Conheça os 11 benefícios da uva para a saúde

Os benefícios da uva se devem principalmente ao resveratrol, um antioxidante presente na fruta e que traz benefícios ao coração, controla a pressão arterial, melhora a circulação do sangue, previne o câncer, melhora o funcionamento do intestino e previne o Mal de Alzheimer.

O resveratrol é produzido pela uva devido à uma resposta ao estresse causado por ataque de fungos, danos mecânicos ou por irradiação de luz ultravioleta.

É encontrado principalmente nas cascas e sementes da uva, porém, como não temos enzimas que digerem a semente, é importante mastigar bem ou consumi-la na forma de farinha.

A uva é considerada um alimento funcional devido aos seus diversos benefícios para a saúde, pois além de prevenir doenças, diminui a sua progressão, principalmente em doenças cardiovasculares, neurológicas, metabólicas e cancerígenas. E, consequentemente, proporciona um aumento da longevidade.

Além disso, a uva é um alimento rico em diversos nutrientes como a vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, vitamina E, além dos minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Vamos conhecer os seus benefícios?

Listamos abaixo 11 benefícios da uva:

  1. Melhora a circulação do sangue

A uva é capaz de aumentar o nível de uma substância no sangue, denominado de óxido nítrico, que possui a ação de reduzir a coagulação no sangue. Ou seja, reduz a formação de coágulos e melhora a circulação do sangue.

2. Melhora os níveis de colesterol

A uva é rica em antioxidantes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), além de proteger as paredes das artérias.

3. Controla a pressão alta

A uva reduz as atividades de um hormônio conhecido como angiotensina, que atua diminuindo a largura das paredes das artérias e, consequentemente, resultando no aumento da pressão arterial. Portanto, a uva proporciona um melhor controle da pressão alta.

4. Previne a constipação

A uva tem efeito laxante, pois é rica em fibras que auxiliam na melhora do funcionamento do intestino.

5. Previne o câncer

O resveratrol presente na uva pode ajudar a impedir a formação de tumores no organismo, por ser um tipo de antioxidante que combate as células cancerígenas. As uvas roxas previnem, especialmente, o câncer de mama.

6. Melhora a cognição e a memória

A uva combate o envelhecimento precoce das células do cérebro, além de melhorar a circulação sanguínea desse órgão. Dessa forma, as atividades cerebrais, assim como as funções cognitivas, são beneficiadas com o consumo da uva, principalmente na prevenção da Doença de Alzheimer.

7. Melhora a saúde dos olhos

Os antioxidantes da uva ajudam a prevenir o aparecimento de doenças nos olhos como a degeneração macular e a catarata.

8. Melhora a pele

A uva é rica em vitamina C e antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele e as rugas, além de prevenir as acnes e manchas escuras.

9. Ajuda no emagrecimento

Por ser uma fruta rica em fibras, o consumo da uva aumenta a sensação de saciedade e, assim, pode auxiliar no controle dos alimentos ingeridos e, consequentemente, no emagrecimento.

10. Melhora a dor de cabeça

Como a uva possui o benefício de melhorar a circulação do sangue, consequentemente, também melhora a circulação no cérebro e, assim, alivia as dores de cabeça. A recomendação é tomar o suco de uva integral sem açúcar pela manhã.

11. Melhora a imunidade

A uva, principalmente a roxa, possui propriedades que combatem os vírus e as bactérias, dessa forma, protege o organismo. Além disso, tem o efeito de diminuir inflamações, pois aumenta as defesas do corpo.

Recomendação de consumo ideal

O consumo de uvas, sucos de uva e vinhos deve estar incluido em uma alimentação equilibrada e saudável. Entretanto, devemos priorizar o consumo da fruta fresca e principalmente do suco de uva, pois é o que mais contém resveratrol e, se for de origem orgânica, maiores os benefícios.

O consumo da fruta fresca deve ser em média de 15 unidades pequenas ou 8 unidades grandes e o consumo do suco de, no máximo, 200 ml por dia.

Entretanto, o consumo de vinho recomendado é de apenas duas doses por dia para homens e uma dose por dia para mulheres, sendo que a quantidade da dose equivale de 90 a 120 ml de vinho. Além disso, o vinho deve ser sempre consumido acompanhado de uma refeição.

Conheça todos os benefícios do vinho para a sua saúde!

Referências:

  1. FREITAS, A. A.; et al. Determinação de resveratrol e características químicas em sucos de uvas produzidas em sistemas orgânico e convencional. Rev. Ceres, Viçosa, v. 57, n.1, p. 001-005, jan/fev, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rceres/v57n1/a01v57n1.pdf.
  2. SAUTTER, C. K.; et al. Determinação de resveratrol em sucos de uva no Brasil. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(3): 437-442, jul.-set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cta/v25n3/27008.pdf.
  3. GIEHL, M. R.; et al. Eficácia dos flavonóides da uva, vinho tinto e suco de uva tinto na prevenção e no tratamento secundário da aterosclerose. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 145-155, jul./set. 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/25531344.pdf.
  4. LOSHI, R. MASSUNAGA, N. Efeitos da suplementação com Vitis vinifera no tratamento da obesidade. Rev. Bras. de Nutrição Funcional, ano 15, n. 65, 2016. Disponível em: https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/ebf5ef83aa9e6863b72c33807f98ef0f.pdf.
  5. LEAL, J. B.; et al. Resveratrol: composição química e seus benefícios à saúde. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo. Suplementar 1. v.11. n.67. p.620-629. Jan./Dez. 2017. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/598.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *