Qual a função do fósforo e quais seus benefícios

O fósforo é um elemento químico de símbolo P, pertencente à série química do nitrogênio (grupo 15)! Este elemento está presente em diversos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal.

Considerado essencial para o bom funcionamento do organismo e o segundo mais abundante, o fósforo, está presente desde a constituição óssea até o material genético que compõe as nossas células.

Funções do fósforo no organismo

O fósforo desempenha várias funções importantes no organismo, está presente nas membranas de todas as nossas células, integra a estrutura dos ossos e dentes, tornando-os mais sólidos; participa ativamente do metabolismo dos carboidratos, na melhoria da geração de energia, atua na contração muscular, no equilíbrio hormonal, entre tantas outras funções…

Esse micronutriente, o fósforo, está presente no nosso código genético (DNA e RNA), e é responsável por ativar enzimas (substâncias que executam boa parte das transformações que acontecem no nosso organismo a nível celular e tecidual) e manter o pH do nosso corpo, que deve estar sempre constante, garantindo o sucesso das reações químicas responsáveis por manter todos os órgãos funcionando.

Quando há deficiência desse mineral, os sintomas são: diminuição de apetite, anemia, fraqueza muscular, dor nos ossos e maior suscetibilidade a infecções. Além da dor nos ossos, como o fósforo age de forma semelhante ao cálcio no fornecimento de força para os ossos, por isso, uma deficiência de fósforo pode levar à fraqueza, cárie dentária, raquitismo e outros problemas ósseos.

Junto com todos estes sintomas, uma deficiência de fósforo pode também causar dormência nos membros, ansiedade, tremores, perda de peso e prejuízos ao crescimento.

Resumo

O fósforo desempenha várias funções importantes no organismo e está presente em todas as nossas células:

  • faz parte de todas as células do corpo como constituinte das membranas celulares;
  • integra a estrutura dos ossos e dentes, tornando-os mais sólidos;
  • participa ativamente do metabolismo dos carboidratos;
  • contribui para a geração de energia;
  • atua na contração muscular;
  • e no equilíbrio hormonal.

A deficiência de fósforo pode ocasionar diminuição de apetite, anemia, fraqueza muscular, dor nos ossos e maior suscetibilidade a infecções, dormência nos membros, ansiedade, tremores, perda de peso e prejuízos ao crescimento.

Lembrando que a necessidade diária de fósforo é estimada entre 100 e 1.250 mg/dia. A recomendação de ingestão aumenta para as mulheres no período da gestação e lactação, segundo a ingestão diária recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Benefícios do fósforo para sua saúde

Listamos abaixo os principais benefícios do fósforo na nossa saúde, além dos apresentados, o fósforo está presente em uma variedade de outros processos químicos que acontecem dentro do nosso corpo:

A formação dos ossos

Ele trabalha em associação com o cálcio para criar ossos fortes, evitando assim problemas como perda de massa óssea (osteopenia e osteoporose) garantindo ossos que poderão suportar o desgaste normal da vida humana. Ele também ajuda a aumentar a saúde de suas gengivas e esmalte dos dentes.

Além disso, estudos recentes o relacionaram à saúde do coração, o que significa que com uma boa ingestão desse mineral, você pode manter seu coração saudável e longe de doenças.

Digestão

O fósforo torna a digestão e absorção de riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3) mais eficientes. Estas duas vitaminas do complexo B são responsáveis por muitos processos importantes, desde a geração de energia do metabolismo até respostas neurológicas e emocionais.

Além da absorção de outras vitaminas e minerais, o fósforo age diretamente na digestão, constipação, diarreia e, geralmente, tonifica o sistema digestivo para evacuações saudáveis e regulares.

Excreção

O fósforo estimula o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que são eliminados do corpo, ajudando assim o corpo inteiro a permanecer saudável e “sem” toxinas.

Fraqueza

Como o fósforo participa das reações de geração de energia e metabolismo intermediário de carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras), uma ingestão inadequada ou insuficiente pode comprometer a utilização desses nutrientes para todos os processos que acontecem no nosso corpo a partir deles! E isso, por sua vez, resulta em fraqueza generalizada! Portanto, se você quer estar sempre saudável, fique de olho na ingestão adequada de fósforo da sua rotina alimentar.

Formação de proteínas

O fósforo é um dos elementos mais importantes na criação de proteínas, e ainda ajuda no processo de reprodução. Ele também facilita a máxima utilização de proteínas no corpo humano para garantir o crescimento adequado das células, juntamente com a sua reparação quando necessária.

Balanço hormonal

Ele garante que os hormônios, especialmente aqueles necessários para uma boa saúde reprodutiva, estejam sempre presentes em quantidades adequadas e equilibradas.

Geração de energia e função cerebral

O fósforo também é necessário para a produção de compostos ricos em energia, como a adenosina trifosfato (ATP), o monofosfato de adenosina cíclico (cAMP), a creatinofosfoquinase, etc.

Dessa forma, contribui para o armazenamento temporário e a transferência de energia, por meio do ATP, estando presente principalmente no miocárdio (músculo do coração), cérebro e músculo esquelético, sendo indispensável para o adequado funcionamento do sistema nervoso.

Resumo

Os principais benefícios relacionados ao fósforo são:

  • Formação dos ossos;
  • Melhora na digestão;
  • Auxilia na eficiência da excreção de toxinas;
  • Melhora a fraqueza;
  • Estimula a produção de proteínas;
  • Auxilia no balanço hormonal adequado;
  • Participa da geração de energia e melhora o funcionamento cerebral.

Além disso, contribui para o armazenamento temporário e a transferência de energia, por meio do ATP, estando presente principalmente no músculo do coração, cérebro e músculo esquelético, sendo indispensável para o adequado funcionamento do sistema nervoso.

Alimentos fontes de fósforo para sua dieta

As principais fontes alimentares de fósforo são as carnes em geral (carne bovina, suína, aves e peixes), além dos leites e seus derivados (queijos, iogurtes, coalhada, manteiga).

Ainda, pães e cereais integrais contêm mais fósforo do que cereais e pães feitos de farinha refinada. No entanto, o fósforo é armazenado em uma forma que não é absorvida pelos seres humanos.

Frutas e vegetais, por sua vez, contêm pequenas quantidades de fósforo, mas devem ser consumidos diariamente.

Uma dieta que inclua as quantidades certas de cálcio e proteínas também fornecerá fósforo suficiente!

Referências:

  1. Vieira, M. S. Bioquímica do Fósforo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/fosforo_marcia.pdf
  2. MedlinePlus. Phosphorus in diet. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/002424.htm
  3. Vannucchi, H., Monteiro, T. H. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes
    Fósforo. Série de Publicações ILSI Brasil, 2010. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/15-Fo%CC%81sforo.pdf
  4. OPAS. Fósforo e sua importância. Disponível em: https://www.opas.org.br/o-fosforo-e-sua-importancia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *