Temperos: utilidades culinárias e benefícios para a saúde

Os temperos, também conhecidos como condimentos e especiarias, são utilizados em nosso dia a dia para realçar ou conferir sabor aos alimentos. Os temperos também são úteis para modificar ou acentuar a cor das preparações.

Sejam elas cozidas, assadas ou grelhadas a adição de temperos faz toda diferença em nossos pratos.

Temperando de maneira saudável

Sabemos que uma alimentação saudável deve contar com a ingestão de verduras, legumes, frutas, fibras em geral, entre outros grupos de alimentos que são responsáveis pela nossa nutrição. Porém, também devemos estar atentos aos “aditivos” que colocamos nos alimentos que vamos ingerir.

Para que nossa alimentação seja considerada completamente saudável, devemos escolher alimentos que possuam bom valor nutricional e evitar ao máximo adicionar a eles condimentos industrializados.

Os industrializados, chamados “temperos prontos”, são alimentos/produtos processados que contém alta concentração de sódio. Sabendo que o excesso de sódio pode provocar danos à saúde, como a hipertensão arterial, devemos evitar o consumo desses temperos. Alguns exemplos são os tabletes de caldos e molhos prontos.

Portanto, devemos incluir em nossas preparações os temperos naturais. Vamos conhecer melhor alguns temperos naturais e seus benefícios para a saúde:

Alho

Com características de um alimento funcional, aqueles que desempenham papel benéfico à saúde, além de possuírem as funções nutricionais, o alho é um tempero comum e versátil, presente em quase todos os lares. Sempre marca presença na preparação do arroz e do feijão e é muito utilizado para dar sabor aos pratos.

O consumo regular de alho pode trazer inúmeros benefícios como: redução da glicose (“açúcar”) sanguínea, prevenção de aterosclerose, redução do risco de infarto, redução de colesterol LDL (o colesterol “ruim”) e aumento do HDL (o colesterol “bom”).

Ainda, o alho é especialmente rico nos minerais selênio e zinco.

Cebola

A cebola possui propriedades funcionais, assim como o alho.

Ambos possuem uma substância chamada quercetina, um flavonoide com importante ação antioxidante, que atua como protetor do nosso sistema imunológico, agindo como anti-inflamatório, antiviral e anti-carcinogênico.

A função antioxidante, como o próprio nome diz, inibe as reações de oxidação das células, prevenindo contra o envelhecimento precoce.

A cebola sendo utilizada como tempero, pode ser incorporada a diversas preparações refogadas.

Alecrim

O alecrim é uma erva aromática com sabor “forte” e característico. Pode ser utilizado em preparações com aves, batatas assadas, carne de porco e cordeiro.

O alecrim também apresenta benefícios para a saúde. Este tempero possui compostos bioativos que possuem funções antioxidantes. Além dessas funções, o alecrim possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Coentro

O coentro é uma erva com aroma e sabor marcantes e harmoniza bem com caldos de peixe, frutos do mar em geral, sopas, arroz, molhos e massas.

O consumo de coentro fornece ao nosso organismo vitaminas A, C, B3 e E e minerais como potássio e fósforo.

Salsa

A salsa é um tempero amplamente utilizado em nossa culinária, principalmente para dar frescor aos pratos. Pode ser utilizada em sopas, saladas, peixes e carnes.

É uma erva que apresenta propriedades diuréticas e por isso pode contribuir para melhoria da hipertensão arterial e cistites. Ainda, a salsa é conhecida por suas características antitérmicas, antialérgicas, além de ser uma erva aromática.

Contém vitaminas A, E e C, e os minerais cálcio, magnésio e potássio.

Cebolinha

A cebolinha é muitas vezes utilizada em conjunto com a salsa nas preparações. Essa combinação é popularmente conhecida como “cheiro verde”.

A cebolinha também possui propriedades benéficas: contribui para a prevenção do aumento de pressão arterial e também para a melhora da função intestinal e respiratória.

Pode ser bem utilizada em omeletes, preparações que possuam queijo, sopas, carnes e peixes.

Esse tempero auxilia no aporte de vitaminas A, C, K e folato e minerais como potássio, fósforo e cálcio.

Manjericão

Ao ingerirmos manjericão estamos também ingerindo os minerais cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além das vitaminas A, E, C e folato. O manjericão também possui taninos e catequinas que são compostos antioxidantes.

As folhas de manjericão possuem cheiro fresco, forte e são comumente adicionadas a preparações que já estão quase prontas. Podem incrementar pratos como: massas, peixes, molhos de tomate e carnes.

Orégano

O orégano, um tempero muito utilizado em pizzas, dá um toque especial em diversos pratos. Pode ser usado em massas, saladas de tomate fresco, molhos de tomate, pratos com queijo, carnes e peixe, pois estes alimentos harmonizam perfeitamente com esse tempero.

Porém, essa erva também possui propriedades benéficas ao nosso organismo. Os seus componentes ativos estimulam as funções gástricas e biliares, contribuindo para a melhora de enjoos e estomatites.

Os oréganos secos apresentam as vitaminas A, E e do complexo B (B3, folato) e minerais (cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio).

Louro

É ideal para temperar peixes, carne de porco, sopas, ovos e batatas cozidas. As folhas de louro também são muito utilizadas para dar um sabor especial ao feijão.

Sobre os benefícios nutricionais, o louro é importante para nos proteger contra as ações fúngicas e bacterianas.

Cominho

O cominho contém compostos fenólicos que atuam como antimicrobianos, além de auxiliarem para a melhoria do sistema imunológico. Também contribui para o equilíbrio intestinal e da pressão sanguínea.

Esse tempero vai bem com carnes vermelhas, ovos e legumes.

Noz moscada

A noz moscada possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e de regulação intestinal. Essa especiaria possui minerais e vitaminas como cálcio, ferro e potássio, vitamina A e vitaminas do complexo B.

Muito versátil, pode ser utilizada tanto em preparações doces quanto salgadas. Molho branco, sopas e queijos ganham um sabor especial se acrescidos dessa especiaria. Café, leite, bolos e pudim também harmonizam super bem com a noz moscada.

Erva doce

Falando em doces… a erva-doce, além do popular chá, também é utilizada em preparações culinárias. Harmoniza em saladas, gratinados, refogados e molhos, além do tradicional bolo de fubá com erva doce.

A erva fresca fornece as vitaminas A e niacina e os minerais cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Pimenta do reino

Muito popular em nossos pratos, a pimenta do reino realça os sabores dos alimentos. Especialmente utilizada para as carnes vermelhas, esse tipo de pimenta contribui para o bom funcionamento do nosso sistema digestivo.

Possui potássio e contribui para a eliminação de líquidos do nosso corpo através de urina e suor, consequentemente contribuindo para o desinchaço.

Além disso, também funciona como estimuladora da circulação sanguínea. Porém, qualquer tipo de pimenta em excesso deve ser evitada por pessoas que já apresentem problemas de estômago, como gastrite e úlceras.

Tomilho

Rico em cálcio e magnésio também contém vitamina A e folato. Os componentes desta erva possuem propriedades antissépticas e antibacterianas.

Pode ser utilizado como chá para alivio de tosse, bronquite e gastrite. O tomilho também contribui para melhora da imunidade e é antifúngico.

Sua participação culinária fica por incrementar carnes, aves, peixes, sopas, legumes e feijões.

Páprica

A páprica é encontrada tanto doce quanto picante. Possui a vitamina A como nutriente de destaque e suas propriedades anti-inflamatórias são bastante conhecidas. A páprica também contribui para um bom equilíbrio da pressão arterial.

Utilizada como tempero é benvinda em legumes, aves e peixes.

Equilíbrio sempre!

Existem milhares de ervas que são utilizadas como temperos e suas propriedades benéficas ao organismo são notadas quando consumidas com regularidade, mas nunca em excesso. Devemos sempre lembrar que nenhum alimento ou tempero possui influência milagrosa sobre a nossa saúde!

Desconfie todas as vezes que encontrar qualquer atribuição a curas completas, vindas de qualquer alimento. É necessário pesquisar e encontrar evidências de suas propriedades para que tenhamos certeza da real ação daqueles nutrientes em nosso organismo.

No mais, temperando nossos alimentos com essas especiarias naturais, vamos obter um sabor super agradável que não precisa ser encontrado em nenhum tempero industrializado. Com isso, teremos a certeza de que nossa alimentação, acrescida dessas ervas, se torna ainda mais rica nutricionalmente.

Referências:

  1. Borjes, Lúcia Chaise, Fernan Junior Tasca, and Patrícia Eliza Zamprogna. “Alimentos industrializados fontes de sódio utilizados no preparo de refeições em restaurantes comerciais de Chapecó-SC.” DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde1 (2014): 83-97. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/7249/8816
  2. Leonêz, Ana Cláudia. “Alho: alimento e saúde.” (2009). Disponível em: http://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/327/1/2008_AnaClaudiaLeonez.pdf
  3. Bianchi, Maria de Lourdes Pires, and Lusânia Maria Greggi Antunes. “Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta.” Rev Nutr2 (1999): 123-30. Disponível em: https://bit.ly/2BrQTUI
  4. Ribeiro, Andreia, et al. “Utilização de extrato de alecrim livre e microencapsulado como ingrediente bioativo para o desenvolvimento de alimentos funcionais.” Encontro com a ciência e tecnologia em Portugal(2016). Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/13328/5/a.ribeiro.pdf
  5. Lopes, A., et al. “Ervas aromáticas: uma estratégia para a redução de sal na alimentação dos portugueses.” (2015). Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82620/2/116245.pdf
  6. Aparecida, Joana, et al. “Elaboração de salsa desidratada.” Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_6_1253736347.pdf
  7. Annoni, DD, e D. Annoni. “Substâncias antimicrobianas naturais: O Orégano.” Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde2 (2017).
  8. Oliveira, JV de, and José D. Vendramim. “Repelência de óleos essenciais e pós vegetais sobre adultos de Zabrotes subfasciatus (Boh.)(Coleoptera: Bruchidae) em sementes de feijoeiro.” Anais da Sociedade Entomológica do Brasil3 (1999): 549-555. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/aseb/v28n3/v28n3a26.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *