Xilitol: como usar e onde comprar

A preferência pelo sabor doce é bastante comum entre a população brasileira, com isso, muitas pessoas têm procurado alternativas mais saudáveis para substituir o açúcar em sua alimentação, porém, sem perder o sabor!

Quando o assunto é adoçante natural logo nos vem a cabeça um dos mais comentados do momento, o xilitol, obtido a partir das fibras de alguns vegetais, que além de adoçar pode trazer benefícios à saúde. Mas você sabe o que é e como utiliza-lo?

O que é Xilitol?

O xilitol é um edulcorante que substitui perfeitamente o açúcar, pois apresenta poder adoçante igual ao da sacarose, o famoso “açúcar de mesa”.

É muito utilizado pela indústria alimentícia e classificada pelo FDA como um aditivo, sendo assim considerado uma substância atóxica, legalmente permitida na incorporação de alimentos.

Como não é utilizado por muitos microrganismos, dispõe maior tempo de conservação, prolongando a vida desses produtos. Produz um efeito refrescante na boca, realçando sabores de menta em balas e chicletes. Também é encontrado em confeitos, chocolates, caramelos, sorvetes, geleias, pudins e etc.

O xilitol possui 2,4 kcal por grama do produto – a metade do valor calórico do açúcar – e baixo índice glicêmico. É uma excelente opção para os diabéticos, já que não requer insulina para ser metabolizado no organismo.

Ainda, tem grande importância na saúde da boca por seu efeito na prevenção de cáries e remineralização dos dentes, pois não é fermentado pelos microrganismos da flora bucal, sendo a sacarose seu principal substrato na formação de cáries dentárias.

Além disso, estudos científicos recentes têm indicado que o xilitol se apresenta eficaz no tratamento de desordem do metabolismo das gorduras, e de lesões renais e parenterais. Também tem sido demonstrado uma possível prevenção de infecções pulmonares, otite (inflamação no ouvido) e osteoporose (a perda de massa óssea).

Como usar o Xilitol?

Pode ser usado em preparações frias ou quentes, suportando altas temperaturas, já que suas moléculas não se quebram com o calor. É perfeito para adoçar cafés, chás, sucos e no preparo de bolos, doces, tortas, entre outras receitas.

Mas cuidado! Seu excesso pode ter efeito laxativo, ocasionando diarreias. A quantidade consumida não deve passar de 60g por dia.

A ingestão recomendada é de 20 a 30g em uma única dose, sendo assim bem tolerado.

Onde comprar Xilitol?

O xilitol pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, em grandes supermercados ou até mesmo em lojas online.

E você, já experimentou o xilitol?

Referências:

  1. Mussatto SI, Roberto IC. Xilitol: edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Braz J Pharm Sci 38:401–413; 2002.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *