Sementes que emagrecem: entenda como!

Na luta contra a balança é preciso ser sensato. Fórmulas mágicas e dietas radicais não funcionam por muito tempo, mas isso não é mais segredo. Todo mundo sabe que para manter a boa forma é necessário ter disciplina, dedicação e, principalmente, uma alimentação saudável. Para isso, você pode contar com alguns aliados, e entre eles estão as sementes que emagrecem.

Muitas pessoas acreditam que, devido ao tamanho, elas não têm muito potencial, mas estão enganadas. Esses superalimentos são capazes de fazer maravilhas em nosso corpo. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

Como atuam na perda de peso

Algumas sementes são muito indicadas para ajudar a controlar a dieta ou perder peso, por conta de sua ação no organismo. Quando incluídas adequadamente em nossa alimentação, elas:

  • promovem saciedade, o que faz com que você coma uma quantidade menor de comida e ainda assim se sinta satisfeito;
  • melhoram o funcionamento do intestino devido ao seu teor de fibras;
  • diminuem o apetite;
  • participam da produção e controle de hormônios;
  • contribuem para um metabolismo mais acelerado, o que é importante na queima de gordura.

Além disso, as sementes trazem muitos outros benefícios para o corpo e para a mente, auxiliando na manutenção da saúde e da qualidade de vida. Entre eles:

  • reduzem o colesterol;
  • combatem a flacidez;
  • possuem antioxidantes;
  • aumentam a disposição;
  • contêm diversos nutrientes, vitaminas e minerais.

As 6 principais sementes que emagrecem

1. Sementes de abóbora

Você sabia que uma das melhores alternativas para ajudá-lo a perder peso são as sementes de abóbora? Elas têm mais zinco do que qualquer outra, o que é importante na queima de gordura. Esse mineral ajuda o corpo a produzir o hormônio que forma a testosterona.

Também aumentam a massa muscular, devido às suas proteínas, e diminuem o açúcar no sangue. Ainda contêm ferro e magnésio, minerais importantes no controle dos níveis de energia e na prevenção da ansiedade e da fadiga.

Uma pesquisa com 139 voluntários avaliou a ingestão da farinha da semente de abóbora associada a uma dieta com menos calorias, e constatou redução no peso, na gordura visceral, nos níveis de insulina e na pressão arterial.

2. Sementes de chia

A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar que a chia, com uma vida saudável, seu resultado não é em vão. Isso porque as sementes de chia são ricas em fibras, ômega 3, magnésio, potássio, ferro e pobres em gorduras. Em cada 2 colheres de sopa, há apenas 5 gramas de gordura.

Um estudo realizado pela Unicamp constatou que essa semente é eficaz no controle da obesidade e de outras desordens metabólicas, por exemplo, diabetes e dislipidemias.

Outra vantagem é que sua fibra solúvel forma uma espécie de gel, assim pode ser incluída em diversas preparações. Ao mesmo tempo, ajuda a mantê-lo sem fome por muitas horas, por elevar a produção da leptina, uma substância que regula o apetite.

3. Sementes de girassol

Uma revisão verificou que as sementes de girassol estão repletas de vitamina E, um poderoso antioxidante que combate toxinas e inflamações. Sendo assim, impedem o estresse oxidativo, que provoca o envelhecimento precoce e diversas outras doenças, incluindo o câncer.

Por serem ricas em magnésio, cooperam para manter sua ansiedade sob controle, evitando o excesso da liberação de cortisol no organismo. Também contêm proteínas e fibras, além de vitaminas B — importantes para queimar calorias e mantê-lo saciado.

4. Sementes de linhaça

A linhaça é uma das melhores fontes de ômega 3, responsável pela queima de gordura. Ainda regula os níveis de insulina do organismo e contém ferro, proteína e muita fibra, capaz de manter o intestino funcionando bem e o colesterol equilibrado.

Outro estudo concluiu sua efetividade na diminuição do peso, dos sintomas da TPM e de complicações cardiovasculares.

São uma boa fonte de fitoestrogênios, que atuam como estrogênio natural no corpo, ajudando seus hormônios a permanecerem estáveis e evitando que você se torne ansioso, o que leva ao ganho de peso.

5. Quinoa

Mesmo que não pareça, a quinoa é uma semente e não um grão, por isso é considerada um pseudocereal.

É descrita como fonte de todos os aminoácidos essenciais, fibras, magnésio, zinco e gorduras saudáveis que participam da redução de medidas corporais. Contém mais carboidratos do que outras sementes, mas a maior parte desse nutriente é usada para dar energia, então não há motivo para preocupação.

6- Gergelim

Apesar de serem famosas por decorarem pães, as sementes de gergelim vão além disso e são extremamente benéficas, tudo devido à sua alta composição mineral e proteica. Cálcio, magnésio, vitamina E e zinco estão presentes, elementos necessários para um bom metabolismo e para a regulação do açúcar no sangue. Também contêm fibras que regulam a digestão.

As sementes como aliadas em nosso dia a dia

Além de poder consumir todas elas sozinhas, é possível adicioná-las a sucos, iogurtes e frutas. Por terem sabor suave, combinam com carnes, refogados de legumes, arroz integral e até sopas.

Especialistas ainda recomendam utilizar o óleo derivado delas no preparo de saladas, a farinha como substituta do trigo em pães e bolos e, por fim, o gel da chia no lugar dos ovos em algumas receitas.

Receitas com sementes

Confira, a seguir, algumas sugestões de preparações em que você pode incluí-las!

Suco verde

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de sobremesa de linhaça;
  • 1 folha de couve;
  • 1 polpa de maracujá;
  • folhas de hortelã.

Modo de preparo: deixe a linhaça de molho na água por, pelo menos, 2 horas. Em seguida, misture com os outros ingredientes e bata no liquidificador. Sirva sem coar.

Salada de Quinoa

Ingredientes:

  • 2 folhas de rúcula;
  • 2 folhas de alface roxa;
  • 1 maçã com casca picada;
  • 1 fatia de melão em cubos;
  • 2 colheres de sopa de quinoa em flocos;
  • azeite extravirgem;
  • sal.

Modo de preparo: coloque as folhas em uma travessa, depois acrescente as frutas e salpique a quinoa em flocos. Adicione o azeite e o sal e sirva em seguida.

Peixe com crosta de gergelim

Ingredientes:

  • 500 gramas de filés de peixe;
  • 3 colheres de sopa de gergelim;
  • 1 limão espremido;
  • 1 ovo;
  • alho picado;
  • sal.

Modo de preparo: tempere o peixe com sal, limão e alho amassado. Reserve na geladeira por 15 minutos. Bata um ovo e passe nos filés e no gergelim. Leve ao forno, em temperatura média, por 20 minutos.

Para melhores resultados com as sementes que emagrecem, é importante evitar as versões com adição de açúcar ou sal, já que esses ingredientes não são nutritivos e ainda podem atrapalhar a redução do peso. Outra dica é optar por um mix de sementes, assim você aproveita as muitas propriedades de uma só vez.

Agora que você já sabe que pode e deve incluir as sementes na sua dieta, comece agora mesmo a experimentar os seus benefícios e vantagens! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *