Proteína da Carne Beef Protein: O que é, como tomar e onde comprar

Atualmente, muitas são as opções de suplementação disponíveis no mercado. Com isso, a necessidade de buscar informações sobre os inúmeros produtos oferecidos também aumenta.

Com a finalidade de auxiliar na busca de informações sobre suplementos alimentares, abordaremos neste post a proteína da carne ou “Beef Protein”.

Você sabe o que é esse suplemento, ou como consumi-lo e onde encontrar para comprar?

Se você também quiser entender melhor a diferença entre o Beef Protein e o Whey Protein, você pode clicar aqui e ler nosso post que abordou esse assunto!

O que é Beef Protein?

O “Beef Protein” nada mais é do que proteína da carne em pó!

Para obter um “beef protein” de qualidade, a carne bovina deve ser submetida ao processo de purificação, sem utilização de produtos químicos, no qual a proteína é isolada, hidrolisada e ultrafiltrada até a obtenção de pequenas estruturas – chamadas peptídeos – que são absorvidos pelo organismo de maneira muito mais eficiente.

Dentre as vantagens de se optar pelo consumo deste suplemento, podemos citar:

  • o elevado conteúdo de creatina (aproximadamente 15 vezes mais creatina que uma porção de carne);
  • fonte de aminoácidos essenciais (que são aqueles obtidos exclusivamente através da alimentação);
  • rico em aminoácidos precurssores da creatina;
  • altas concentrações de cálcio, ferro, selênio, fósforo, zinco;
  • contêm vitaminas do complexo B (tais como B3, B6 e B12);
  • apresenta baixo teor de gordura, carboidrato e colesterol, tornando-a uma proteína de rápida absorção.

Além disso, a beef protein é ideal para alérgicos ou intolerantes à lactose ou ao glúten, além do uso prescrito para diabéticos pelos motivos listados acima.

Fique ligado nos rótulos e aminogramas!

A carne bovina é composta em média por 95-99% de proteínas e 1-5% de colágeno, elastina, ou reticulina, sendo que a quantidade de carboidratos varia de 0,8 a 1%, que seriam atribuídos ao glicogênio muscular.

Seguindo essa linha de raciocínio, você deve ter atenção ao produto que vai comprar!

Ao compararmos o rótulo de alguns produtos (foque também no aminograma, que é aquela lista de aminoácidos que deveria estar informada junto ao rótulo), o subproduto colágeno, que é constituído de aminoácidos como a hidroxiprolina, prolina e glicina, e é encontrado majoritariamente nos tendões, ligamentos, e em menor parte nos músculos (1%-5%), pode estar em grandes quantidades.

Mas se “teoricamente” estamos comprando carne em pó, esses subprodutos não deveriam estar em altas concentrações, certo?!

O que acontece é que nesses produtos, grande quantidade de tecido cartilaginoso é processada juntamente com a mínima parte da fração muscular, e ao contrário do que se pensa, tendões, peles e partes gordurosas aparentes não são retirados, não isolando adequadamente, a fração muscular antes de ser processada.

Que fique claro, colágeno é importante sim, mas para outras funções que não especificamente o ganho de massa muscular!

Entretanto, estamos falando de carne em pó e não tendões e pele. O que importa aqui é um aminograma consistente que vai de fato te ajudar a ganhar massa magra!

Como tomar o “beef protein”?

A maioria dos fabricantes sugerem que o consumo seja feito da seguinte forma:

Adicione 1 scoop ou sachê em aproximadamente 200ml de água e misture até total homogeneização. Beber antes ou após atividade física ou conforme orientação do médico ou nutricionista.

Lembrando sempre que, para determinar as doses e momentos mais adequados para o consumo, você deve consultar um nutricionista!

Onde comprar?

Se você se interessou pelo Beef Protein e quer experimentar incluí-lo na sua rotina, você pode encontrar os melhores produtos do mercado clicando aqui!

Referências

  1. Detzel C.J, Petschow B.W., Johnson N., and Weaver E.M.. Comparison of the amino acid and
    peptide composition and postprandial response of beef, hydrolyzed chicken, and whey protein nutritional preparations. Functional Foods in Health and Disease. 6(10): 612-626, 2016.
  2. Sharp et al. The effects of beef protein isolate and whey protein isolate supplementation on lean mass and strength in resistance trained individuals – a double blind, placebo controlled study Journal of the International Society of Sports Nutrition. 12(Suppl 1):P11, 2015. Disponível em: http://beefprotein.com.br/site/artigos/19.pdf;
  3.  Young, J.F., Therkildsen, M., Ekstrand, B., Che, B. N., Larsen, M. K., Oksbjerg, N.,  Stagsted, J. Novel aspects of health promoting compounds in meat. Meat Science 95, 904–911, 2013. Disponível em: http://beefprotein.com.br/site/artigos/11.pdf;
  4. Baltić Ž. Milan1, Bošković Marija1, Ivanović Jelena1, Janjić Jelena1, Dokmanović Marija1,
    Marković Radmila1, Tatjana Baltić2. Bioactive peptides from meat and their infl uence on
    human health. Tehnologija mesa 55 (2014) 1, 8–21. Disponível em: http://beefprotein.com.br/site/artigos/3.pdf;
  5. Essential Nutrition. Disponível em: https://www.essentialnutrition.com.br/beef-protein-essential-c-15-saches#tabela02.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *