Como fazer a dieta da sopa da USP

As “dietas das sopas” são bastante conhecidas como opções para o emagrecimento em um curto período de tempo, não é mesmo?

Uma das muitas dietas disponíveis é a Dieta da Sopa da USP. Você já ouviu falar?

O que é a Dieta da Sopa da USP?

A Dieta da Sopa da USP é conhecida por ser uma forma rápida de perder peso em pouco tempo e recebeu este nome para ganhar mais status.

Há relatos de que foi criada por alunos da Universidade de São Paulo (USP) para o uso em pacientes do Hospital do Coração que precisavam perder peso rapidamente para realizarem procedimentos pré ou pós cirúrgicos. Entretanto, essa dieta não tem nenhum vínculo com a instituição de ensino, nem com as nutricionistas que exercem função de docentes na instituição.

É uma dieta de emagrecimento muito rápido, principalmente pelo seu baixíssimo teor calórico. A sua duração não pode ultrapassar os sete dias “recomendados” e somente depois de 4 dias de intervalo pode-se retomar somente por mais sete dias. Nunca ultrapasse os quatorze dias de dieta para não acarretar riscos à sua saúde.

A maioria desses tipos de dieta levam realmente a uma perda de peso em pouco tempo, o que pode ser vantajoso para algumas pessoas que querem resultados em curto prazo. No entanto, assim que são interrompidas podem provocar o aumento ponderal, muitas vezes superando o anterior, o que leva ao desestímulo, pois é uma busca que nunca atinge seu objetivo.

Reeducação alimentar

O melhor caminho para controlar o peso continua sendo a reeducação alimentar através de uma dieta equilibrada, elaborada e orientada por um nutricionista capacitado.

É importante incluir mais frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras, evitando o consumo excessivo de refrigerantes, sucos artificiais, doces, alimentos industrializados e processados, carnes gordurosas, frituras, embutidos, entre outros.

Outro fator muito importante durante qualquer processo de emagrecimento é lembrar que a hidratação é essencial à perda de peso e por isso, o ideal é consumir no mínimo 2 litros de água por dia.

Além do mais, é importante a prática regular de atividade física para uma melhor qualidade de vida.

Durante a dieta da sopa é importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica, frituras, qualquer tipo de pão e bebidas gaseificadas (refrigerantes e energéticos).

Receita da Sopa da USP

Ingredientes

1 repolho grande

1 berinjela

2 nabos

2 folhas de louro

2 maços de cheiro verde

2 maços de agrião

2 tomates

2 pimentões

1 aipo (salsão)

2 cenouras

4 jilós grandes

2 xícaras de vagem

3 dentes de alho

1 litro de caldo de legumes caseiro

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Higienizar os legumes e verduras, cortar em pedaços médios. Colocar tudo em uma panela com água, acrescentar os temperos. Cozinhar em fogo alto até ferver, depois deminuir o fogo e deixar os legumes cozinharem.

Como fazer a dieta da sopa da USP

1º dia: No início a sopa deve ser ingerida duas vezes ao dia. Chás sem açúcar e água devem ser consumidos à vontade. Já as frutas estão liberadas, exceto o abacate e a banana.

2º dia: Já no segundo dia a sopa deve ser tomada sempre que sentir fome. Porém, o alimento deve ser consumido com legumes e verduras. Se preferir, você pode jantar uma batata cozida.

3º dia: Coma legumes à vontade, mas sem colocar a batata no terceiro dia. A sopa pode ser saboreada por pelo menos duas vezes.

4º dia: Consumindo a sopa no mínimo duas vezes durante o dia, as bananas estão liberadas – até 8 unidades por dia. Leite desnatado pode ser consumido à vontade.

5º dia: No quinto dia ficam liberados até 400 gramas de carne vermelha ou branca. Mas é importante que as carnes sejam grelhadas. Consuma duas porções de sopa durante o dia e beba bastante água.

6º dia: Bifes grandes grelhados estão liberados, podendo consumir até 3. Legumes cozidos podem ser ingeridos à vontade, menos batata. Beba bastante água, suco e chás sem açúcar. A sopa deve ser ingerida pelo menos duas vezes no dia.

7º dia: Para o último dia é liberado arroz integral e legumes crus ou cozidos. Como de costume, beber bastante água, café e chá sem açúcar. No final da dieta da sopa da USP é necessário tomar pelo menos duas porções da sopa.

Contraindicações

E mais uma vez ratifica-se que a dieta da sopa da USP, assim como as outras dietas restritivas, são totalmente contraindicada à gestantes, idosos e crianças, pois a adoção desses planos alimentares pode trazer agressões ao organismo a médio prazo, resultando em ganho de peso mais expressivo, estresse físico e psicológico e até mesmo o surgimento de novas doenças.

Consulte sempre um nutricionista!

Referências:

  1. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Perfil socioeconômico, dietas adotadas e motivações de frequentadores de uma academia em Itapecerica da Serra-SP. 2017. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/941
Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *