Probiótico Simfort: O que é, como tomar e onde comprar

Você já ouviu falar no probiótico Simfort? O que ele é, como tomar e onde comprar?

O que é ?

Simfort é um mix de probióticos (micro-organismos vivos) em sachês que traz diversos benefícios para a saúde e contribui para uma flora intestinal saudável. Assim como a maioria dos suplementos de probióticos é isento de glúten.

Sua composição consiste de cinco cepas de micro-organismos: Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium bifidum.

Cada um desses micro-organismos desempenham funções importantíssimas no que tange a saúde de quem os consome. Por isso incluir este tipo de probiótico no dia a dia é muito interessante quando se objetiva melhorar e manter a saúde em sua totalidade.

Veja abaixo como cada micro-organismo que compõe o Simfort contribui na promoção de saúde de quem o consome:

Lactobacillus acidophilus:

Ocorre naturalmente no trato gastrointestinal, urinário e genital, favorecendo o adequado funcionamento do organismo. Também é encontrado em certos produtos fermentados, como kefir, iogurte e chucrute.

O Lactobacillus acidophilus é um micro-organismo que produz ácido lático a partir da lactose, beneficiando indivíduos com intolerância à lactose.

Como probiótico, o Lactobacillus acidophilus melhora a função imune, diminuindo a ocorrência de alergias e infecções urogenitais, bem como melhorando o perfil lipídico e reduzindo a intolerância a lactose. Mais recentemente, tem sido demonstrado o papel deste probiótico no controle glicêmico em diabetes melitus tipo 2.

O uso de probióticos, como o Lactobacillus acidophilus, reduz ainda os episódios de diarreia associada a administração de antibióticos, ao restaurar e manter adequada a composição da flora intestinal.

Lactobacillus casei:

Este micro-organismo também converte a lactose em ácido láctico, produto mais facilmente digerido em situações de intolerância a lactose.

Está naturalmente presente na mucosa intestinal humana e é frequentemente utilizada na indústria alimentícia, especialmente para a produção de laticínios, como bebidas fermentadas e maturação de certos queijos.

Como probiótico, o Lactobacillus casei melhora a digestão, reduz a intolerância a lactose, fortalece o sistema imunológico e alivia a constipação intestinal, além de participar da produção e otimizar a absorção de vitaminas do complexo B e vitamina K.

Este probiótico tem demonstrado ainda restaurar a função da barreira intestinal comprometida pelo uso de anti-inflamatórios não esteroidais, bem como atuar na recomposição da microbiota intestinal.

Lactococcus lactis: 

Melhora a função imune, diminuindo a ocorrência de alergias e modulando o processo inflamatório.

Neste sentido ainda, L. lactis melhora os sintomas associados às doenças inflamatórias intestinais, sendo uma abordagem terapêutica alternativa à terapia farmacológica usualmente empregada nessas condições, que em geral apresenta diversos efeitos colaterais.

O Lactococcus lactis melhora também a frequência das evacuações e a consistência das fezes, auxiliando no manejo da constipação crônica (intestino preso).

Benefícios sobre aspectos cutâneos, como hidratação e elasticidade da pele também foram observados com a suplementação deste probiótico.

Bifidobacteria lactis:

Por sua capacidade de se ligar à parede do intestino, promove o equilíbrio da flora intestinal de forma a melhorar as respostas imunológicas do organismo frente à micro-organismos causadores de doenças.

Bifidobacterium lactis melhora a consistência e a frequência das fezes, auxiliando na melhora da constipação, inclusive em crianças.

A intervenção com Bifidobacterium lactis também auxilia no combate à obesidade, melhora os níveis lipídicos e marcadores inflamatórios.

Bifidobacteria bifidum:

B. bifidum faz parte da microflora benéfica que produz ácidos (Lático e Acético) no intestino grosso e dificultam a colonização de bactérias indesejáveis tais como E. coli, Clostridium, e Salmonella, além das leveduras.

Além disso, estes micro-organismos ajudam o funcionamento saudável do fígado, além de promoverem a produção de vitaminas do complexo B e ajudarem a assegurar a regularidade dos movimentos peristálticos do intestino.

Esta cepa tem sido usada na produção de alimentos contendo bifidobactérias, tais como leites fermentados, e em preparações terapêuticas para o tratamento de vários distúrbios digestivos em crianças.

Ainda neste sentido, as Bifidobacterium bifidum ajudam a melhorar a absorção vários minerais, principalmente o cálcio, além de diversas vitaminas, principalmente as do complexo B.

Também ajudam o organismo a eliminar os resíduos digestivos de alimentos não totalmente digeridos.

É importante lembrar…

O consumo de probióticos – na forma de suplementos ou de alimentos – deve ser acompanhado de uma alimentação saudável e ricas em fibras, pois as fibras são os principais alimentos para os probióticos, favorecendo sua sobrevivência no intestino.

Idealmente os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviverem ao ácido gástrico e a chegarem até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.

Apresentação:

  • Embalagem com 30 sachês de 2g
  • Embalagem com 10 sachês de 2g

Como preparar?

Os sachês devem ser dissolvidos em água e ingeridos logo após o seu preparo.

De acordo com o fabricante, não é indicado dissolver o produto em líquidos quentes. O modo de se preparar é simples, porém deve-se atentar para diluir o conteúdo do sachê na quantidade certa de água que é 100ml.

O pó deve ser bem dissolvido com a ajuda de uma colher. Mulheres grávidas e crianças de até 3 anos somente devem consumir o Simfort sob orientações de um profissional habilitado e competente.

Benefícios citados pelo fabricante:

Alegação de propriedade funcional aprovada:

  • Os lactobacillus acidophilus, lactobacillus casei, lactococcus lactis, bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium lactis contribuem para o equilibro da flora intestinal.

Diferenciais citados pelo fabricante:

  • Resistente ao pH do estômago, como todas as bactérias ácido-láticas probióticas;
  • Composto por lactobacilos e bifidobactérias – mais amplitude de atuação no trato gastrointestinal;
  • Bactérias probióticas em quantidades ideais (1×109 UFC/g de cada um dos micro-organismos) – 5 bilhões de micro-organismos vivos;
  • Cepas liofilizadas (processo que dispensa o acondicionamento em geladeira);
  • Praticidade em formato de sachê.

Onde comprar?

Você pode comprá-lo aqui mesmo no super clube fit com toda a tranquilidade e segurança pois somos revendedores oficiais da Vitafor.

Referências:

  1. BARBOSA, F.H.F; et al. O Gênero Bifidobacterium: Dominância à favor da vida. Ciência Equatorial, vol.1, n.2, 2011. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/cienciaequatorial/article/view/561/392
  2. BARBOSA, F. H. F. et al. Perfil de Susceptibilidade Antimicrobiana de Bifidobacterium bifidum Bb12 e Bifidobacterium longum Bb46. Rev Biol Cien Terra, v.1, n.2, ISSN 1519-5228, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26423680_Perfil_de_Susceptibilidade_Antimicrobiana_de_Bifidobacterium_bifidum_Bb12_e_Bifidobacterium_longum_Bb46
  3. REINERT. Multicentric study of the effect of milk fermented by Lactobacillus casei on the incidence of diarrhea, 2000. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11220983
  4. Ramasamy R, et al. Immunogenicity of a malaria parasite antigen displayed by Lactococcus lactis in oral immunisations; Vaccine 24; pg:3900-8, 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16545511
  5. VITAFOR BRASIL. https://www.vitafor.com.br/pt/produto/simfort.

2 Comments

  1. Avatar
    • Fernanda Heitzmann

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *