Quem tem mais proteína, boi, frango, ovo ou peixe?

As proteínas exercem um papel fundamental na formação do nosso corpo, afinal, esse nutriente auxilia no crescimento e manutenção da saúde da pele, dos cabelos, das unhas, dos ossos e dos dentes, além de ser essencial para a recuperação dos músculos. Mas, afinal, quem tem mais proteína, boi, frango, ovo ou peixe?

O fato é que cada alimento fonte de proteína apresenta seu papel na alimentação, que deve ser variada garantindo assim o equilíbrio na ingestão dos mais diversos nutrientes necessários ao adequado funcionamento do organismo.

As proteínas animais em geral possuem uma quantidade maior de aminoácidos essenciais em relação às proteínas de origem vegetal e por isso proporcionam maior biodisponibilidade, favorecendo a rápida utilização desses aminoácidos pelas células alvo pouco tempo depois de alcançarem a corrente sanguínea para que possam exercer suas funções.

As pessoas vegetarianas ou veganas podem atingir uma ingestão semelhante de aminoácidos através de um refinado manejo na dieta incluindo o consumo de diferentes leguminosas, grãos e outras fontes de proteínas, além da inclusão de suplementos elaborados a partir de alimentos de origem vegetal quando necessário, especialmente para aqueles que praticam treinos de médio a alta intensidade.

Mas, falando em proteínas animais, afinal quem tem mais proteína?

Quantidade de proteína em 100 gramas de cada alimento:

  • Carne bovina patinho sem gordura grelhado: 35,9 g.
  • Peito de frango sem pele grelhado: 32 g.
  • Salmão sem pele fresco grelhado: 26,1 g.
  • Ovo de galinha inteiro cozido: 13,3 g.

Acima podemos verificar o teor de proteínas presente em cada uma dessas fontes alimentares de origem animal e perceber que a carne bovina e a de frango magras apresentam uma quantidade de proteínas razoavelmente maior em relação ao peixe e o ovo.

Porém, estes exemplos apresentam o valor nutritivo de um exemplo de carnes e ovos específicos e pode variar de acordo com o tipo, ou seja, a forma como o organismo vai aproveitar os aminoácidos de uma carne de patinho grelhada e de uma costela ou de um filé de frango grelhado e coxinhas de frango fritos é bem diferente.

Assim como as proteínas de um pescado fresco ou um ovo cozido, mesmo tendo um teor bruto inferior de proteínas podem proporcionar melhores efeitos no organismo devido à qualidade dos aminoácidos essenciais contidos nestas proteínas e a associação com outros importantes nutrientes presentes em sua composição.

Compreendeu que tanto a carne bovina, quanto o frango, peixe e ovos podem ser as melhores proteínas animais para você dependendo do tipo, quantidade ingerida e forma de preparo?!

Na dúvida prefira uma opção de proteínas magras e varie a receita e modo de preparo. É muito inteligente aproveitar a alimentação saudável de forma criativa e variada para não deixar a dieta cair no tédio e na monotonia.

Sabia que diversos temperos naturais que você encontra em nossa categoria de alimentos e bebidas vão muito bem no preparo de proteínas animais e deixam um sabor delicioso e marcante? Que tal experimentar utilizá-los em seu próximo prato?!

Referências

  1. MAHAN, L.K; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11ed. São Paulo: Roca, 2005.
  2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos – TACO. 4. ed. rev. e ampl.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *