10 benefícios do leite de cabra para a sua saúde

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o leite ordenhado das cabras é um produto que mobiliza uma cadeia de 18 mil produtores e gera uma produção de 35 milhões de litros por ano no Brasil.

Muito têm se falado sobre o leite de cabra aliado à uma alimentação saudável, mas você sabe quais são os benefícios desse tipo de leite?

Primeiro, vamos conhecer a composição nutricional do leite de cabra!

Em 100g de leite de cabra, de modo geral, encontramos a seguinte composição:

  • Calorias: 69 Kcal
  • Carboidratos: 4,5g
  • Proteínas: 3,6g
  • Gorduras totais: 4,1g
  • Gorduras saturadas: 2,7g
  • Gorduras insaturadas: 1,2g
  • Sódio: 50mg

Ainda, é possível encontrar diversas vitaminas e minerais, com destaque para:

Resumo:

O leite de cabra é um alimentos saudável e rico em nutrientes como carboidrato, proteína, gordura boa, vitaminas (A, D, B12) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco e potássio).

Agora, confira os 10 benefícios do leite de cabra para saúde

1. É considerado um alimento funcional

O leite de cabra possui reconhecimento mundial de suas propriedades nutricionais e funcionais, por médicos, nutricionistas e pesquisadores, conferindo assim a validação como um alimento funcional, que tem por definição:

Entende-se como alimento funcional todo produto alimentício ou componente do alimento e suas participações
cientificamente conhecidas na manutenção da saúde, redução de riscos de doenças crônicas e modificação das funções fisiológicas.

2. Maior digestibilidade e menor percentual de gordura

Essas características podem ser encontradas em diversos produtos a base de leite de cabra, como: queijos, iogurtes, bebidas lácteas, sorvetes e, claro, o próprio leite de cabra.

A excelente digestibilidade desse leite ocorre, principalmente, pela rápida absorção de gordura pela mucosa.

Por essa característica, o leite de cabra costuma ser indicado para públicos específicos, como pessoas com intolerância ao leite de vaca, crianças, idosos ou simplesmente aqueles que desejam um produto com menor percentual de gordura e uma alimentação mais saudável.

3. Proteínas de alto valor biológico

As proteínas presentes no leite de cabra são consideradas proteínas completas, ou seja, proteínas de ótima qualidade, afinal, apresentam em quantidades suficientes todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita para realizar suas funções, auxiliando no combate à desnutrição infantil e melhorando a nutrição na fase adulta.

Ainda, sabemos que as proteínas são nutrientes que favorecem a sensação de saciedade.

Um copo de leite de cabra (200 ml) pode conter mais de 7g de proteínas e apenas 130 kcal, podendo atuar como coadjuvante em dietas para perda de peso.

4. Aliado ao sistema visual

Por possuir elevados teores de vitamina A, o leite de cabra torna-se um importante aliado na prevenção de doenças degenerativas na visão.

5. Aliado à saúde óssea

O leite de cabra contém alto teor de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, minerais que ajudam a prevenir a osteoporose (perda de massa óssea), além de auxiliar na manutenção de dentes e ossos e na melhora das funções metabólicas e fisiológicas de todas as idades.

6. Importante ao sistema de defesa do corpo

O leite de cabra, entre tantos outros nutrientes, contém o selênio, um mineral muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, além de ser um excelente antioxidante.

7. Bom perfil de gorduras

Além de possuir maior teor de ácidos graxos essenciais (principalmente o ômega-6), conhecidos como “gorduras boas”, o leite de cabra ainda apresenta menos colesterol que outros leites de origem animal.

8. É uma boa matriz para probióticos e pré-bióticos

Nesta linha de alimentos funcionais, foram desenvolvidos queijos, iogurtes, bebidas lácteas e sorvetes a partir do leite de cabra, com base em pesquisas da Embrapa.

Tais estudos buscam por alimentos probióticos e pré-bióticos, os quais podem auxiliar a população de microrganismos que habitam o intestino humano, melhorando a saúde da microbiota intestinal e, consequentemente, a saúde global do indivíduo que os consomem.

Testes realizados na Embrapa verificaram características importantes nos microrganismos utilizados em queijos e outros produtos de leite caprino, como a possibilidade de redução da pressão arterial, regulação do intestino e combate a diarreias.

Até o momento são dois tipos de microrganismos, as bifidobactérias e os lactobacilos, que têm dado respostas positivas e já foram incorporados a produtos.

Os lactobacilos são bactérias importantes para os sistemas digestivo e imunológico e são comumente utilizadas na fabricação de produtos como queijos, iogurtes, coalhadas e bebidas lácteas. Já as bifidobactérias têm funções relevantes para o bom funcionamento do intestino.

9. Para intolerantes à lactose

O leite de cabra parece conter um menor teor de lactose, o açúcar do leite, quando comparado ao leite de vaca.

Esse fato pode ser interessante para indivíduos que apresentam intolerância à lactose.

No entanto, atenção! Dependendo do grau de intolerância, o leite de cabra também pode te fazer mal!

10. Nutritivo e saboroso

O leite de cabra tem uma sabor muito próximo ao leite de vaca, por isso tem grande aceitação quando substituído.

É saboroso e muito fácil de acrescentar no plano alimentar e em diversas receitas.

Resumo:

Os benefícios do leite de cabra: nutritivo e saboroso, considerado um alimento funcional, maior digestibilidade e menor percentual de gordura, proteínas de alto valor biológico, aliado ao sistema visual e à saúde óssea, importante ao sistema de defesa do corpo, bom perfil de gorduras, é uma boa matriz para probióticos e pré-bióticos, para intolerantes à lactose.

Agora que você já conhece a composição nutricional e os benefícios do leite de cabra à saúde, que tal incorpora-lo em sua rotina?

Uma alimentação equilibrada e variada é essencial para a sua qualidade de vida!

Referências:

  1. CÁRDENAS, N., CALZADA, J., PEIROTÉN, A., JIMÉNEZ, E. Development of a Potential Probiotic Fresh Cheese Using Two Lactobacillus salivarius Strains Isolated from Human Milk. Biomed Res Int. 2014; 2014: 801918. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4058156/
  2. LIU, A.G., FORD, N.A., HU, F.B., ZELMAN, K.M., ET AL. A healthy approach to dietary fats: understanding the science and taking action to reduce consumer confusion. Nutr J. 2017; 16: 53. Published online 2017 Aug 30. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5577766/
  3. SINGH, V.P., SHARMA, J., BABU, S., RIZWANULLA, SINGLA, A. Role of probiotics in health and disease: a review. J Pak Med Assoc. 2013 Feb;63(2):253-7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23894906

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *