode ser uma aliada essencial em uma boa dieta.

Afinal, durante o estresse, alguma doença, prática diária de atividade física, entre outros, os requisitos do corpo para a glutamina parecem exceder a capacidade do indivíduo de produzi-la em quantidades suficientes.

Vantagens de suplementar com glutamina

Sua suplementação, por exemplo, pode melhorar a gestão nutricional e aumentar a recuperação muscular, melhorar quadros de estresse, ansiedade e recuperação de pessoas doentes.

Uma vez que células do sistema imune necessitam de glutamina para a manutenção de suas funções e o exercício físico induz o aumento da atividade dessas células, a correlação entre glutamina e sistema imune tem sido muito estudada.

A redução da disponibilidade de glutamina, ocorrida após exercícios moderados ou intensos e prolongados pode, de alguma forma, estar envolvida no desenvolvimento de doenças, em especial, as infecções do trato respiratório superior.

A suplementação com L-glutamina tem sido estudada como alternativa de atenuar ou mesmo de reverter tais eventos induzidos pelo exercício físico.

Além disso a suplementação de glutamina, após exercício de alta intensidade, promoveu o aumento dos estoques de glicogênio muscular, fato que pode beneficiar a recuperação da lesão induzida pelo exercício.

Em pessoas saudáveis e que buscam qualidade de vida, suplementar com glutamina proporciona diversos benefícios: reduz a inflamação do corpo, sendo um importante suplemento anti-inflamatório, melhora a imunidade, ajuda na perda de peso e reduz os “ataques de fome” por ajudar a controlar a ansiedade, entre outros.

Funções da glutamina em nosso corpo

Dentre suas muitas funções, a glutamina atua como geradora de energia, construtora e conservadora muscular e, no campo do sistema imune.

Ela tem importante papel no combate a infecções e beneficia a saúde ou função intestinal através de uma melhor absorção de nutrientes e seu papel como reguladora da permeabilidade/barreira intestinal.

Uma revisão de evidência científica e clínica pesquisou sobre a suplementação com glutamina entre pessoas que apresentem qualquer forma de disbiose intestinal – um transtorno no qual as bactérias da flora intestinal se desequilibram tendo como causas a exposição a antibióticos, uso de álcool em excesso, dieta inapropriada e estresse.

A glutamina é um dos principais nutrientes para manter a função de barreira ou permeabilidade intestinal em humanos.

Neste quesito, conforme a revisão, a sua depleção resulta em atrofia de vilosidades, diminuição da expressão de proteínas e aumento da permeabilidade intestinal.

As vilosidades intestinais (dobras da camada epitelial dos intestinos), ampliam a área de contato, assim aumentando a absorção dos nutrientes após a digestão.

Portanto, para manter a manutenção de uma mucosa intestinal saudável, sugere-se suplementar com glutamina, probióticos e prebióticos, além de uma alimentação rica em alimentos crus, como frutas e verduras, com uma ingestão adequada de água e aliada a hábitos saudáveis.

Como fazer a suplementação com glutamina?

Sabemos que antes de iniciar qualquer tipo de suplementação alimentar é essencial se consultar com um nutricionista, o único profissional de saúde apto para confirmar ou não a necessidade da suplementação, além de indicar a melhor forma para realizar a mesma.

No entanto, de maneira geral, a glutamina em pó pode ser diluída apenas em água, em águas aromatizadas (com a adição de frutas cítricas, por exemplo) ou, ainda, ser adicionada em shakes, sucos e vitaminas de frutas, além de poder ser misturada com iogurtes, iogurte de Kefir, entre outros.

Por não ter gosto, é um suplemento muito fácil de consumir, pois não altera o sabor original dos produtos em que é adicionado.

A forma mais comum de suplementação é a glutamina em pó. Pode ser de origem animal ou vegetal.

Em relação as quantidades de glutamina que devemos consumir, deve-se respeitar a individualidade de cada pessoa, mas recomenda-se um limite de 5 a 10g do suplemento por dia.

O momento ideal para o consumo (ao acordar, antes de dormir ou após a atividade física) dependerá exclusivamente dos objetivos de cada paciente.

Consulte SEMPRE um nutricionista ou médico!

E além da suplementação?

Além de pensarmos em sua suplementação, é sempre bom lembrar que a glutamina está presente naturalmente em diversos alimentos de origem animal e de origem vegetal, veja só:

  • Carnes em geral (de boi, aves, de porco)
  • Peixes
  • Ovos
  • Leites, queijos e iogurtes
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha e favas)
  • Verduras e legumes (repolho, beterraba, espinafre, couve)

Confira o texto “Quais alimentos contêm glutamina?” e entenda mais sobre eles!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *