Tipos de geleias que podem ser incluídas na sua dieta

As geleias podem ser aliadas para a dieta e para a sua saúde, mas atenção, geleias não são todas iguais! Além da variedade de sabores, variam também em sua composição. Aprenda aqui o que observar no momento de escolher a melhor geleia para o seu dia-a-dia e indicações sobre algumas marcas disponíveis no mercado.

Lista de ingredientes

Todo mundo já sabe a importância de consultar a tabela nutricional dos produtos industrializados quando o assunto é dieta, optando por produtos que melhor se adequam aos seus objetivos – menos calóricos, com menor teor de gorduras ou com maior quantidade de fibras, por exemplo. Mas o que nem todo mundo sabe é sobre a grande relevância da lista de ingredientes; ela pode ser uma aliada fundamental para melhores escolhas.

A lista de ingredientes apresenta todos os ingredientes presentes no produto em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é aquele que está presente em maior quantidade no produto!

No caso das geleias, de maneira geral, deve-se optar por produtos que apresentem:

  • Menores listas de ingredientes;
  • Ingredientes reconhecidos, que normalmente se encontra em uma cozinha doméstica;
  • Fruta como primeiro ingrediente (o que indica que a fruta está presente em maior quantidade naquele produto);
  • Ausência ou pequena quantidade de açúcar ou outros agentes adoçantes;
  • Ausência ou menor número de aditivos alimentares (conservantes, corantes, estabilizantes, etc.).

Benefícios gerais das geleias

As geleias podem ser fontes de energia práticas e saborosas para compor diversas dietas. Quanto maior a quantidade de fruta presente e menor a quantidade de açúcar ou outro agente adoçante e aditivos, melhor será a composição da geleia, pois dessa maneira ela se aproximará da composição original da própria fruta que a compõe.

Geleias 100% fruta ou com quantidades relevantes de fruta serão frequentemente ricas em vitaminas, minerais e fibras, além de poderem apresentar compostos bioativos, presentes em grande variedade e quantidade na maioria dos alimentos vegetais, inclusive nas frutas, e que podem exercer diversos benefícios à saúde e proteger o organismo.

Frequentemente as geleias de fruta terão a presença da vitamina C, fundamental para a imunidade, para saúde da pele e das articulações. Além disso, esta vitamina e outros componentes encontrados nas diferentes frutas apresentam potente ação antioxidante, ou seja, protegem o corpo contra danos causados pelos radiciais livres, prevenindo uma séria de doenças e o envelhecimento precoce.

As geleias ainda são aliadas para a dieta, pois podem “matar” aquela vontade de doce de uma maneira mais saudável e com menos calorias e gorduras se comparada a outros alimentos de paladar doce.

A versatilidade das geleias é outro ponto a favor deste produto; elas podem ser consumidas com pães, torradas, queijos, sobremesas a até podem ser utilizadas em pratos salgados, como em molhos para saladas ou em carnes. Ainda, as geleias podem fazer parte de diversos momentos do seu dia: do café da manhã até os lanchinhos entre as refeições.

Listamos para você algumas marcas encontradas no mercado que podem ser incluídas na sua dieta. Confira abaixo:

1. Queensberry 100% fruta

A geleia apresenta fruta como primeiro ingrediente e utiliza suco concentrado de fruta para adoçar. Entre os ingredientes há também a pectina de fruta, importante para a consistência do produto. A geleia Queensberry 100% fruta apresenta 40% menos calorias se comparada com a geleia convencional da mesma marca, apenas 31 kcal em 1 colher de sopa (20g). O produto não apresenta a adição de conservantes, corantes ou aromatizantes. A geleia da linha estão disponíveis nos sabores: morango, amora, framboesa, frutas vermelhas, blueberry e damasco.

2. St. Dalfour

A marca francesa apresenta fruta como primeiro ingrediente, também utiliza suco de fruta como agente adoçante e têm adição de pectina. 1 colher de sopa (20g) apresenta 42-45 kcal e não apresenta aditivos alimentares. Além dos sabores mais tradicionais, a marca apresenta sabores como figo e quatro frutas (framboesas, morangos, amoras e cerejas), por exemplo.

3. Casa Madeira – Linha Zero açúcar

A geleia recebe em sua formulação suco de maçã concentrado, sendo este o responsável pela doçura do produto. Não apresenta adição de conservantes e de açúcar. Tem, em média, 70% menos calorias se comparada a geleias tradicionais. A linha Casa Madeira Zero Açúcar apresenta os sabores frutas vermelhas, amora e morango.

4. Queensberry – Linha Diet

As geleias da linha diet também apresentam fruta como primeiro ingrediente, são adoçadas com stévia (adoçante natural) e sucralose e apresenta 65% menos calorias, quando comparadas a uma geleia tradicional – 1 colher de sopa apresenta, em média, 24 kcal. A linha apresenta os sabores morango, amora, framboesa, frutas vermelhas, damasco, ameixa, goiaba, além de combinações de frutas (morango e goiaba, jabuticaba e amora).

5. Linea

A geleia da marca Linea tem fruta como primeiro ingrediente e é adoçada com sorbitol (adoçante natural) e sucralose, uma boa opção de adoçante artificial. A geleia apresenta alguns aditivos alimentares, mas ainda sim pode ser uma boa opção para dietas com controle de calorias e açucares; 1 colher de sopa apresenta, em média, 20 kcal. Os sabores disponíveis são: morango, goiaba, framboesa, amora, mirtilo, jabuticaba e damasco.

Tendências em geleias

Sabores locais

As geleias mais comuns no mercado e na casa dos consumidores são as que têm sabores de frutas europeias, como framboesa, morango, amora ou blueberry. Os países europeus e os Estados Unidos têm longa tradição na produção deste tipo de produto.

Mas e geleias de frutas brasileiras? Os brasileiros são especialistas nas compotas e doces de frutas, mas nas geleias ainda tem um caminho a percorrer e explorar. Hoje já começam a aparecer em marcas menores e artesanais e mesmo em marcas maiores alguns sabores brasileiros nas geleias, como açaí, jabuticaba e pitanga, por exemplo.

Geleias orgânicas

Cada vez é maior a procura por produtos orgânicos e o mercado das geleias não fica longe desta realidade. Os produtos orgânicos devem ser certificados, o que assegura que foram produzidos de acordo com os critérios de produção orgânica. Mas atenção, o fato de ser orgânica não garante que a geleia seja a melhor opção para a sua dieta! Confira a lista de ingredientes e a tabela nutricional, pois elas podem apresentar açúcares e outros ingredientes calóricos.

Agora que você sabe sobre os benefícios das geleias, como fazer melhores escolhas, além de ter nossas indicações para auxiliar na sua dieta, é só ir até ao mercado mais próximo e começar a usufruir dos diferenciais das geleias, dos seus diversos sabores e possibilidades em uma alimentação saudável!

Referências:

  1. Instituto de Defesa do Consumidor. Rotulagem adequada já. 2018. Disponível em: https://idec.org.br/rotulagem
  2. Queensberry. Disponível em: http://queensberry.ind.br/linhas/geleias_100/. Acesso em 28 de novembro de 2018.
  3. Linea Alimentos. Disponível em: https://lineaalimentos.com.br/. Acesso em 28 de novembro de 2018.
  4. Casa Madeira. Disponível em: http://www.casamadeira.com.br/geleias/zero-acucar/geleia-zero-adicao-de-acucar-de-morango/30/. Acesso em 28 de novembro de 2018.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *