Receita de como fazer chá de amendoim

Atualmente, os chás têm sido grandes aliados na rotina de muitas pessoas. Afinal, além de possuírem inúmeros benefícios à saúde, são uma opção natural de bebida para ser consumida ao longo do dia, auxiliando para uma correta hidratação!

Entre tantas opções de chás e infusões, está o chá de amendoim. Você já ouviu falar?

Essa bebida pode ser preparada de diversas maneiras, inovando (e muito!) o sabor do seu dia!

Benefícios do amendoim para a saúde

Essa oleaginosa apresenta ótimas quantidades de minerais essenciais para o correto funcionamento do corpo, entre eles podemos destacar: o cobre, o manganês, o fósforo, o magnésio e o zinco, os quais participam de diversas funções – auxiliando o sistema imunológico, o funcionamento dos músculos e a formação e reparação de tecidos corporais.

Ainda, o consumo de 1 colher de sopa de amendoim torrado fornece 7% da recomendação diária de vitamina E, um importante antioxidante, que auxilia no combate ao envelhecimento precoce das células do corpo.

Falando em antioxidantes, o amendoim apresenta outras substâncias com essa ação que ajuda no combate aos radicais livres, como os fitoesteróis!

O amendoim também é rico em gordura, sendo que 80% é do tipo insaturada, conhecida por proteger a saúde do coração. Um estudo científico publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition verificou que o consumo regular de oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e amendoim) pode ser um fator protetor de diversas doenças como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Por ser fonte de fibras, o amendoim também pode prolongar a sensação de saciedade e auxiliar o correto funcionamento do instestino, quando associado à uma correta hidratação!

No entanto, ao adicioná-lo em sua alimentação, atente-se à quantidade, afinal, possui muitas calorias.

Além de todos esses benefícios, o amendoim é um alimento muito versátil, podendo ser consumido in natura, em receitas doces, salgadas, e, quem diria… em chás!

A seguir, confira 3 receitas práticas, rápidas e deliciosas com o chá de amendoim!

Chá de amendoim com gengibre

Acrescentando o gengibre – um importante alimento termogênico – este chá é perfeito para quem visa a manutenção do peso saudável e a adição de novos ingredientes para a alimentação, evitando a monotonia alimentar. Experimente!

Ingredientes

200ml de água filtrada

1 xícara de chá verde

10 amendoins

3 lascas de gengibre

Modo de preparo

Muito fácil e simples de preparar, você precisará de uma panela com tampa. Ao fogo baixo, coloque todos os ingredientes no utensílio de uma só vez. Mexendo sempre, deixe-os no fogo até começar a ferver. Passado o tempo de fervura, desligue o fogo e deixe o chá de amendoim amornar. Sirva a bebida ainda quente para ficar mais saborosa.

Chá de amendoim cremoso

Para os apaixonados por doce, aí vai uma receita de chá de amendoim cremoso! É uma receita com alto teor de calorias, por isso, consuma em pequena quantidade. O preparo também é bem simples, vamos lá:

Ingredientes

2 xícaras de chá de água filtrada

1 litro de leite de vaca desnatado ou de algum leite vegetal de sua preferência

1/2 xícara de chá de mel

1 xícara de amendoins torrados

Modo de preparo

Pegue um liquidificador para começar a preparar a receita. Coloque o amendoim e ligue na função “pulsar”. Acrescente todos os outros ingredientes e bata tudo de uma vez. Quando o líquido estiver totalmente homogêneo, pegue uma panela com tampa. Ao retirar a mistura do liquidificador, leve-a ao fogo e espere ferver. Desligue o fogo e espere um pouco para servir. Mas, lembre-se: é recomendado consumir a bebida ainda quente!

Chá de amendoim com cravo e canela

Ingredientes

250g de amendoim torrado e descascado

1 pitadinha de sal para acentuar o sabor

1 litro de leite vegetal ou de vaca fresco

2 colheres de sopa de açúcar demerara

1 cravo da índia

1 pitada de canela em pó

Noz moscada a gosto

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata tudo até ficar homogêneo. Depois, aqueça em fogo baixo e sirva em seguida!

O que achou das receitas de chá de amendoim? Para os dias frios são uma ótima opção!

Referências:

  1. Grosso G, Yang J, Marventano S, Micek A, Galvano F, Kales SN. Nut consumption on all-cause, cardiovascular, and cancer mortality risk: a systematic review and meta-analysis of epidemiologic studies. Am J Clin Nutr. 2015 Apr;101(4):783-93. Disponível em https://academic.oup.com/ajcn/article/101/4/783/4564522

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *