Quais os benefícios do cacau em pó para a saúde

O cacau é um fruto bastante conhecido por ser a matéria-prima do chocolate. É utilizado também no preparo de bebidas, sorvetes, sucos e até cosméticos.

Muito utilizado desde a antiguidade por diversas civilizações de forma terapêutica, analgésica, estimulante e energética, os Incas consideravam a bebida à base de cacau, como “a bebida dos Deuses”, uma associação que deu origem ao nome científico do cacaueiro, Theobroma cacao, das palavras gregas “theo” (Deus) e “broma” (bebida).

Com a popularização dos produtos cada vez mais naturais e a dificuldade de se encontrar o fruto in natura em determinadas regiões, as pessoas têm buscado o cacau na forma de pó, facilitando o alcance de toda a população.

Obtenção do cacau em pó

O cacau em pó é obtido por meio da colheita do cacau, que tem suas sementes retiradas, secadas ao sol e torradas. Essas sementes, ao serem amassadas, viram uma massa, na qual se divide em manteiga de cacau e no cacau, que será transformado em pó ou utilizado para fazer chocolates e diversos produtos.

O processamento do cacau também visa amenizar seu sabor amargo, que é proveniente de compostos fenólicos. Dessa forma, operações como fermentação, alcalinização e processamento podem levar à perda de flavonoides, o que é desejável sob o ponto de vista de sabor, mas altamente indesejável em relação às atividades antioxidantes, cardioprotetoras e anti-inflamatórias.

Além de ter um sabor único e agradar a maioria das pessoas, você sabia que o cacau possui diversos benefícios à saúde?

Benefícios do cacau em pó

É uma fonte rica de energia, pela sua composição de carboidratos. Possui também altas taxas de fósforo e vitamina C, o que o torna um aliado ao sistema imunológico. Além disso, é um poderoso antioxidante por ser rico em flavonoides, prevenindo o envelhecimento precoce.

Pode ser utilizado como adjuvante na dietoterapia, pois exerce efeitos benéficos na saúde cardiovascular, sensibilidade a insulina, controle de pressão arterial, e ainda reduz inflamação.

Flavonoides

Os flavonoides são substâncias que pertencem a uma classe de polifenóis, constituindo cerca de 10% do peso do cacau. Trazem muitos benefícios à saúde, sendo que os mais abundantes são as epicatequinas, catequinas e procianidinas.

EPICATEQUINAS: Possuem grande atuação na saúde cardiovascular.

CATEQUINAS: Possuem ação antioxidante.

PROCIANIDINAS: Promovem o efeito adstringente ao entrar em contato com a saliva.

Os flavonoides apresentam potente atividade antioxidante na prevenção de reações oxidativas e na formação de radicais livres, protegendo o DNA das células contra danos. Também possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênica, antitrombótica, antimicrobiana, analgésica e vasodilatadora. 

O cacau apresenta maior capacidade antioxidante e maior teor de flavonoides que chás e vinho tinto. O chocolate meio amargo também é rico em flavonoides. Esse teor muda nos chocolates conforme a quantidade de cacau, sendo menor no chocolate ao leite e praticamente ausente no chocolate branco.

Efeito cardioprotetor

O consumo de cacau em pó e produtos com alto teor de flavonóis e procianidinas diminui a tendência da agregação das plaquetas, portanto, a formação de coágulos. Essas substâncias também podem favorecer a saúde cardiovascular por meio do aumento dos níveis de óxido nítrico por reflexo da melhoria das funções endoteliais.

Atividade anti-inflamatória

Os flavonóis e as procianidinas são capazes de reduzir a produção de compostos pró-inflamatórios e de aumentar a produção de pelo menos uma molécula com propriedades anti-inflamatórias.

Informações nutricionais do cacau

Os valores abaixo são referentes a 100 gramas de cacau:

  • 74 kcal
  • 1g de Proteína
  • 0,1g de Lipídeos
  • 19,4g de Carboidratos
  • 2,2g de Fibras
  • 12mg de Cálcio
  • 9mg de Fósforo
  • 0,3mg de Ferro
  • 0,25mg de Vitamina B1
  • 13,6mg de Vitamina C

Além de se transformar em doces deliciosos, o cacau traz também diversos benefícios à saúde. Você também encontra mais informações sobre como consumir e onde comprar cacau em pó aqui em nosso blog!

Referências:

  1. SMCS Silva, J Mura – Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia, 2007
  2. BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos Regionais Brasileiros. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf
  3. Efraim, P., Alves, A. B., Jardim, D. C. P.. Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Brazilian Journal of Food Technology, 14(3), 181-201, 2011.
  4. J Del Rei, F Medeiros. Chocolate e os benefícios cardiovasculares. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 54-9, jul./set. 2011.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *