Dicas de menu saudável para festa de casamento

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Cresce cada vez mais a personalização em eventos, inclusive em casamentos. Paralelamente, há noivos preocupados com a saúde e com uma alimentação mais equilibrada também no momento da festa, não só pensando em suas próprias necessidades, mas também no bem estar dos convidados. E será que é possível aliar uma festa de casamento com uma alimentação mais saudável?

Apesar de muitos poderem torcer o nariz para um cardápio saudável em casamentos, certamente, se bem estruturado e pensado, este tipo de menu pode surpreender positivamente os convidados! Muitos buffets vêm recebendo tal demanda dos noivos, que buscam trazer seus hábitos e crenças alimentares do dia a dia também para a comemoração do casamento.

O que é um menu saudável?

O conceito de alimentação saudável não é tão claro e exato, mas podemos levantar algumas características desejáveis quando o assunto é saudabilidade (apesar das necessidades alimentares serem bastante individuais).

Alimentos naturais

Em geral, a alimentação saudável envolve preferencialmente ingredientes naturais e minimamente processados. Ou seja, as preparações servidas devem fugir do uso de produtos industrializados ultraprocessados e artificias.

Tudo deve ser mais “artesanal”, com alimentos “de verdade”, frescos…

Quantidades equilibradas de sódio, açúcares e gorduras saturadas

Para um casamento saudável espera-se preparações mais “leves”, sem exageros na adição de ingredientes como sal, agentes adoçantes e gorduras “ruins”.

Opções vegetarianas e/ou veganas

Apesar de não serem necessariamente sinônimos de saudabilidade, o vegetarianismo e veganismo são realidades e crescem cada vez mais. Atualmente, os buffets recebem demandas para eventos com cardápios vegetarianos ou veganos, ou seja, com restrição ou ausência de alimentos de origem animal. Para atender a tais necessidades os serviços de alimentação para eventos devem ser cada vez mais personalizados e criativos.

Sem glúten e sem lactose?

Ter opções glúten-free e lactose-free também não são sinônimos de mais saudabilidade, mas estas são outras demandas que tem aparecido para os serviços de alimentos e bebidas para eventos. Desde noivos e/ou convidados sensíveis ou intolerantes a tais componentes ou mesmo por uma restrição por opção.

Sobremesas especiais

Sobremesas, frequentemente com adição de açúcares, são hits nos casamentos convencionais. Sobremesas especiais, frescas, aproveitando o dulçor de frutas, a crocância de nuts e sementes, cremes mais leves e chocolates mais intensos podem compor com equilíbrio o menu de casamentos “saudáveis”.

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Snacks funcionais e leves

Os bolinhos fritos e outros petiscos empanados podem dar lugar, nos casamentos fit, a canapés e outras entradinhas com bases integrais, elementos assados, grelhados ou mesmo a opções servidas em pequenas porções, com elementos naturais e leves.

Bebidas alcoólicas?

Certamente o álcool em excesso não é saudável. Para combinar com o cardápio mais saudável, a coquetelaria também pode se adequar! Drinks sem álcool, aromatizados com frutas frescas e ervas, assim como águas aromatizadas, chás gelados e sucos naturais podem estar presentes neste tipo de evento. Além disso, drinks mais calóricos e pesados como aqueles com leite condensado ou muito açúcar não combinam com os casamentos “saudáveis”.

Criatividade, cores e apresentações impecáveis

Com criatividade, explorando toda a cor e variedade dos ingredientes naturais e montando os pratos com apresentações caprichadas, certamente o menu saudável irá encantar e surpreender mesmo os convidados mais tradicionais.

Sugestões para cardápios saudáveis em casamentos

Confira ideias de receitas saudáveis para o grande dia! Das entradas, até o prato principal e as sobremesas podem ser mais equilibradas sim, e muito gostosas, agradando a todos os convidados.

Entradas e canapés

  • Saladas de folhas com molhos variados (como de mostarda, limão, ervas naturais), encrementadas com frutas secas ou frescas (como manga ou abacate), nuts e sementes, queijos, vegetais assados
  • Saladas de grãos como de trigo, cevada ou mix de grãos combinados a vegetais picados
  • Carpaccio de vegetais (como abobrinha), ou de carne, peixes defumados ou frescos
  • Pastas de leguminosas, como hommus
  • Coalhadas condimentadas
  • Pães e torradas integrais
  • Grissinis
  • Palitos de vegetais com molhos
  • Ceviches
  • Caldos de legumes
  • Mix de nuts
  • Mini sanduíches integrais com pastas de queijos mais leves (como ricota ou cottage com ervas) e vegetais
  • Salada caprese (de tomates, queijo de búfala e manjericão)
  • Chips de tubérculos

Pratos principais

  • Peixes grelhados ou no vapor acompanhados por vegetais
  • Massas integrais ou à base de tubérculos, como nhoque de abóbora ou batata doce
  • Frango grelhado ao assados com vegetais
  • Trouxinhas ou enroladinhos de vegetais com recheio de queijos leves (trouxinha de couve, rolinhos de abobrinha) e molho de tomates frescos
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Acompanhamentos

  • Grãos integrais como arroz integral, trigo em grão, arroz selvagem, quinoa
  • Vegetais em geral – no vapor, grelhados, assados
  • Purês de tubérculos (mandioquinha, batatas, batata doce)

Sobremesas

  • Frutas com cremes à base de iogurte
  • Tortas com base integral e recheio de frutas
  • Mousses de chocolates amargos, combinado com frutas frescas
  • Docinhos à base de nuts e frutas secas
  • Cremes de frutas
  • Sorvetes 100% frutas com caldas naturais
  • Bolo de casamento de massa integral, com castanhas e cremes menos doces, à base de frutas

Casamento saudável, noivos saudáveis!

Os noivos podem antes e durante a festa manterem uma alimentação equilibrada, sem exageros e, assim, conseguirão aproveitar muito mais seu grande dia.

Dicas para antes:

  • Se julgar necessário ou estiver com problemas alimentares ou problemas de saúde relacionados à alimentação, não deixe de procurar ajuda profissional de um nutricionista para um planejamento personalizado de sua alimentação;
  • De forma geral, mantenha uma alimentação baseada em alimentos frescos, naturais e da época;
  • Evite alimentos ultraprocessados;
  • Coma variedade de alimentos de origem vegetal;
  • Consumo proteínas magras, como as de origem vegetal (feijões) ou as animais como carnes magras, peixes, frango, lácteos com baixo teor de gorduras;
  • Evite sal em excesso;
  • Evite açúcar e adoçantes artificiais em excesso;
  • Pratique atividade física, seja ativo.

Dicas para o momento da festa:

  • Não se esqueça de se alimentar e de ingerir líquidos, sobretudo água;
  • Consuma tudo de forma moderada, sem exageros, para que não tenha surpresas desagradáveis ou algum mal estar;
  • Consuma alimentos leves, menos gordurosos.

É sim possível manter-se saudável antes, durante e depois do casamento! O menu de uma festa deve ter a “cara” dos noivos e contemplar os convidados queridos. Um cardápio saudável pode ser muito lindo, saboroso e, certamente, só trará mais alegrias para o grande dia! Afinal, saúde em primeiro lugar, sempre!

Referências:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
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Escrito por

Barbara Gerbasi Ortolani

Nutricionista com CRN 34419 formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP)

Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi Especializada em Técnicas Culinárias pelo Basque Culinary Center (San Sebastian – Espanha). Atualmente na área de educação infantil e fundamental com temas relacionados a Nutrição e Gastronomia.

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