Quando utilizar o carboidrato em gel e suas vantagens

Geralmente oferecidos na forma de sachês, práticos e que cabem no bolso do shorts ou da blusa, os carboidratos em gel conquistaram os praticantes de exercícios prolongados que focam na melhora de performance!

O que é o carboidrato em gel

O carboidrato em gel é uma substância formada, principalmente, a partir da combinação de um ou mais tipos de carboidratos (açúcares), como: maltodextrina, dextrose e frutose e alguns outros componentes, como: vitaminas, minerais, cafeína, entre outros. A composição varia de uma marca para a outra!

Esses tipos de açúcares possuem alto índice glicêmico e, portanto, ao serem consumidos puros sem adição de fibras e proteínas, fornecem combustível rapidamente para o corpo.

Ao fornecer carboidratos de forma rápida e prática, esses carboidratos acabam poupando o glicogênio (o glicogênio é a forma como a glicose fica estocada no nosso corpo) do tecido muscular e do fígado, utilizado como fonte de energia durante a atividade.

Resultado: você “rende” mais e adia a fadiga!

Geralmente, o suplemento em sachê tem cerca de 20 g de carboidrato e possui diversos sabores: chocolate, baunilha, banana, limão, melancia, açaí com guaraná etc.

Resumo

O carboidrato em gel é uma substância formada a partir da combinação de um ou mais tipos de carboidratos (açúcares), como maltodextrina, dextrose e frutose.

Geralmente, o suplemento em sachê tem cerca de 20 g de carboidrato e possui diversos sabores: chocolate, baunilha, banana, limão, melancia, açaí com guaraná etc.

Qual a melhor hora para utilizá-lo

Preferencialmente, você deve consumir o gel de carboidrato sempre que for se exercitar por mais de uma hora (por exemplo, corridas de mais de 10 km, meia maratonas, treinos mais intensos, etc).

De forma geral, o que se recomenda é o uso de 1 sachê a cada 40 a 60 minutos de exercício ou a cada 7 km. Além disso, em situações onde o exercício vai durar 2 ou mais horas é importante que se faça o consumo de carboidratos a cada hora adicional de exercício!

Outro ponto a ser ressaltado é que é muito importante a ingestão de água antes e depois de consumir o suplemento. Essa recomendação é feita porque o nosso intestino só consegue absorver os carboidratos de maneira eficiente se você estiver hidratado.

Resumo

De forma geral, o que se recomenda é o uso de 1 sachê a cada 40 a 60 minutos de exercício ou a cada 7 km. Além disso, em situações onde o exercício vai durar 2 ou mais horas é importante que se faça o consumo de carboidratos a cada hora adicional de exercício!

Também é importante que você sempre tome água antes e depois de consumir o gel de carboidrato para garantir uma absorção adequada!

Vantagens e benefícios da utilização de carboidrato em gel

A principal vantagem do carboidrato em gel dá se pelo fato de ser uma embalagem pequena, fácil de carregar e de consumir.

Além disso, o benefício oferecido por esse tipo de suplementação é a melhora na performance. Como dissemos anteriormente, quando fornecemos carboidratos de forma rápida e prática, há uma redução na perda do glicogênio do tecido muscular e do fígado, utilizado como fonte de energia durante a atividade.

Dessa maneira, o rendimento durante exercícios prolongados melhora, você recupera a energia e acaba prevenindo algumas lesões; falando de forma simples, você se cansa menos e rende mais!

Resumo

Vantagem: é uma embalagem pequena, fácil de carregar e de consumir.

Benefício: o rendimento durante exercícios prolongados melhora, você recupera a energia e acaba prevenindo algumas lesões; falando de forma simples, você se cansa menos e rende mais!

Quais as melhores opções de carboidrato em gel

Com o avanço na “tecnologia” da indústria de suplementos, não existe apenas uma marca boa de gel, várias delas podem proporcionar benefícios.

Dessa maneira, a melhor forma para garantir que vai consumir o produto ideal para você é consultar um nutricionista, ele vai avaliar todos os prós e contras e indicar a melhor opção para que seu objetivo seja alcançado!

Entretanto, as marcas mais conhecidas no mercado, são: Carb UP da Probiótica, GU Energy Gel e o repositor energético GO da Atlhetica Nutrition.

Também vale ressaltar que você pode substituir o gel de carboidratos por alimentos ricos em carboidratos com alto índice glicêmico tais como: rapadura (1 pedaço de 30 g), mel, frutas secas (tâmaras, bananinha, uva passa, damasco), bisnaguinhas e batatas.

Ainda, algumas bebidas isotônicas (os famosos repositores hidroeletrolíticos) com adição de carboidratos em sua composição, também podem desempenhar função semelhante ao carboidrato em gel. Conheça mais sobre elas aqui!

Referências:

  1. Márcio Machado Sobral de Sousa, , Francisco Navarro. A SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS E A FADIGA EM PRATICANTES DE ATIVIDADES DE ENDURANCE. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2010. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/217/206
  2. Kerksick et al. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12970-018-0242-y

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *