Quais são as vantagens dos alimentos integrais? Descubra!

Um alimento integral é aquele que não sofreu modificação em sua estrutura durante o processo de refinamento. Com isso, ele mantém em sua composição grande parte dos seus nutrientes naturais, como fibras, vitaminas e minerais que são essenciais para a vida humana.

Por causa disso é que, quem se preocupa com qualidade de vida e saúde, provavelmente, já ouviu falar sobre as vantagens dos alimentos integrais para a manutenção adequada do organismo.

Você também já deve saber que o consumo de alimentos naturais e frescos é fundamental em uma dieta saudável, certo? Quem consome grãos e cereais integrais diminui a ingestão de refinados — e isso, por si só, já reduz uma série de malefícios que esses alimentos podem causar. Afinal, quanto mais processado for o alimento, menos benéfico ele será a nossa saúde.

Contudo, as vantagens dos alimentos integrais ainda não para por aqui. Então, quer conhecer quais são elas? Continue a leitura e descubra!

Ricos em nutrientes

Um dos benefícios do consumo regular de alimentos integrais, quando comparado ao dos processados, é o aumento no consumo de fibras, presentes principalmente na casca e no farelo (as películas que protegem o grão integral).

Essas substâncias não são facilmente digeridas pelo organismo, o que faz com que nosso metabolismo trabalhe mais para absorver todos os seus nutrientes.

Além disso, os integrais têm uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Eles atuam na saúde da nossa pele, unhas, cabelo, órgãos e no fortalecimento da imunidade, evitando, assim, doenças causadas por diversas bactérias e vírus.

Proporcionam saciedade

Por permanecerem mais tempo dentro do estômago, os alimentos integrais prologam a sensação de saciedade. Assim, você precisa comer menos para se sentir satisfeito, e a fome demora ainda mais para surgir.

Esse fator é muito interessante para quem busca o controle do peso, não é mesmo?

Regulam o funcionamento do intestino

O elevado consumo de alimentos refinados não está ligado apenas ao aumento dos casos de obesidade no mundo: outro problema associado a essa prática é a constipação, que incomoda tantas pessoas. Mas a alimentação balanceada e rica em fibras é capaz de regular o funcionamento intestinal.

É importante destacar, ainda assim, que o consumo em excesso dos integrais, quando não associado à ingestão de água, pode ter o efeito contrário, piorando o intestino preguiçoso.

Então, fique atento: além de consumir integrais, não se esqueça de beber, pelo menos, 2 litros de água diariamente, para manter o seu intestino funcionando bem!

Tem menor índice glicêmico

O índice glicêmico indica a velocidade com que o carboidrato presente em um alimento é absorvido pelo corpo, o que afeta a quantidade de açúcar em nosso sangue. Quando esses níveis permanecem muito acima do normal, podem causar diversas complicações à nossa saúde, como o aumento dos depósitos de gordura, ou até o diabetes.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles que demoram um tempo maior para ser digeridos, e não aumentam rapidamente os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Entre esses alimentos estão a aveia, a farinha de banana-verde, o amaranto, a quinoa, a chia e a linhaça.

Previnem doenças

Por tudo o que vimos até aqui, consumir alimentos integrais pode te ajudar a viver mais anos. Afinal, eles ainda atuam reduzindo o colesterol, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de intestino, diabetes e obesidade.

Enfim, não há como negar que os alimentos integrais fazem parte de uma alimentação equilibrada, trazendo inúmeros benefícios nutricionais. Ainda assim, como em tudo na vida, é necessário equilíbrio em seu consumo.

Não é por que um alimento é integral que podemos comê-lo livremente. Ainda que mais saudáveis do que os processados, eles são calóricos e necessitam de moderação, então, nada de exageros!

Além disso, quando observamos os mercados, notamos que existem diversas prateleiras repletas de produtos considerados integrais, mas muitos deles não são, realmente, integrais.

Comer alimentos integrais é importante

Você deve procurar consumir alimentos integrais pelo menos 80-90% do tempo.

O termo “alimentos integrais” geralmente descreve alimentos naturais não processados ​​contendo apenas um ingrediente.

Se o produto parece ter sido fabricado em uma fábrica, provavelmente não é um alimento completo.

Alimentos integrais tendem a ser densos em nutrientes e possuem uma menor densidade de energia. Isso significa que eles têm menos calorias e mais nutrientes por porção do que os alimentos processados.

Em contraste, muitos alimentos processados ​​têm pouco valor nutricional e são muitas vezes referidos como calorias “vazias”. Comê-los em grandes quantidades está ligado à obesidade e outras doenças.

Alimentos integrais e naturais para comer no dia a dia

Tente basear sua alimentação em torno desses grupos de alimentos saudáveis:

  • Legumes: Estes devem desempenhar um papel fundamental na maioria das refeições. Eles são baixos em calorias, mas cheios de importantes micronutrientes e fibras.
  • Frutas: Um doce natural, a fruta fornece micronutrientes e antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde.
  • Carnes e peixe: Carne e peixe têm sido as principais fontes de proteína ao longo da evolução. Eles são essenciais na dieta humana, embora as dietas vegetarianas e veganas tenham se tornado populares também.
  • Nozes e sementes: Estas são uma das melhores fontes de gordura disponíveis e também contêm importantes micronutrientes.
  • Ovos: Considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta, ovos inteiros contêm uma poderosa combinação de proteínas, gorduras benéficas e micronutrientes.
  • Laticínios: Produtos lácteos, como iogurte natural e leite, são fontes de proteína e cálcio.
  • Amidos saudáveis: Alimentos integrais ricos em amido, como batatas, batata doce, quinoa são saudáveis ​​e nutritivos.
  • Feijão e leguminosas: São fontes fantásticas de fibra, proteína e micronutrientes.
  • Bebidas: A água deve ocupar a maior parte da sua ingestão de líquidos, juntamente com bebidas como café e chá. Ideal é consumi-los puros.
  • Ervas e especiarias: São muito ricos em nutrientes e compostos benéficos.

Por isso, se quer garantir mais saúde e equilíbrio em sua vida, busque uma empresa especializada em alimentos naturais para obter todas as vantagens dos alimentos integrais em sua saúde e alcançar resultados de alta performance! Entre em contato conosco agora mesmo!

Referências

  1. JOSHIPURA, K.J., HU, F.B., MANSON, J.E., STAMPFER, M.J., RIMM, E.B., ET AL. The effect of fruit and vegetable intake on risk for coronary heart disease. Ann Intern Med. 2001 Jun 19;134(12):1106-14. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11412050
  2. ROBERTS, S.B.. High-glycemic index foods, hunger, and obesity: is there a connection? Nutr Rev. 2000 Jun;58(6):163-9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10885323

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *