Super Clube Fit

12 deliciosas receitas de doces para diabéticos

Comer bem é um dos maiores prazeres da vida e ter diabetes não deve ser fator de impedimento para desfrutar de uma grande variedade de alimentos, incluindo as preferências alimentares de cada um, mesmo se esta preferência for pelos doces!

Um pouco sobre diabetes

A diabetes é uma doença crônica que aparece quando o corpo não consegue mais produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que é produzida.

A insulina é um hormônio que controla o nível de glicose no sangue (chamado de glicemia), fundamental para a utilização da glicose para geração de energia pelo corpo. Diabéticos, quando não tratados ou controlados, apresentam aumento nos níveis de glicose no sangue, o que pode causar sérios danos ao organismo.

O tratamento da diabetes (tanto do tipo 1 quanto do tipo 2) está muito relacionado com a alimentação. É importante que a dieta para diabetes seja bem variada, composta por alimentos naturais, que colaborem para estabilizar a glicemia (níveis de açúcares no sangue).

Os nutricionistas e médicos recomendam uma dieta balanceada com ingestão controlada de carboidratos e açúcares.

Deliciosas dicas, ideias e receitas doces para diabéticos

Dicas gerais para fazer doces sem açúcar

1. Sorvete 100% fruta

Esta ideia é cheia de frescor e naturalidade! Congele bananas e morangos; depois, no liquidificador ou processador de alimentos, bata as frutas congeladas até obter textura cremosa. Salpique castanhas ou sementes no sorvete para auxiliar na regulação da absorção do açúcar naturalmente presente nas frutas.

2. Smoothie de frutas

Experimente smoothies de diferentes frutas; gelados são ainda melhores. O preparo é simples e rápido: bata frutas de sua preferência (em temperatura ambiente ou geladas), como banana, abacate, manga, frutas vermelhas ou mamão com iogurte natural, até obter um creme homogêneo. Quanto mais frutas adicionar, mais consistente ficará o creme.

3. Frutas assadas

Apesar de clássicas, as frutas assadas são ótimas pedidas para diabéticos e podem acompanhar sorvete diet ou até iogurte ou coalhada naturais sem açúcar.

Para preparar, é fácil! Escolha sua fruta (boas opções para assar são banana, maçã e pera), retire as sementes (no caso da maçã ou pera) e a casca (no caso da banana) e coloque em uma assadeira. Regue as frutas com um pouco de água e suco de laranja, salpique canela ou outras especiarias de sua preferência e leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos. Sirva quente ou gelado.

4. Torta crua de manga e chia

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em um processador de alimentos, bata as castanhas, os damascos e a água. Forre o fundo e as laterais de um refratário com a mistura, pressionando para que fique agregada às paredes do recipiente. Depois, em um liquidificador, bata a polpa das mangas e as sementes de chia e despeje a mistura sobre o refratário. Sirva gelado.

5. Sopa fria de frutas vermelhas, iogurte e castanhas

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em uma panela, coloque as frutas vermelhas, a estévia e água e cozinhe até obter uma calda levemente espessa. Em um recipiente ou prato fundo, coloque a calda forrando todo o fundo; no centro do prato, coloque 1 porção de iogurte grego e salpique as castanhas.

6. Mousse de maracujá vegano

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Transfira o creme para um recipiente para servir e leve para a geladeira por, pelo menos, 2 horas. Simples e delicioso!

7. Mousse de abacate com cacau

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: no liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até obter um creme homogêneo. Coloque em taças e leve para a geladeira por, pelo menos, 2 horas. Decore com gomos de laranja e sirva.

8. Crumble de frutas

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em um refratário que possa ir ao forno, coloque as frutas picadas, regue com o suco de laranja e salpique a canela em pó. Misture as castanhas com a manteiga, até formar uma “farofinha”. Cubra as frutas com a farofa de castanhas e leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos. Sirva quente ou frio.

9. Bolo de banana

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em um liquidificador ou processador bata as bananas, as tâmaras, o leite de de coco, o limão e a água, até obter um creme. Despeje a mistura em um recipiente e vá adicionando os ingredientes secos – farinha de aveia, fermento, bicarbonato, canela e noz-moscada. Misture delicadamente. Unte uma forma para bolo inglês com óleo ou manteiga e salpique um pouco de farinha; despeje a massa e leve ao forno baixo por, aproximadamente, 1 hora. Agora é só desfrutar.

10 . Doce de abóbora com coco

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em uma panela, coloque a abóbora, a água, a estévia, o gengibre e o cravo e leve ao fogo baixo até que a água evapore e a abóbora esteja macia, desmanchando. Adicione o coco fresco, misture e leve para gelar. Delicie-se.

11. Bolo de frutas secas

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: derreta a manteiga em uma panela e adicione a estévia; aguarde até que amorne. Junte os ovos, a baunilha, o sal, a farinha e o fermento e misture bem. Junte as frutas picadas e misture. Coloque a massa em uma forma para bolo inglês forrada com papel manteiga e leve ao forno baixo por 45 minutos. Pronto!

12. Leite condensado diet

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

Modo de preparo: em um liquidificador bata todos os ingredientes por 5-7 minutos. Deixe esfriar e utilize nas mais diversas receitas.

Consulte sempre um profissional

No caso de diabéticos, assim como em muitos outros quadros, o planejamento alimentar deve ser bastante individualizado, afinal, a glicemia (nível de açúcar no sangue) tem regulação delicada e deve ser analisada por um profissional nutricionista ou médico. Consulte.

Leia também: Diabetes gestacional o que é, sintomas, como tratar e o que comer?

Referências:

  1. American Diabetes Association. Food. Disponível em: http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/?loc=ff-slabnav.
  2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/.
  3. Associação Nacional de Atenção ao Diabetes. Receitas. Disponível em: http://www.anad.org.br/receitas/.
  4. Frufruta por Pati Bianco. Disponível em: https://frufruta.com.br/categoria/sem-acucar/.
  5. RGNutri. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQAaElDFKm9/.