Benefícios do chá de casca de jabuticaba e modo de preparo

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O chá de casca de jabuticaba possui diversos benefícios à saúde e auxilia na prevenção de doenças como diabetes, câncer, acúmulo de gorduras no fígado, colesterol alto, diarreia e asma, devido principalmente a grande concentração de substâncias antioxidantes que auxiliam na melhora da imunidade presentes na casca dessa fruta tão brasileira!

Para o preparo do chá é necessário, antes de tudo, consumir as jabuticabas e separar as cascas, higienizá-las para então desidratá-la e assim, formar o extrato da casca de jabuticaba. Depois é só ferver a água e deixar o extrato em infusão por 10 minutos. Vamos saber mais?

Benefícios da casca de jabuticaba para a saúde

A jabuticaba, também conhecida como Myrciaria sp, é um fruta nativa da mata atlântica do Brasil. É uma fruta tropical de grande valor nutricional, possuindo alto teor de carboidratos, fibras, vitaminas, flavonoides e, ainda, minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Além de ser uma ótima fonte de antocianinas, um importante antioxidante que também é encontrada em frutas como a amora e a uva. Entretanto, sua maior concentração de antioxidantes é encontrada na casca, podendo representar até 43% do total da fruta. Também na casca estão presentes ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C.

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As cascas da jabuticaba também podem ser usadas como corante, pois os compostos fenólicos são os responsáveis pela coloração arroxeada da fruta. Além disso, a casca da jabuticaba é adstringente, sendo útil contra diarreia e irritações de pele, possuindo também indicações na medicina popular contra asma e outras doenças.

Vários dos benefícios da casca da jabuticaba são devido à presença de altas concentrações de antioxidantes naturais que reduzem o risco de alguns tipos de cânceres, de doenças do coração e também previne o envelhecimento precoce, por isso é considerado um alimento funcional ou nutracêutico.

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Estudos constataram que a casca da jabuticaba foi capaz de prevenir a diabetes, pois controla os níveis de glicose no sangue. Além disso, o elevado teor de fibras aliado ao seu poder antioxidante pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, além de prevenir o aumento de gorduras no fígado, conhecido como esteatose hepática. Além do mais, por ser uma ótima fonte de fibras e aumentar a sensação de saciedade, pode auxiliar no emagrecimento.

Resumo:

A jabuticaba é uma fruta tropical de alto valor nutricional, principalmente devido aos seus compostos fenólicos que possuem ação antioxidante. As cascas da jabuticaba são ótimas fontes de ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Os benefícios são:

  • Previne contra alguns tipos de câncer

  • Melhora a imunidade

  • Previne contra o envelhecimento precoce

  • Auxilia no emagrecimento

  • Previne a diabetes

  • Previne contra o acúmulo de gorduras no fígado

  • Controla os níveis de colesterol

  • Auxilia no combate da diarreia

  • Ajuda na saúde da pele e na cicatrização

  • Auxilia contra a asma e as doenças do pulmão

Chá da casca de jabuticaba

Para o preparo do chá da casca de jabuticaba é necessário preparar o extrato da casca antes, para isso é só desidratar as cascas de jabuticaba para que fiquem bem sequinhas e, dessa forma, possam ser usadas como infusão de chás.

O uso do chá da casca de jabuticaba é muito indicado para o tratamento de diarreias e outros problemas intestinais. Porém, é também recomendado para as pessoas asmáticas, pois melhora a imunidade, assim como também auxilia no tratamento de inflamação das amígdalas.

Como preparar o chá da casca de jabuticaba

O preparo do chá da casca de jabuticaba é bastante simples e fácil. O chá pode ser consumida de 3 a 4 vezes ao dia, podendo ser quente ou gelado.

Ingredientes

1 colher de sopa de casca de jabuticaba

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300 ml de água

Modo de preparo

Decocção de uma colher de sopa de casca de jabuticaba em 300 ml de água por 5 minutos. Desligando o fogo, em seguida deixe na infusão por mais 10 minutos.

Caso prefira adoçar o chá, use preferencialmente açúcar mascavo ou açúcar demerara ou adoçantes naturais como o xilitol e o stévia.

Referências:

  1. Alves, Ana Paula de Carvalho. Casca de jabuticaba (Plinia jaboticaba (Vell.) Berg): Processo de secagem e uso como aditivo em iogurte. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Lavras, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/1542/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Casca%20de%20jabuticaba%20%28Plinia%20jaboticaba%20%28Vell.%29%20Berg%29%20processo%20de%20secagem%20e%20uso%20como%20aditivo%20em%20iogurte.pdf.
  2. Teixeira, Natália de Carvalho. Desenvolvimento, caracterização físico-química e avaliação sensorial de suco de jabuticaba (Myrciaria jaboticaba (Vell) Berg). Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-8MUHGM/desenvolvimento__caracteriza__o_fisico_quimica_e_avaliacao_s.pdf?sequence=1.
  3. FERNANDES, L. L. SILVA, B. M. Alimento funcional: propriedades da jabuticaba (Myrciaria cauliflora). Revista FAROL – Rolim de Moura – RO, v. 6, n. 6, p. 49-60, jan./2018. Disponível em: https://docplayer.com.br/86130191-Alimento-funcional-propriedades-da-jabuticaba-myrciaria-cauliflora-luana-leal-fernandes-bruno-moura-silva.html.
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Escrito por

Carla Oyama

Nutricionista com CRN 31937 formada em Nutrição pela UNIFAL-MG

Pós graduação em Terapia Nutricional Clínico-hospitalar pela UNIRP-SP. Qualificada em Educação em Diabetes pela ADJ Diabetes Brasil.

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