Quais alimentos contêm glutamina?

A glutamina é um tipo de aminoácido, que nada mais são do que os componentes que formam as proteínas.

Os aminoácidos são classificados, nutricionalmente, como aminoácidos não essenciais, aqueles que o corpo é capaz de produzir, e em aminoácidos essenciais, os quais o corpo é incapaz de produzir, e devem ser ingeridos através da dieta.

No entanto, depois de muito estudada, a glutamina foi classificada como um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, um aminoácido produzido pelo organismo, mas que em algumas situações, como estresse, excesso de exercícios, má alimentação, problemas intestinais ou imunidade baixa, pode ter os estoques reduzidos, sendo necessário ser reposto através da alimentação ou da suplementação.

Afinal, já foi demonstrado pela ciência que níveis baixos de glutamina podem diminuir a resistência das células a possíveis lesões, levando a processos de morte celular.

Por isso, muito se fala sobre o seu consumo em pó, através da suplementação, mas quais são os alimentos que contêm glutamina e que, através de seu consumo, podem evitar a deficiência desse aminoácido? Vamos listar abaixo.

Alimentos ricos em glutamina (origem animal):

1. Carnes

As carnes bovinas, de aves e suínas são importantes fontes de proteínas de alto valor biológico. Ainda, apresentam boa quantidade de vitamina B12, essencial para melhorar a capacidade de memorização, equilíbrio e concentração.

2. Peixes

Além de excelentes fontes de glutamina, os peixes gordurosos (atum, salmão, arenque) apresentam Ômega 3, um tipo de gordura “boa” muito importante para a saúde do coração.

3. Ovos

Os ovos são os alimentos ricos em proteínas mais versáteis. Podem ser consumidos no café da manhã, no almoço, no jantar e até mesmo nos lanches entre as refeições.

4. Leites, queijos e iogurtes

Os produtos lácteos, de maneira geral, são boas fontes de glutamina e, ainda, são as principais fontes alimentares de cálcio, um mineral fundamental para a saúde dos ossos e dentes.

Alimentos que contêm glutamina (origem vegetal):

5. Feijão, ervilha, lentilha e favas

Esses alimentos fazem parte do grupo das leguminosas, excelentes fontes de proteínas de origem vegetal. Em combinação com cereais integrais, como o arroz integral, o centeio e a cevadinha, por exemplo, dão origem a proteínas completas, ou seja, de ótima qualidade.

6. Repolho

O repolho, além de possuir glutamina, é um vegetal com um importante teor de fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino.

7. Beterraba

Essa raiz apresenta em sua composição a betacianina, um pigmento natural responsável pela sua cor roxa. Esse componente é um importante antioxidante, o qual pode auxiliar no combate a diversas doenças e ao envelhecimento precoce da pele.

8. Espinafre e couve

Além de apresentarem glutamina em sua composição, esses vegetais verde-escuros também contêm ótima quantidade de ferro e de vitamina K!

Conheça um pouco mais sobre essa vitamina aqui!

9. Salsa

A salsinha ou o cheiro verde, sua versão quando combinada com a cebolinha, além de entregar muitos benefícios à saúde, também dá cor, sabor e aroma para muitas preparações culinárias.

Mantendo uma alimentação variada em qualidade nutricional, com uma rotina de vida saudável, juntando boa ingestão de água, exercícios físicos e consumindo os alimentos citados acima, conseguimos proporcionar ao nosso organismo um sistema imunológico saudável e uma microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal) equilibrada – garantindo assim uma melhor digestão e absorção dos nutrientes que ingerimos no dia a dia.

Lembre-se sempre: antes de iniciar qualquer tipo de suplementação alimentar é muito importante perceber se as deficiências nutricionais encontradas em seus exames laboratoriais não podem ser sanadas apenas com a melhora da sua alimentação. Procure sempre um nutricionista! 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *