Proteína em excesso faz mal?

Muitas pessoas acreditam que quanto mais proteínas elas ingerirem, melhor para o emagrecimento e ganho de músculos. Porém, apesar de todos os seus benefícios indiscutíveis quando consumida de maneira equilibrada, a proteína em excesso não traz melhores resultados.

O que é a proteína?

A proteína é um nutriente extremamente importante para o corpo humano. Além da manutenção da massa muscular e de inúmeros tecidos, exerce diversas funções hormonais, metabólicas e imunológicas no organismo. São formadas por aminoácidos, classificados nutricionalmente em dois grupos – essenciais (que precisamos obter por meio da dieta) e não essenciais (que o corpo é capaz de produzir).

Recomendação de proteína

A recomendação de proteínas para a população saudável é de 0,8g por quilo de peso por dia, dependendo da individualidade e do estado de saúde de cada um. No entanto, no Brasil se consome muito mais proteínas do que o recomendado. Por exemplo: em um prato saudável, a recomendação de consumo de carne é de aproximadamente um bife pequeno, mas a maioria das pessoas consome mais que isso.

Mas porque proteína em excesso faz mal?

O consumo de proteínas aumentou significativamente desde que a mídia começou a expor seus benefícios e a vender inúmeros produtos à base de proteína. Isso fez com que a população achasse que quanto mais proteínas consumisse, melhor, sem se atentar ao fato de que esse nutriente em excesso pode causar danos à saúde. Há suspeitas de que o excesso de proteínas possa causar danos ao fígado e aos rins. Olhe só:

FÍGADO

O excesso de proteínas pode causar maior demanda do fígado, pois no processo de excreção do nitrogênio, a amônia (produto da oxidação dos aminoácidos) é transformada em ureia para ser posteriormente eliminada na urina.

RIM

Quando há um consumo excessivo de proteínas, os rins são obrigados a trabalhar mais. A excreção renal de altas quantidades de ureia aumenta a pressão dos vasos sanguíneos dos rins, podendo danificar o órgão a longo prazo.

Porém, ainda não existem evidências concretas de que proteína em excesso faz mal para indivíduos saudáveis, apenas em pacientes que já possuam problemas hepáticos e renais, que podem se agravar com esse consumo aumentado.

Mas sempre é bom lembrar: o equilíbrio é a chave para uma vida saudável! Absolutamente nenhum nutriente em excesso traz benefícios à saúde. Portanto, evite usar suplementos proteicos indiscriminadamente, procure sempre um nutricionista para te ajudar e prescrever a quantidade de proteínas e nutrientes que o seu corpo necessita.

Referências:

  1. SMCS Silva, J Mura – Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia, 2007
  2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos – TACO. 4. ed. rev. e ampl.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *