Tudo que precisamos saber sobre o leite de coco em pó

Tudo que precisamos saber sobre o leite de coco em pó

O que é leite de coco?

O leite de coco vem da polpa branca de coco maduro, que é fruto do coqueiro.

O leite tem uma consistência espessa e uma textura rica e cremosa.

O leite de coco não deve ser confundido com água de coco, encontrada naturalmente em cocos verdes.

Ao contrário da água de coco, o leite não ocorre naturalmente na forma líquida.

A carne sólida é misturada com água para fazer leite de coco, que é cerca de 50% de água.

Em contraste, a água de coco é de cerca de 94% de água.

Ele contém muito menos gordura e menos nutrientes do que o leite de coco.

Resumo:

Leite de coco vem da carne de coco marrom maduro. Pode ser usado na gastronomia em geral.

Leite de coco em pó

O leite de coco em pó trata-se de um pó fino e branco, produzido por meio da secagem do creme de coco cru.

O método mais utilizado é a aspersão. Ela retira toda a umidade do líquido e preserva grande parte das suas características e propriedades —  para reconstitui-lo basta adicionar água.

Quer saber mais sobre esse alimento prático e delicioso, seus benefícios e como usá-lo em seu dia a dia? Continue a leitura e descubra!

Resumo:

O leite de coco em pó trata-se de um pó fino e branco, produzido por meio da secagem do creme de coco cru. Outra bebida deliciosa que o coco proporciona, além da famosa água de coco.

Propriedades nutricionais

O leite de coco é muito nutritivo.

Entre os seus diversos componentes estão alguns dos minerais essenciais a nossa saúde, como o ferro, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Além desses minerais, contém uma gordura benéfica chamada ácido láurico: um ácido graxo de cadeia média, que é facilmente absorvido e usado pelo corpo como fonte de energia.

O leite de coco é um alimento altamente calórico.

Cerca de 93% de suas calorias vêm de gordura, incluindo gorduras saturadas conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Ainda que seja uma gordura saturada, não pense que isso aumentará seus níveis de colesterol e causará danos ao coração. Pelo contrário! Esses ácidos graxos são conhecidos por fazer o oposto.

Assim, o leite de coco em pó pode ajudá-lo a reduzir o colesterol, controlar a pressão arterial e prevenir ataques cardíacos ou um derrame.

Resumo:

Entre os seus diversos componentes estão alguns dos minerais essenciais a nossa saúde, como o ferro, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Benefícios do leite de coco

Como citamos, o leite de coco em pó tem diversas propriedades nutricionais capazes de prevenir e tratar doenças.

Conheça agora alguns dos motivos que você deve considerar para incluí-lo em seu cardápio!

1. Melhora a saúde do coração e combate o câncer

Cerca da metade da gordura contida nos coco é de ácido láurico. Isso faz dele uma das maiores fontes desse nutriente, que tem atividades bacterianas e antivirais.

De acordo com um estudo, o ácido láurico é um tipo de ácido graxo protetor relacionado à melhora das taxas de colesterol e à redução do risco de doenças cardiovasculares.

Outra vantagem é que os cocos contêm minerais importantes para a circulação e controle do fluxo sanguíneo. Grandes aliados na redução da pressão sanguínea e manutenção dos vasos sanguíneos flexíveis, elásticos e livre do acúmulo de placas lipídicas nas artérias.

O magnésio, por exemplo, contribui no combate ao estresse e a tensão muscular. Ao mesmo tempo, auxilia na circulação e mantém os músculos relaxados — importantes na prevenção de ataques do coração.

Além disso, pesquisadores constataram que o ácido presente nos cocos inibe a proliferação e o desenvolvimento de células cancerígenas sem afetar as saudáveis.

2. Constrói músculos e ajuda a perder gordura

Um estudo recente descobriu que os triglicerídeos de cadeia média, encontrados no leite de coco, aumentam o gasto de energia e ajudam a melhorar o desempenho físico.

Após o exercício, os músculos necessitam de muitos nutrientes — tais como magnésio e potássio.

Como são encontrados no leite de coco, eles participam da reparação de tecidos, o que permite que os músculos cresçam ainda mais fortes.

Outra vantagem do alto teor de gorduras é mantê-lo saciado por mais tempo. Isso pode estar relacionado à maneira como as gorduras são metabolizadas.

Uma vez que diminui a fome e o desejo por comida, colaborando para que o excesso de peso seja eliminado.

3. Fornece eletrólitos e evita fadiga

Embora a água de coco seja uma fonte mais elevada de eletrólitos, o leite de coco também fornece importantes minerais necessários para manter o volume de sangue, regular a saúde do coração e prevenir a desidratação.

Os eletrólitos combatem a exaustão, problemas cardíacos, dores musculares, câimbras e baixa imunidade, especialmente em climas muito quentes ou após a prática de exercícios.

O leite de coco também contém o ácido láurico que é facilmente utilizado pelo organismo como fonte de energia, combatendo o cansaço. E isso sem precisar ser processado pelo fígado e dos ácidos biliares, como a maioria das outras gorduras.

4. Melhora a digestão e alivia a constipação

Um trato digestivo bem hidratado é importante para prevenir ou tratar o intestino preguiçoso.

O leite de coco nutre o revestimento digestivo devido seus eletrólitos e gorduras saudáveis, melhorando a saúde intestinal e prevenindo de diversas doenças.

5. Previne a inflamação das articulações e artrite

Uma revisão científica afirma que os ácidos graxos do leite de coco podem ajudar a diminuir a inflamação, que está associada a problemas de saúde que causam muita dor — como artrite e dores nas articulações ou nos músculos.

Usar o leite de coco no lugar do açúcar refinado é especialmente útil às pessoas com essas doenças ou outras condições autoimunes, visto que o açúcar é pró-inflamatório e está ligado à baixa imunidade, piora da dor e do inchaço.

6. Estimula a função cerebral de pacientes com Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma causa comum de demência em todo o mundo e ocorre principalmente em idosos.

Nesses pacientes, há uma capacidade reduzida de usar a glicose como energia em certas partes do cérebro.

Pesquisadores acreditam que as cetonas podem fornecer uma fonte de energia alternativa para essas células defeituosas e, assim, minimizar os sintomas da doença.

7. Regula o açúcar no sangue e controla o diabetes

O teor de gordura do leite de coco pode ajudar a diminuir a velocidade com que o açúcar é liberado na corrente sanguínea, controlando melhor os níveis de insulina e evitando picos de açúcar e até mesmo o diabetes. Essa é uma das razões pelas quais esse ingrediente é um bom recurso para adoçar sobremesas, sem aumentar a glicose no sangue.

Resumo:

Entre os vários benefícios do leite de coco, temos: reduzir o apetite, aumentar o metabolismo, ajudar a perder gordura da barriga, melhora nos níveis de colesterol e triglicérides, reduzir a inflamação.

Leite de vaca x leite de coco

Evidências clínicas sugerem que o grande consumo de leite de vaca, aliado a uma alimentação repleta de açúcares e refinados, pode causar processos alérgicos e inflamatórios.

Se você é vegano, intolerante à lactose ou simplesmente não gosta do leite lácteo, o leite de coco é uma ótima alternativa à base de plantas que não contém lactose e tem uma textura agradável e cremosa. O leite vegetal, por ser natural e puro, não tem substâncias químicas ou aditivos alimentares. Também é mais pobre em açúcar, o que é benéfico se você estiver tentando limitar os carboidratos em sua dieta.

Modo de consumir

O leite de coco em pó é realmente versátil e funciona muito bem em receitas doces e salgadas. Pode ser consumido puro ou acompanhado de cacau em pó, canela ou café. Outras sugestões de receitas incluem:

  • omeletes
  • bolos
  • mingaus
  • sopas
  • peixes
  • legumes
  • panquecas
  • risotos
  • pães
  • iogurtes
  • vitaminas de frutas.

Por ter o gosto levemente doce, o leite de coco em pó ainda pode ser adicionado no whey protein, em um lanche de pós-treino.

Não existe quantidade ideal para ser consumido, porém, é bom evitar os excessos, pois ele é um alimento calórico.

Vale ressaltar, ainda, que na hora de comprar o seu leite de coco, é preciso ficar atento! Por isso, busque empresas especializadas em alimentação saudável, como a Super Clube Fit, e conquiste mais qualidade de vida.

Agora que você já sabe os benefícios desse leite vegetal, que tal introduzi-lo em seu cardápio?

Caso tenha dúvidas sobre o produto, entre em contato conosco agora mesmo para que possamos ajudar!

Referências:

  1. D’AMATO, A., FASOLI, E., RIGHETTI, P.G. Harry Belafonte and the secret proteome of coconut milk.J Proteomics. 2012 Jan 4;75(3):914-20. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22037231
  2. HAN, J.R., DENG, B., SUN, J., CHEN, C.G., CORKEY, B.E., KIRKLAND, J.L., MA, J., GUO, W. Effects of dietary medium-chain triglyceride on weight loss and insulin sensitivity in a group of moderately overweight free-living type 2 diabetic Chinese subjects. Metabolism. 2007 Jul;56(7):985-91. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17570262
  3. REISER, R., PROBSTFIELD, J.L., SILVERS, A., SCOTT, L.W., SHORNEY, M.L., WOOD, R.D., O’BRIEN, B.C., GOTTO, A.M.JR., INSULL, W.JR. Plasma lipid and lipoprotein response of humans to beef fat, coconut oil and safflower oil. Am J Clin Nutr. 1985 Aug;42(2):190-7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4025191
  4. SILVA, R.R., OLIVEIRA, E., SILVA, D., FONTES, H.R., ALVIANO, C.S., FERNANDES, P.D., ALVIANO, D.S. Anti-inflammatory, antioxidant, and antimicrobial activities of Cocos nucifera var. typica. BMC Complement Altern Med. 2013 May 16;13:107. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23680079

6 comentários em “Tudo que precisamos saber sobre o leite de coco em pó”

    1. Fernanda Heitzmann
      Fernanda Heitzmann

      Virgínia, boa tarde! É essencial para a saúde da criança que até os 6 meses de idade a mesma receba exclusivamente o leite materno, um alimento completo para essa fase da vida. A partir dos 6 meses de idade o aleitamento materno torna-se complementar (e deve permanecer até os dois anos de idade) e então inicia-se a alimentação complementar, a mesma deve ser orientada por um profissional de saúde especializado. Sendo assim, o coco poderá entrar na alimentação infantil caso autorizado pelo nutricionista e/ou pediatra que acompanham o desenvolvimento da criança, porém, o leite em pó de coco não deverá substituir o leite materno.

  1. Avatar
    MARLY DOS SANTOS LIMA

    Gostaria de saber se o leite de côco contém açúcar ou é da própria fruta?
    Pois comprei um e achei muito doce.

    1. Fernanda Heitzmann
      Fernanda Heitzmann

      Marly, como vai? O leite de coco não deve conter qualquer tipo de açúcar e seu dulçor deve ser resultado do próprio alimento. No entanto, é importante verificar na lista de ingredientes do produto que gostaria de comprar se, realmente, não existe adição de açúcar.

  2. Avatar
    Margarete Abreu

    Adorei o artigo . Eu tomo sempre um cafezinho com leite com leite de coco em pó. Fica uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *