Shots saudáveis matinais: para que servem, como funcionam e receitas

Se você costuma acompanhar as notícias do mundo fitness, com certeza já ouviu falar sobre shots saudáveis matinais!

Neste post abordaremos o que são esses shots, como eles funcionam e ainda vamos deixar algumas receitas para você se inspirar…

O que são shots saudáveis matinais?

Os shots, assim como, chás e cápsulas fazem parte de estratégias antioxidantes!

Eles combinam uma série de alimentos com propriedades funcionais específicas como por exemplo, aqueles que combatem os radicais livres, auxiliando na melhora do sistema imunológico e reduzindo inflamação; termogênicos, que auxiliam na melhora de aspectos metabólicos; digestivos, entre outros.

Vale relembrar rapidamente o que são antioxidante e radicas livres, bem como ressaltar alguns alimentos fontes para que você possa entender o sentido desses shots, ok?!

Radicais livres? Shot neles!

“Os antioxidantes agem como pequenos guarda-costas para protegerem nossas células de danos que podem levar ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de inúmeras doenças. Isso porque neutralizam os chamados radicais livres, moléculas que em excesso são responsáveis pelo aparecimento de doenças como Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, e até mesmo uma gripe.”

Ou seja, nosso organismo possui meios para se defender do efeito desses radicais livres. E as moléculas responsáveis por essa função são os antioxidantes.

Embora existam muitos suplementos de antioxidantes no mercado, os profissionais de saúde recomendam que se obtenha os antioxidantes do jeito “antigo”, ou seja, através da dieta.

Na verdade, o ideal é que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes aconteça várias vezes ao dia!

Aumentar o consumo de alimentos que sejam fontes de antioxidantes é, na verdade, uma tarefa bem simples!

Isso porque muitas frutas, vegetais, pigmentos naturais, sementes e oleaginosas são ricos em antioxidantes.

Alimentos como framboesas, linhaça, morango, nozes, uva, cacau, açafrão (ou cúrcuma), limão, laranja, chá verde e spirulina, são excelentes antioxidantes e podem ser facilmente incorporados ao ritual matinal dos shots saudáveis!

Além desses shots antioxidantes que combatem radicais livres e auxiliam na prevenção de várias doenças, existem também os shots direcionados para dar aquela sacudida no metabolismo!

Shots termogênicos

Esses shots por sua vez, são feitos com alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo. Isso faz com que o corpo necessite consumir maior quantidade de energia para realizar a digestão.

Na verdade, todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, porém, existem os que se destacam, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo mais acelerado do que os demais, gastando assim mais calorias!

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade adequada a ser ingerida.

Além disso, é importante aliar o consumo desses alimentos a um plano alimentar equilibrado, além da prática regular de atividade físicas (considerada conduta favorável para acelerar o metabolismo energético)!

Vale ressaltar ainda que, o consumo desses alimentos deve ser evitado no período noturno, pois podem prejudicar o sono.

Por fim, devemos alertar que o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.

Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Ainda nesse contexto, por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireóide.

Dentre os alimentos termogênicos mais “potentes” e que podem ser facilmente inseridos nas receitas dos nossos shots matinais, podemos citar:

  1. Capsaicina (pimentas)
  2. Camellia sinensis (chá verde)
  3. Gengibre
  4. Canela
  5. Cravo da índia
  6. Ômega 3

Claro que além desses efeitos termogênicos, antioxidantes, digestivo etc, os shots são uma maneira eficiente de otimizar a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais, além de incluir ingredientes ricos em fitoquímicos e que muitas vezes têm propriedades digestivas, antibióticas, anti-inflamatórias, termogênicas e antioxidantes.

Como você pode observar, muitos dos alimentos antioxidantes são também termogênicos. Imagine combiná-los e potencializar suas ações biológicas!

Recomendações de consumo dos shots matinais saudáveis

O ideal é que você os consuma pela manhã cerca de 30 minutos antes de realizar o café da manhã.

A dose normalmente não ultrapassa 50ml!

Receitas de shots saudáveis

Como o consumo destes tônicos têm aumentando significativamente, atualmente é possível encontrar algumas opções prontas em lojas de produtos naturais.

Além disso, já é possível encontrá-los no menu de muitos restaurantes que possuem uma abordagem mais saudável e natural.

A praticidade para preparar o drink em casa é um dos pontos positivos para incluí-lo no dia a dia!

Agora vamos às sugestões de preparo com combinações para melhorar a imunidade, a digestão, nível de energia e também auxiliar o nosso corpo no processo de desinflamação.

Shot Clássico

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (preferivelmente não pasteurizado, sem ser filtrado e orgânico para manter a presença dos probióticos naturais da bebida) ou suco de 1 limão espremido;
  • Água mineral temperatura ambiente (quantidade que desejar para diluir) – não recomendo tomar o vinagre sem diluir em água.

Em um copo misture os ingredientes e tome em jejum.

Shot Digestivo

  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1/4 xícara de chá de água morna
  • 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado (pode usar em pó, mas sugiro fresco)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (ou abrir uma capsula de suplemento de cúrcuma)
  • Pitadinha de pimenta-do-reino

Em um processador ou liquidificador, acrescente todos os ingredientes, menos a pimenta-do-reino. Bata e em seguida coloque em um copo, adicione a pimenta, homogenize com uma colher e tome em jejum.

Shot Anti-inflamatório

  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de água morna
  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • Pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pitada de canela

Em um processador ou liquidificador, acrescente todos os ingredientes, menos a pimenta-do-reino e a canela. Bata e em seguida coloque em um copo, adicione a pimenta e a canela, homogenize com uma colher e tome em jejum.

Shot Imunidade

  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de água morna
  • 10 gotas de própolis em álcool
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 pitada de gengibre
  • 1 colher de chá de glutamina (opcional)

Em uma centrifuga ou no liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Esse shot pode ser tomado em qualquer horário, mas se quiser aproveitar o poder termogênico da cúrcuma, tome em jejum.

Energy Boost Shot

  • 50ml de aloe vera
  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de água morna
  • 1 colher de chá de mel (opcional)

Em um processador ou liquidificador, acrescente todos os ingredientes. Bata e em seguida coloque em um copo e tome em jejum.

Shot acelerador de metabolismo 2

  • 1cm de gengibre picado
  • Suco de 1 limão
  • 1 maçã com casca
  • 1 pitada de canela em pó

Em um processador ou liquidificador, acrescente todos os ingredientes, menos a canela. Bata e em seguida coloque em um copo, adicione a canela, homogenize com uma colher e tome em jejum.

Shot antioxidante 2

  • 1/2 unidade de beterraba média sem a casca
  • 1 rodela de gengibre grossa (10g) sem a casca
Em um processador ou liquidificador, adicione a beterraba e o gengibre. Se você for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1 xícara de café de água de coco (ou suco de limão). Coe e beba em seguida.
Gostou das dicas? Que tal começar a praticar alguns shots saudáveis matinais?

Referências:

  1. Cardoso J., et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.vitafor.com.br/EMKT/boletim/termog%C3%AAnico.pdf;
  2. Aguiar, A. V. et al. Principais termogênicos naturais e sua ação na prevenção e tratamento da obesidade. Disponível em: https://even3.azureedge.net/anais/41077.pdf;
  3. Anjo, D. F. C. Functional foods in angiology and vascular surgery. J Vasc Br 2004;3(2):145-54. Disponível em: http://jvascbras.com.br/pdf/04-03-02/04-03-02-145/04-03-02-145.pdf;
  4. Costa, P. R.F., Monteiro, A. R. G. Benefícios dos antioxidantes na alimentação. Rev. Saúde e Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 87-90, jan./abr. 2009 – ISSN 1983-1870. Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/996/727;
  5. Catania, A.S., Barros, C.R., Ferreira, S.R.G. Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arq Bras Endocrinol Metab. 53(5):550-9, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302009000500008&script=sci_abstract&tlng=pt.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *