Proteína Vegana ou Whey Protein, qual a melhor?

Proteína Vegana ou Whey Protein, qual a melhor?

A proteína é um macronutriente essencial para o funcionamento do organismo e possui diversas funções importantes. Pode ser obtida facilmente por meio da alimentação, com o consumo de carnes, laticínios, leguminosas, ovos, cereais e vegetais.

Porém, em certos casos, uma das estratégias para se conseguir alcançar as quantidades de proteínas necessárias, é a utilização de suplementos.

Você já deve ter ouvido falar do Whey Protein, certo? Esse é o suplemento proteico mais conhecido e utilizado atualmente. Por outro lado, com o crescimento do público vegano a indústria está acompanhando a demanda e criando diversos suplementos alimentares de origem vegetal.  

Além disso, não são apenas os veganos que se beneficiam disso. Os intolerantes à lactose e alérgicos à caseína (proteína do leite) e aos ovos também.

Mas você sabe qual é a melhor?

PROTEÍNA VEGANA

Como os veganos não consomem nenhum produto de origem animal, não utilizam o whey protein (à base de leite de vaca), nem o beef protein (da carne bovina) e nem a albumina (da clara do ovo).

As proteínas de origem vegetal são encontradas principalmente nas leguminosas, como feijões, grão de bico, soja, ervilha, lentilha, amendoim, entre outras. Também estão presentes nos cereais (arroz, aveia), oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes) e em muitos vegetais.

Para a produção de suplementos proteicos veganos, as bases mais utilizadas são a ervilha, a soja e o arroz. Eles podem ser encontrados nas versões hidrolisadas, ou até mesmo em blends (mistura de dois ou mais tipos de fontes proteicas).

Evidências científicas atuais têm mostrado que as proteínas vegetais possuem alta qualidade, por apresentarem todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita. Possuem boa digestibilidade e por se tratar se um alimento vegetal, não possui colesterol e tem baixo teor de gorduras.

WHEY PROTEIN

O Whey Protein é um suplemento alimentar proveniente do soro do leite, extraído durante o processo de fabricação do queijo. Possui um ótimo valor nutricional e alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Além disso, apresenta grande quantidade de cálcio e de peptídeos bioativos do soro.

É muito utilizado por praticantes de esportes e atividades físicas, e pesquisas apontam que possui efeitos benéficos na síntese (produção) de proteína muscular esquelética, redução da gordura corporal, modulação da adiposidade e melhora do desempenho físico.

Estudos envolvendo a análise de seus compostos bioativos evidenciam benefícios para a saúde humana. Entre esses possíveis benefícios destacam-se seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico, ou seja, colabora com o equilíbrio da pressão arterial, com o combate ao envelhecimento precoce das células e com o controle de colesterol sanguíneo.

Pode ser encontrado na forma concentrada, isolada e hidrolisada.

QUAL É MELHOR, A PROTEÍNA VEGANA OU O WHEY PROTEIN?

Tanto as proteínas de origem animal quanto as de origem vegetal oferecem diversos benefícios à saúde.

Ambas fornecem quantidades e qualidades similares de proteínas, são bem digeridas e absorvidas. São muito similares em relação aos ganhos de massa magra e à recuperação de tecidos.

Você já experimentou alguma das duas? Qual sua preferida? Conte o que achou aqui nos comentários!

Referências:

  1. Hoffman, J.R.; Falvo, M. J. Protein – which is best? J. Sports Sci. Med. 2004, 3, 118-133. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3905294/
  2. FK Haraguchi, WC Abreu, H Paula. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. 2006. Disponível em: http://www.vitafor.com.br/OLD/upload/artigos/wheyprotein.PDF
  3. Slywitch E. Alimentação sem carne: um guia prático para montar sua dieta vegetariana com saúde. São Paulo: Editora Alaúde; 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *