Diferença entre tipos de abacate: Avocado, manteiga e outros

Que o abacate é um alimento delicioso e muito saudável não dá para negar. Mas você sabia que existem vários tipos de abacate?

Cada um deles possui formato, cor, sabor, e até mesmo qualidade nutricional diferentes. As variedades mais comuns encontradas no Brasil são o avocado, o abacate manteiga, fortuna, geada, margarida e quintal. 

O abacate é o fruto do abacateiro, originário da América Central e encontrado em regiões tropicais e subtropicais. Pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil, que é um de seus maiores produtores mundiais.

Sua casca possui cor verde escura com poucas rugas e a polpa verde amarelada, que apresenta textura cremosa quando maduro, momento no qual deve ser consumido. 

Não apenas é utilizado na alimentação, como também é bastante explorado pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, principalmente a fração insaponificável do óleo de abacate, que é responsável por propriedades regenerativas da pele. 

BENEFÍCIOS DO ABACATE

Além de seu grande potencial econômico, o abacate possui uma alta qualidade nutricional e energética. Isso ocorre em virtude do fruto ser composto pelas famosas “gorduras boas”, em especial as monoinsaturadas.

O principal representante dos ácidos graxos monoinsaturados é o ômega-9 (ácido oleico). Seu consumo moderado exerce efeitos na diminuição dos níveis de colesterol no sangue, do triglicérides, e do colesterol “ruim” (o LDL), sem causar a redução do colesterol “bom” (o HDL) em pessoas com colesterol alto.

Além disso, o abacate pode ser considerado um isotônico natural por possuir grande quantidade de minerais, sendo o potássio em maior quantidade, seguido de fósforo, magnésio, cálcio, zinco, ferro, manganês e cobre.

Também é rico em vitaminas e compostos fitoquímicos bioativos, como a vitamina C, vitamina E, vitamina B6, carotenoides (precursores da vitamina A), esteróis, compostos fenólicos, entre outros. 

Os compostos fenólicos presentes no abacate são os principais responsáveis pelas atividades antioxidantes, ou seja, protegem as células contra os radicais livres evitando seu envelhecimento precoce.

O abacate é rico em fibras e, por mais que não seja considerado uma fonte proteica, contém maior quantidade deste nutriente quando comparado com outras frutas.

No entanto, um consumo regular e moderado de abacate exerce efeitos benéficos na saúde do coração, na prevenção de alguns tipos de câncer e na diminuição do açúcar do sangue.

VARIEDADES DE ABACATE

AVOCADO

O abacate Hass, também chamado de avocado, é de origem guatemalense e mexicana.

Ele possui menor diâmetro, coloração verde escura a roxa e a casca rugosa e grossa. Apresenta uma polpa mais consistente e sem fibras, composta por maior teor de gorduras e menor quantidade de água.

É excelente para preparações salgadas, porém seu preço é muito mais elevado do que as demais variedades. Dessa forma, a maior parte da produção do avocado é destinada ao mercado externo.

MANTEIGA

O abacate Manteiga (o mais comum no Brasil) é um fruto grande, de formato alongado, com casca lisa e verde.

Possui esse nome devido a sua polpa ter textura de manteiga. É amarelada, macia, carnuda e muito saborosa. Esse tipo de abacate apresenta baixo conteúdo de óleo e grande quantidade de água e polpa.

FORTUNA

A variedade de abacate Fortuna apresenta a casca verde, lisa e brilhante. Sua polpa é amarela, adocicada e possui um teor médio de óleo.

Tem excelente sabor, caroço de tamanho reduzido, casca fina, com amadurecimento mais rápido e apodrecimento menor.

GEADA

O abacate Geada tem o formato piriforme (de pera) a ovalado. Sua coloração é verde mais claro do que a variedade Fortuna. A polpa é amarela e em grande quantidade.

O conteúdo de óleo é baixo e seu amadurecimento é precoce.

MARGARIDA

O abacate da variedade Margarida é um fruto muito saboroso. Também apresenta rápido amadurecimento, polpa consistente em grande quantidade e o caroço pequeno.

Possui formato arredondado e é resistente por conta de sua casca mais grossa.

QUINTAL

O abacate Quintal é um dos preferidos dos brasileiros devido a sua aparência bonita e brilhante. A casca é livre de manchas, a polpa extremamente saborosa e o amadurecimento é rápido. Outro fator de aceitação é seu preço acessível.

Além disso, possui o caroço pequeno que, quando batido em vitaminas, não confere sabor amargo para a bebida.

SAZONALIDADE DO ABACATE

A palavra sazonalidade vem de “sazonal”, que implica em determinada característica ou evento que ocorre sempre em uma certa época do ano.

A sazonalidade das frutas é um fator muito importante na hora das compras, pois garante uma melhor qualidade, preços mais baixos e produtos mais frescos e saborosos.

Dessa forma, selecionamos quais os meses em que cada variedade de abacate está em alta para você se programar:

AVOCADO: Maio/ Junho/ Julho/ Agosto

FORTUNA: Março/ Abril/ Maio/ Junho

GEADA: Janeiro/ Fevereiro

MARGARIDA: Julho/ Agosto/ Setembro/ Outubro/ Novembro/ Dezembro

QUINTAL: Março/ Abril/ Maio/ Junho

COMO SABER SE O ABACATE ESTÁ NO PONTO CERTO?

Se você já abriu um abacate e ele ainda estava verde, sabe o quanto isso é frustrante. Mas vamos ensinar algumas técnicas para você nunca mais errar o ponto.

O abacate é um fruto que amadurece depois de colhido, então é necessário atenção no momento da compra. Prefira os abacates de cor uniforme, íntegros, e livres de pontos escuros e manchas (embora algumas manchas não signifiquem menor qualidade).

Para verificar se ele está maduro, é só apertá-lo levemente com o polegar. Se a consistência estiver macia (não muito mole), o abacate está pronto para consumo.

Outra dica é retirar o talo do fruto e verificar a coloração da carne que estava abaixo dele. Se o talo sair com dificuldade, o abacate ainda está verde. Se o talo sair com facilidade mas a coloração da carne estiver amarela, ele ainda assim está verde. A cor ideal da carne sob o talo é a verde. A coloração marrom indica que o fruto já passou do ponto.

O abacate deve ser armazenado em local fresco e arejado. Apenas guarde na geladeira quando ele já estiver maduro, pois a baixa temperatura interrompe o processo de maturação.

Quando aberto, o abacate oxida com facilidade, ficando com a polpa escura. Portanto, uma dica é guardá-lo com o caroço se não for consumi-lo inteiro.

COMO CONSUMIR O ABACATE?

No Brasil, o abacate é consumido principalmente na forma doce, como em sobremesas, vitaminas, com açúcar e limão etc.

Já em outros países, é muito apreciado na forma salgada, em saladas, sopas e molhos. (Aqui já ensinamos duas receitas, uma doce e outra salgada).

RECEITA DE GUACAMOLE

A guacamole é um prato típico da culinária mexicana, no qual o ingrediente principal é o abacate. Geralmente é realizada com a variedade hass, mas pode ser feita com qualquer outro tipo.

Quer aprender a fazer essa receita fácil e deliciosa?

INGREDIENTES

  • 4 avocados maduros (ou 1 abacate grande)
  • 1 tomate
  • 1 cebola
  • sumo de 1 limão
  • 1 maço de coentro (ou salsinha)
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

  • Parta os avocados ao meio e, com a ajuda de uma colher, retire a polpa
  • Acrescente o sumo do limão e amasse com um garfo
  • Corte o tomate e a cebola em cubos pequenos e acrescente ao abacate. amassado
  • Pique o coentro grosseiramente e junte à mistura
  • Tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto
  • Misture bem e sirva imediatamente

E não se esqueça:

Para usufruir de todos os benefícios do abacate, seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis.

Experimente as variedades dessa fruta maravilhosa e conte pra gente qual foi seu preferido!

Referências:

  1. Correia RC. et al. Abacate: preferencias e mercado. Embrapa Semiárido-Artigo em anais de congresso (ALICE). CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: SBF, 2010. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/870018/1/Mouco.pdf
  2. Rocha TEDS. Composição de ácidos graxos e de fitoesteróis em frutos de quatro variedades de abacate (Persea americana Mill). 2008. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/5807/1/2008_TatianaEvangelistaSilvaRocha.pdf
  3. Dos Santos JLF et al. Recobrimentos comestíveis na conservação pós-colheita de abacate. Scientia Plena, v. 11, n. 12, 2015. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2600
  4. Daiuto ER et al. Composição química e atividade antioxidante da polpa e resíduos de abacate’Hass’. Revista Brasileira de Fruticultura, p. 417-424, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114586/S0100-29452014000200018.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  5. CEAGESP. Abacate. Normas de classificação. Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura. 2015 Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/abacate.pdf
  6. Brasil. Sazonalidade dos produtos comercializados no ETSP. CEAGESP. São Paulo. Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *