Quais as melhores palatinoses disponíveis no mercado brasileiro?

Encontrar as melhores opções de suplementos no mercado pode ser um desafio. São muitos detalhes a serem considerados, que podem fazer a diferença na qualidade do produto.

Esse texto é direcionado para atletas e demais indivíduos que possuem orientação quanto ao uso da Palatinose. Jamais utilize suplementos sem indicação de um médico ou nutricionista!

Antes de falar sobre as melhores palatinoses do mercado brasileiro, vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto.

O que é a Palatinose?

A palatinose é o nome comercial da Isomaltulose, um dissacarídeo que ocorre naturalmente no mel e na cana de açúcar.

Sua estrutura química é composta por ligações de glicose e frutose, sendo a palatinose produzida a partir da sacarose por rearranjo enzimático das ligações glicosídicas.

O sabor e a aparência da isomaltulose é muito similar ao da sacarose, enquanto seu poder adoçante é cerca de metade em comparação com a sacarose. Além disso, suas propriedades químicas permitem a substituição da sacarose pela palatinose na maioria dos alimentos adoçados.

Algumas Outras Características Interessantes

Em contraste com a sacarose, a isomaltulose dificilmente é fermentada por microorganismos.

A palatinose é um carboidrato que apresenta potencial cariogênico muito inferior ao da sacarose. Assim, a substituição de sacarose pela palatinose poderia prevenir o aparecimento de cáries.

Além disso, a isomaltulose é totalmente, porém lentamente, digerida. Dessa forma, ocorre uma atenuação da resposta insulínica, o que é uma característica relevante, particularmente para os diabéticos. Essa propriedade também pode ser interessante para os indivíduos que sofrem de pré diabetes, como nas condições de resistência insulínica e síndrome metabólica.

E mais:

  • Não é tóxico;
  • Não interfere na absorção de minerais;
  • Não causa desconforto gastrointestinal;
  • Não possui potencial mutagênico.

Quem Pode Usar?

Esse produto é destinado para atletas, que praticam atividades aeróbicas prolongadas e de alta intensidade.

Também pode ser utilizado como substituto da sacarose para indivíduos diabéticos ou pré diabéticos, desde que com acompanhamento de um nutricionista.

Palatinose e Diabetes

A insulina exerce papel chave no metabolismo dos macronutrientes, o que inclui os carboidratos.

O tratamento da diabetes, entre outras medidas, conta com a terapia nutricional. A terapia nutricional objetiva melhorar o controle glicêmico do paciente, evitando picos de insulina através da alimentação.

Dentro desse contexto, a Palatinose poderia ser incluída como parte do tratamento nutricional do diabético. Entretanto, nenhuma dieta ou produto específico funciona de forma igual para todos.

Portanto, é recomendada uma prescrição baseada em perfis metabólicos e metas de tratamento, o que evidencia a importância do acompanhamento profissional.

Melhores Palatinoses Disponíveis no Mercado Brasileiro

Palatinose Newnutrition

Valor energético: 113 kcal em 30g;

Carboidratos: 28g;  Vitamina C: 23mg – (em 30g).

Algumas marcas, como o é o caso da Palatinose Newnutrition, possuem sabores diferenciados, como cranberry, limão e tangerina.

Nesses casos, além do sabor diferenciado, o produto conta com uma quantidade significativa de vitamina C, o que é benéfico. Além disso, essa marca utiliza apenas corantes e edulcorantes naturais.

Ingredientes (sabor cranberry): Isomaltulose (Palatinose®), ácido cítrico, aromatizante, corante natural beterraba, edulcorantes naturais (glicosídeos de esteviol) e taumatina (Vit.C). Não contém glúten.

Palatinose Max Titanium

Valor energético: 120 kcal em 30g.

Carboidratos: 30g – (em 30g).

Essa opção também conta com sabores diferenciados, como a Palatinose Sabor Uva Max Titanium.

Entretanto, essa marca perde em qualidade com relação aos corantes e edulcorantes utilizados, que não são naturais.

Ingredientes (sabor uva): Isomaltulose (Palatinose®), acidulante ácido málico, aromatizante, edulcorante sucralose e corantes artificiais amaranto e azul brilhante. Não contém glúten.

Carbolift Palatinose Essential Nutrition

Valor energético: 120 kcal em 30g.

Carboidratos: 30g – (em 30g).

Sendo um produto composto por 100% de isomaltulose, o Carbolift Palatinose Essential Nutrition é um suplemento alimentar muito interessante para atletas, por conter apenas carboidrato de baixo índice glicêmico.

Dessa forma, em situações de exercícios intensos e prolongados, a palatinose exerce sua função como fonte de energia necessária.

Ingredientes: Isomaltulose (Palatinose®). Não contém glúten.

Mais Algumas Opções

Existem ainda algumas outras marcas de Palatinose que são compostas por apenas isomaltulose e nada mais na lista de ingredientes.

São algumas delas:

  • Palatinose Low G.I. Atlhetica
  • Palatinose Isomaltulose Bodyaction
  • Palatinose Black Skull by Eduardo Corrêa
  • Palatinose New Millen Suplementos

Considerações Finais

Independente da marca escolhida, é muito importante lembrar que nenhum desses suplementos pode ser consumido sem orientação e acompanhamento médico ou de um nutricionista.

Apesar de ser um produto relativamente seguro, a necessidade e a quantidade de consumo devem ser determinados por um profissional, para evitar efeitos indesejados, como o ganho de peso.

Além disso, é também de extrema relevância frisar que, apesar de ser um produto aparentemente benéfico para pacientes diabéticos, seu consumo não deve ser indiscriminado.

Sempre procure orientação de um profissional qualificado e evite prejuízos para a sua saúde.

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Lina, BAR. et al. Isomaltulose (Palatinose®): a review of biological and toxicological studies. 2002; 40: 1375-1381. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278691502001059

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *