Quem tem mais proteína, ovo de codorna ou ovo de galinha?

Os ovos – ovo de codorna ou ovo de galinha – contêm proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas de ótima qualidade, afinal, apresentam todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita, em quantidades suficientes e adequadas para a nutrição do corpo.

As proteínas são encontradas em todos os componentes do ovo, em maior quantidade na clara e em quantidades mais discretas na gema. Entre os tipos de proteínas encontradas nos ovos, a albumina é a principal.

A única variação entre o ovo de codorna e ovo de galinha ocorre em relação a sua quantidade. Observe abaixo!

Composição de proteínas no Ovo de Codorna x Ovo de galinha

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da USP – TBCA, o ovo de codorna apresenta maior composição de proteínas em comparação ao ovo de galinha, quando comparados a partir de 100g de cada alimento, nas quais estão presentes 13,1g e 11,3g de proteína por 100g de ovo, respectivamente.

Mas, e por unidade de cada ovo?

Os dois tipos de ovos apresentam tamanhos diferentes – o ovo de codorna é menor que o ovo de galinha (10g e 45g, respectivamente da unidade média). Com isso, cada unidade de ovo apresenta quantidades diferentes de proteína e a unidade de ovo de galinha apresenta maior quantidade de proteína em relação a unidade do ovo de codorna

Cada ovo de galinha apresenta uma média de 5g de proteína (5g de proteína/unidade de ovo) enquanto o ovo de codorna apresenta 1,31g de proteína em cada unidade (1,31g de proteína/unidade do ovo).

Dessa forma, podemos escolher entre o consumo de 1 unidade do ovo de galinha ou de 4 unidades de ovos de codorna para ingerirmos aproximadamente a mesma quantidade de proteína.

Como a sensação de saciedade é individual, você pode optar pelo que melhor lhe convém!

Consumindo ovo de codorna ou ovo de galinha de maneira consciente

  1. Devido ao Alto Valor Biológico, você pode usar o ovo como fonte de proteínas nas principais refeições ou no lanche proteico. 2 ovos de galinha ou 8 ovos de codorna são suficientes para atingir o aporte proteico das principais refeições e metade dessa quantidade nos lanches!
  2. Em caso de restrições calóricas, você pode optar por consumir apenas as claras do ovo. Não descarte as gemas! Utilize-as em outros momentos e em outras preparações culinárias, como bolo fit de caneca, adicionando farinha integral e óleo de coco.
  3. Sem restrições, saboreie o ovo inteiro! Dessa forma, você obtém também as vitaminas, os minerais e as gorduras boas presentes no ovo.
  4. Não deixe de aliar o consumo do ovo com uma alimentação saudável e variada, com adequado consumo de água associada a prática constante de atividades físicas! O hábito alimentar saudável faz toda diferença!
  5. Além disso, não exagere no consumo de ovos com o intuito de aumentar o teor de proteínas da dieta. Proteína em excesso pode trazer complicações ao organismo!
  6. Procure sempre um Nutricionista para melhor orientação 😉

Referências

  1. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 6.0. São Paulo, 2017. [Acesso em: 26/06/2018 ]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/
  2. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009.Tabela de Medidas Referidas para os Alimentos Consumidos no Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio de Janeiro, 2011.[Acesso em: 26/06/2018] Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv50000.pdf

2 Comments

  1. Avatar
  2. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *