Quais as diferenças entre palatinose e ribose

Refletindo sobre carboidratos, é comum observar uma tendência a assumir que esses componentes são uma espécie de “vilões”.

Entretanto, é importante possuir o conhecimento que nem todos os carboidratos são iguais. Muito pelo contrário, dentro desse extenso grupo de macronutrientes, existem diversos tipos de carboidratos, com propriedades e funções distintas.

Hoje, falaremos sobre a Ribose e a Palatinose, evidenciando suas diferenças químicas e aplicações.

Ribose

A ribose é uma pentose, ou seja, é um carboidrato composto por cinco carbonos, envolvida na síntese de trifosfato de adenosina (ATP).  Além disso, é constituinte importante do ácido ribonucléico (RNA), ácido desoxirribonucléico (DNA), entre outras estruturas químicas do corpo.

Dessa forma, a ribose é um componente para o metabolismo celular e fornecimento de energia, o que viabiliza esse carboidrato na sua utilização por praticantes de atividade física.

Influência na Performance

Toda célula necessita níveis adequados de ATP para manter sua função. Durante exercícios prolongados e de alta intensidade, os níveis de ATP são depletados na musculatura esquelética.

A recuperação do ATP no músculo esquelético pode demorar dias, o que afeta diretamente na performance do atleta. Essa recuperação é dependente de nova síntese de ATP.

A intensidade de um exercício físico também determina a utilização de glicogênio muscular pelo organismo. Porém, como seus estoques são limitados, somado a uma maior necessidade de energia durante o exercício físico, é comum que exista a ingestão de carboidratos para evitar a queda de desempenho.

A D-ribose é um carboidrato capaz de melhorar a recuperação de ATP, e como sua ingestão via alimentar costuma ser relativamente baixa, a sua suplementação pode ser interessante ao buscar o aumento de energia celular durante a prática de exercícios intensos.

Suplementação

O uso de carboidratos antes da atividade física como recurso ergogênico tem se provado essencial para promover o aumento do desempenho esportivo.

Quando utilizada com fins ergogênicos, a teoria seria que a ribose poderia aumentar os componentes energéticos, com o suprimento dos estoques de ATP, e melhorar  a performance durante a atividade física.

Porém, a verdade é que seu efeito ergogênico é limitado. Entretanto, pode aumentar a capacidade de exercício em pacientes cardíacos.

Além disso, a suplementação pode ser interessante no caso de atletas, em que segundos ou mesmo milésimos podem fazer a diferença em um resultado.

Palatinose

A palatinose, ou isomaltulose, é um dissacarídeo que pode ser extraído da beterraba, mel e cana de açúcar, com glicose e frutose em ligação glicosídica.

Ela tem sido considerada na substituição da sacarose como adoçante natural. A palatinose possui um sabor adocicado suave, apresentando cerca de 50% do poder adoçante da sacarose.

Confira a seguir algumas características da palatinose.

Baixo potencial cariogênico

A cárie dental é um processo infeccioso da cavidade oral, que ocorre pela desmineralização do esmalte dentário em decorrência da produção de ácidos orgânicos por microorganismos.

Os alimentos cariogênicos são aqueles que diminuem o pH com a produção desses ácidos, como os caramelos e balas. Assim, como possui baixo potencial cariogênico, a palatinose pode ser considerada na substituição da sacarose na prevenção de cáries.

Menor índice glicêmico

A sacarose, que é um carboidrato facilmente hidrolisado, produz rápida liberação de glicose para a corrente sanguínea.

Já a palatinose é um açúcar digerido mais lentamente pelas enzimas. Sendo assim, libera glicose de forma mais gradual, aumentando menos a resposta glicêmica e evitando picos de insulina. Portanto, a palatinose é um carboidrato de baixo índice glicêmico.

Além disso, a substituição parcial de carboidratos de alto índice glicêmico por carboidratos de baixo índice glicêmico pode resultar em maior oxidação de gordura em repouso e durante a atividade física.

Assim, a palatinose pode ser recomendada na aplicação em alimentos destinados a diabéticos e esportistas.

Ribose e Palatinose

Com o que foi explicado, pode ser facilmente notado que esses dois carboidratos são muito diferentes entre si.

Entretanto, uma característica em comum é que ambos podem ser utilizados ao se buscar benefícios na prática de atividade física intensa e de longa duração, por mecanismos diferentes.

Vale lembrar, que para garantir bons resultados, e livre de riscos à saúde, é essencial manter uma dieta equilibrada e acompanhamento profissional.

Leia também: Quais são as melhores palatinoses disponíveis no mercado brasileiro?

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Lajolo, F. Carboidratos, glicemia e saúde. Série de publicações ILSI Brasil: Alimentos com propriedades funcionais e/ou de saúde. 2016; v.7. Disponível em: http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2016/09/ILSI-Livro-Carboidratos-Glicemia-e-Saude-ONLINE-.pdf
  3. Kawaguti, HY. Produção de isomaltulose, um substituto da sacarose, utilizando glicosiltransferase microbiana. Quimica Nova. 2008; v.31(1): 134-143. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/244751087_Producao_de_isomaltulose_um_substituto_da_sacarose_utilizando_glicosiltransferase_microbiana
  4. Dátillo M. et al. Suplementação de ribose e seu potencial efeito ergogênico no rendimento físico. Revista Digital. 2007; 12(114). Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd114/suplementacao-de-ribose.htm
  5. Seifert, JG. The influence of D-ribose ingestion and fitness level on performance and recovery. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2017; 14(47): 1-6. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29296106
  6. Fontan, JS., Amadio, MB. O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: revisão sistemática. Rev Bra Med Esporte. 2015; 21(2): 153-157. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v21n2/1517-8692-rbme-21-02-00153.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *