O que é açucar demerara e quais suas vantagens

O açúcar faz parte da dieta rotineira do brasileiro. Este alimento está presente no cafézinho da manhã, no pedaço de bolo no lanche, no refrigerante ou até mesmo pode ser utilizado para adoçar os sucos naturais. E é tão gostoso, não é mesmo?

Especificamente, esse tipo de açúcar citado – o “açúcar de mesa” – é um carboidrato que contém o nome técnico de sacarose. Sua origem ocorre principalmente pela da extração da cana-de-açúcar na qual é composta quimicamente pela união entre uma unidade de glicose e outra de frutose, e por isso também é conhecida como um dissacarídeo.

O AÇÚCAR NOS ALIMENTOS

Dentre os açúcares sólidos formados à base de cana-de-açúcar podem ser encontrados tranquilamente no mercado para uso caseiro, os açúcares: refinado, cristal, demerara ou mascavo.

Estes açúcares são responsáveis principalmente por conferir sabor doce aos alimentos, tornando-os mais agradáveis ao paladar humano.

Mas assim como podem ser utilizados como ingredientes nas preparações caseiras doces, que é o caso do delicioso pudim, dos bolos e do brownie, os açúcares também são abundantementes utilizados em produtos industrializados, como é o caso dos refrigerantes, biscoitos, bolos prontos, iogurtes e etc.

Dessa forma, quando falamos em doces caseiros ou industrializados pensamos sempre em… açúcar!

Porém, o açúcar também pode ser utilizado em preparações salgadas, como nos pães. Nesse caso, o açúcar, por conter glicose em sua composição, fornece substratos iniciais para que ocorra a reação de Maillard – uma reação química importante que confere sabor, cor e odor específicos. Vocês já repararam que o pão apresenta uma cor escurecida, uma crocância ideal e um sabor único? Então, isso ocorre devido a presença do açúcar.

O AÇÚCAR E O CORPO HUMANO

No nosso organismo, os açúcares são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Este alimento fornece, principalmente, muitas calorias e, consequentemente, energia rápida para o corpo realizar suas atividades. 

Além disso, tanto os nosso músculos quanto o nosso cérebro, necessitam do açúcar para funcionar perfeitamente.

Dependendo do tipo de açúcar e o seu processamento, os açúcares podem oferecer ainda, mesmo que em menores quantidades, alguns minerais como o magnésio, cálcio, zinco e cromo eficientes para a saúde.

Porém, atualmente, o açúcar é conhecido como o “vilão” e um dos grandes culpados pela epidemia das doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e a diabetes. Mas isso ocorre, porque os alimentos doces, caseiros ou industriais, são consumidos em nossa dieta diária de forma exagerada.

Dessa forma, para que o açúcar seja melhor aproveitado pelo organismo, e que não se torne um inimigo da saúde, é NECESSÁRIO O CONSUMO COM MODERAÇÃO.

E atenção! Não basta apenas esconder o açucareiro para reduzir a ingestão do alimento no dia a dia. Como vimos, o açúcar está contido em uma infinidade de produtos industrializados, tais como bolos, biscoitos, refrigerantes, doces, tortas, cocadas e até em produtos salgados.

Portanto, procure evitar consumir doces industrializados todos os dias e tenha atenção na quantidade de açúcar adicionado à sua bebida, como no café, nos chás e nos sucos. A maioria dos sucos naturais não necessitam ser adoçados, pois as frutas já contém naturalmente a frutose em sua composição, um outro tipo de açúcar, uma história um pouco diferente.

E ainda…você come doce TODOS os dias? É realmente necessário?

Pense nisso!

Mas, afinal, quais as principais diferenças entre os diversos tipos de açúcares encontrados no mercado brasileiro?

As principais diferenças entre os açúcares estão no processo de produção que, ao final, afetam o sabor, a cor e também a composição nutricional de cada tipo de açúcar.

Antes de chegar nas prateleiras, a cana-de-açúcar passa por diferentes etapas de fabricação e processamentos químicos, como o processo de moagem, filtração, fervura e centrifugação, até transformar-se em açúcar. A adição de compostos químicos e refinamento é que definem qual tipo de açúcar será produzido.

O açúcar refinado, por exemplo, é o mais comum dos tipos de açúcares encontrados e também pode ser conhecido como “açúcar branco”. Este açúcar apresenta coloração branca e seus grãos são finos e irregulares, o que permitem que sejam mais facilmente dissolvidos e misturados. No entanto, o branqueamento retira praticamente todas as vitaminas e os minerais presentes, sobrando o que chamamos de “calorias vazias”.

O açúcar cristal é muito utilizado por confeiteiros na decoração de pães, doces e bolos. Seus cristais são grandes e por vezes transparentes ou esbranquiçados. São mais difíceis de serem dissolvidos e misturados devido ao tamanho dos grãos. Apresentam praticamente as mesmas características do açúcar refinado, porém não passam pelo refino.

Já o açúcar mascavo é o tipo de açúcar que mais se aproxima da cana-de-açúcar e é mais bruto que os outros açúcares. Seus grãos são mais úmidos, sua coloração é mais escura e amarronzada, pois este tipo de açúcar não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino. Seu sabor é mais forte e mais pronunciando, assim como o melaço, semelhante a rapadura. Esse é o tipo de açúcar mais recomendado pelos nutricionistas, pois passa por menos processos de produção industrial.

Mas, o que é o açúcar demerara?

Diferentemente dos açúcares citados acima, o açúcar demerara apresenta um sabor mais intenso e característico.

Seus grãos se apresentam em tom caramelo ou marrom claro, são levementes mais úmidos, e mais difíceis de serem dissolvidos.

A VANTAGEM do açúcar demerara é que este é um açúcar que passa por um processo leve de refinamento e,  portanto, mais se aproxima do sabor intermediário entre o açúcar branco e o açúcar mascavo. Porém, este açúcar não leva aditivos químicos (por isso sua coloração é mais escura).

Além disso, como o processo de refinamento é menor, o açúcar demerara apresentam maiores nutrientes em sua composição como os mineiras ferro e cálcio.

Com isso, o açúcar demerara deve conter no mínimo 96% de sacarose e o restante de nutrientes.

O AÇÚCAR DEMERARA também pode se apresentar na forma ORGÂNICA. Este tipo de açúcar é considerado natural e não leva ingredientes artificiais, agrotóxicos ou fertilizantes químicos em nenhuma etapa do ciclo de produção e, portanto, é bastante vantajoso.

Porém, o açúcar demerara orgânico apresenta-se mais doce, com sabor pronunciado de cana e com textura mais crocante, arenosa e aparência granulosa.

Esta é uma ótima opção para quem está em transição e deseja migrar do açúcar refinado para um açúcar com mais nutrientes, como é o caso do açúcar mascavo.

CALORIAS DOS AÇÚCARES

Notou que em nenhum dos açúcares foi citado sobre as calorias? Isso ocorre, pois embora mude o tipo de açúcar, os valores calóricos permanecem basicamente os mesmos.

Por isso, não se engane! Mudar o tipo de açúcar da dieta não vai te ajudar a perder peso. Para isso é necessário uma dieta saudável, equilibrada e com restrição de calorias.

Mas, optar por um açúcar orgânico, com mais nutrientes, e ainda consumi-lo com moderação, é um ótimo caminho para uma vida mais saudável, principalmente a longo prazo!

Quanto menor for o uso de compostos químicos na sua alimentação, principalmente os utilizados no processo da industrialização, quem mais ganha é você e a sua saúde!

Leia também: Os excelentes benefícios do açúcar de coco!

Referências:

  1. FARIA, Daiara Mendes; SPOTO, Marta Helena Fillet; VERRUMA-BERNARDI, Marta Regina. COMPARAÇÃO SENSORIAL ENTRE AÇÚCARES ORGÂNICOS E CONVENCIONAIS. Brazilian Journal of Food & Nutrition/Alimentos e Nutrição, v. 24, n. 2, 2013. Disponível em: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/183/2062
  2. ALVES, Lucilio Rogerio Aparecido; BACCHI, Mirian Rumenos Piedade. Oferta de exportação de açúcar do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 42, n. 1, p. 9-33, 2004.
  3. MACHADO, Simone Silva. Tecnologia da fabricação do açúcar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032004000100001

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *